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Como definir uma persona para o meu negócio?

bangboo

Uma das maiores ferramentas para uma estratégia de marketing está em criar um perfil de cliente ideal para identificar o público alvo, mas como criar a persona perfeita para o seu negócio? Continue lendo para conhecer algumas dicas. 

Como a persona é usada no marketing?

É muito importante saber como se comunicar com os seus clientes, é preciso ter a linguagem certa para conseguir atraí-los. A persona é a ferramenta que vai ajudar a definir no planejamento de marketing o tom da marca. 

Ela é objeto essencial para inicio para alinhar as estratégias, pois guiará toda a produção de conteúdo, já que a persona é o cliente que se encaixa perfeitamente em todas as características que sua empresa deseja. 

Essa ferramenta é usada no marketing para entender tudo o que o cliente busca em um produto ou serviço. Assim, é possível ser mais preciso na forma de promover uma marca para o seu público. 

Os 3 tipos de persona

Existem diferentes tipos de personas e, dependendo dos objetivos que você quer alcançar, seu negócio pode precisar de mais de uma. 

 A seguir você verá os principais modelos de persona usados no marketing:

  •  Buyer persona 

Usada para auxiliar na definição do tipo de cliente que a empresa deseja atrair, através dela é possível traçar o tipo de comportamento das pessoas mais prováveis de comprar seus serviços. 

  •  Audience persona 

Perfil de persona que dá engajamento a marca, aquela que interage e promove o seu conteúdo no cenário digital. Ela é usada para que sua marca se torne conhecida por seus consumidores. 

  •  User persona 

Esse tipo de persona pode ser influenciadora da compra, ela irá coletar informações e as vantagens do seu produto para levar até a decisora.  Apesar de não ser necessariamente a compradora, essa persona será a usuária do seu produto. 

Como criar uma persona?

Depois de conhecer os tipos e como são usados é hora de criar a persona ideal para o seu negócio. Para isso você pode fazer uma lista com informações do seu cliente ideal. É preciso ter desde características básicas até traços comportamentais, como: 

  1. Dados pessoais

– Nome 

– Sexo

– Idade

– Estado civil

– Localização 

– Nível de escolaridade 

– Profissão 

– Classe social 

  1. Interesses e estilo de vida 

– Gostos pessoais

– Metas de vida

– Valores morais 

– Personalidade 

– Principais interesses

– Hobbies

  1. Informações gerais

– Redes sociais que utiliza

– Características desejadas em um produto/serviço

– Que tipo de informação consome 

– Onde/ qual marca costuma comprar 

– Como busca informações acerca de produtos/serviços

Agora que você já sabe como criar a persona ideal, não deixe de aplicar essa estratégia ao seu negócio, ela é essencial para ser mais assertivo nas suas vendas. 

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