Disrupção, o segredo das marcas desafiantes.

por: Lucas Santos

por: Lucas Santos

Trazer inovações que endereçam as reais necessidades humanas é uma das atitudes que tornam as marcas disruptivas bem sucedidas. Nos últimos dez anos, essas marcas apresentaram um crescimento acelerado, em comparação com outras marcas mais tradicionais.

 

As marcas e empresas já estabelecidas no mercado estão presas a seus formatos atuais. De acordo com pesquisas recentes, menos de uma em cada dez marcas cresceram nos últimos anos. Dentre as que apresentaram um bom desenvolvimento, estão marcas disruptivas. Esse número tão baixo é resultado de anunciantes que destinam os seus budgets, processos e protocolos a melhora de eficiência a curto prazo.

 

Mas afinal, como a disrupção pode impulsionar o crescimento de uma marca?

Saia da Zona de Conforto.

Marcas disruptivas são vistas como extremamente diferentes da concorrência. São fortes e ousadas. Marcas desafiantes nunca devem parar de identificar a próxima grande inovação, até mesmo mudanças relativamente pequenas que podem melhorar a experiência do consumidor e agregar valor significativo à vida dos clientes.

Entender o que precisa mudar.

Saber como as pessoas pensam, sentem e se comportam em relação a uma marca pode, muitas vezes, revelar uma oportunidade imediata de crescimento. Ser diferente é o principal indicador de sucesso para 6% dos anunciantes que cresceram ao longo dos últimos três anos. Identificar o que precisa ser mudado em uma marca ajuda a empresa a entender alguma oportunidade potencial que ainda não tem a atenção do consumidor.

Conheça e estabeleça valor em sua marca.

A maioria dos profissionais de marketing presume que crescimento significa atrair novos consumidores, desde que os mesmos estejam dispostos a trocar informações pessoais com a marca. O consumidor quer contribuir e sentir o que as marcas estão realmente entendendo deles como indivíduos. Segundo a pesquisas recentes, mais da metade de todos os compradores selecionam a marca primeiro e, somente depois, considera o preço de seus produtos. Em média, os consumidores pagam 14% a mais pelas marcas que criam um valor consistente. Em termos de lucros, a maior oportunidade de crescimento disruptivo pode vir da segmentação dos clientes e da curadoria das percepções e necessidades dos consumidores.

Consumidores inspiram a inovação e a disrupção.

A inovação é uma solução óbvia para marcas que enfrentam dificuldades em se estabeleceram como disruptivas. Mas, não é a única resposta. Design, distribuição, atendimento ao cliente e estratégia de comunicação também auxiliam nesse processo. Uma ideia disruptiva pode vir de qualquer lugar. O valor de marca está intrinsecamente ligado a quanto ela é percebida pelo consumidor como significativa, diferenciada e saliente. Se ela é amada, entende as necessidades do consumidor, é percebida como única, lidera as tendências e é a mais lembrada da sua categoria, ela é valorizada. E, se hoje a marca não atende a esses quesitos, precisa trabalhar fortemente para atendê-los.

Ajustar a eficácia do Marketing.

Os profissionais de marketing precisam avaliar o que está acontecendo com a marca e a resposta de seus consumidores a ela no mercado. Os estudos existentes sobre o desempenho de marcas e da publicidade fornecem dados para otimizar os gastos futuros. A análise de campanhas anteriores pode ajudar a identificar quais canais de mídia são mais produtivos por marca. Isso ainda auxilia na melhora de Retorno Sobre Investimento (ROI) digital e a preencher a brecha entre comportamento e atitudes dos clientes, para obter uma compreensão do crescimento da marca. Os profissionais de marketing precisam de informações atualizadas sobre como os clientes em potencial visualizam sua marca e suas atividades, para obter a confiança necessária para interromper e aumentar o valor da marca.

Gastar mais não significa bons resultados. Uma boa ideia criativa aliada a uma estratégia coerente de canais é a melhor maneira de desafiar o status quo.

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