Sonhar com a realidade virtual já faz parte do nosso passado.
O avanço tecnológico já nos possibilitou ir bem mais longe. De uma utopia cinematográfica, ela se tornou uma realidade acessível nos dias de hoje.
E com certeza pode ser usada em seu planejamento estratégico de comunicação. Nesta matéria, falaremos sobre como a realidade virtual pode ajudar sua marca e como já ajudou várias outras.
Quer saber mais sobre ela? É só seguir para o próximo parágrafo.
Mas antes…
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O que é a Realidade Virtual?

Por fora, ela mais se parece com um capacete. Fones e óculos especiais, usuário abanando os braços, algo desse tipo. Mas é por dentro, na experiência individual, que a “magia” acontece.
A realidade virtual é um ambiente digital em três dimensões com um enorme poder de imersão. A aparelhagem toda tem apenas uma função: colocar o indivíduo dentro deste ambiente. Mesmo que tudo não passe de um sistema de computador, nosso corpo “pensa” que tudo é real.
Efeitos sonoros e visuais nos dão a sensação de que estamos no local projetado. Seja ele uma casa, o topo do monte Everest ou o espaço sideral, somos transportados para este ambiente.
Pode parecer que estamos falando do futuro, mas não. Este é o presente.
E devemos usá-lo ao nosso favor.
Não confunda com Realidade Aumentada

Para quem já está familiarizado com os termos, é fácil distinguir uma da outra. Talvez você mesmo saiba a diferença. Mas vamos fingir que não só para que possamos explicar o que é a Realidade Aumentada.
Diferente da Realidade Virtual, que te leva para “outra realidade”, a Aumentada te deixa onde você está. Ela não é um novo mundo, com interação totalmente digital ou outras características que já explicamos acima.
A Realidade Aumentada não passa de um “plus” no mundo real. Um acréscimo àquilo que já existe. O cartão de visitas pode saltar na tela do smartphone, o QR Code vira uma bola para embaixadinhas ou Pokémons começam a aparecer no seu escritório.
Mas você continua no mesmo lugar. Ela tem o seu “charme”. Porém, temos que admitir: uma nova realidade é muito mais instigante.
E é isso que buscamos sempre em comunicação: instigar.
Como a Realidade Virtual vira comunicação?

Mídias oferecem entretenimento às pessoas. Sejam elas grandes emissoras de televisão ou redes sociais. O público está lá porque, de alguma forma, aquele universo o mantém entretido.
Com a Realidade Virtual não é diferente. Mas o que a difere de todas as outras é também sua maior virtude: o poder de imersão. Assistir algo é muito diferente de estar dentro de algo.
E é aí que essa tecnologia brilha. Consegue imaginar diversas ações imersivas com o consumidor, onde ele pode testar produtos e serviços? Test-drives em carros, decoração de ambientes, ir diretamente para o destino da sua viagem, entre tantos outros meios de uso.
Repito a pergunta: consegue imaginar? Diversas marcas sim. Trouxemos aqui alguns exemplos de como isso pode funcionar na prática.
- NIKE: para lançar o modelo de chuteiras Hypervenom, a Nike transformou seus clientes em Neymar. Como a chuteira era feita para o atleta, seu consumidor também poderia sentir, pelo menos por um minuto, como é estar no campo como o camisa 10.
- VR VACINA: vacinar uma criança é sempre um desafio. Ou era, pois com a ajuda de uma realidade virtual em que ela é um herói, tudo fica mais fácil. O mundo digital interage com a criança enquanto a vacinação acontece.
- VOLVO: através do aplicativo Volvo Reality, os consumidores da marca podem fazer um Test-Drive em alguns modelos de seus carros. Caso ele goste, pode ir fazer um verdadeiro e, por fim, realizar a compra.
E sabe da melhor parte: nenhuma dessas ações é de 2020. Todas já estão por aí, rodando. Ou seja, porque a sua empresa não pode ser a próxima?
Basta surgir uma oportunidade no planejamento e pronto. Imersão e contato total entre sua marca e o público-alvo.
O virtual como ferramenta comercial

Usar a tecnologia para melhorar seu desempenho em vendas e garantir melhores resultados é o básico que a sua comunicação deve fazer.
O mercado nos dá inúmeras oportunidades de trabalho, de aproximação com o cliente e de conquistar novos objetivos.
Por que não aproveitá-las? Isso nem deveria ser uma pergunta, mas sim uma certeza. Seu negócio precisa trabalhar com todas as ferramentas disponíveis para alcançar o target.
Basta conhecer seu público. E acredite, não é tão fácil quanto parece.
Mas quer uma ideia? Nós podemos te ajudar com isso.
Como? Com várias ideias.