Uma das maiores ferramentas para uma estratégia de marketing está em criar um perfil de cliente ideal para identificar o público alvo, mas como criar a persona perfeita para o seu negócio? Continue lendo para conhecer algumas dicas.
Como a persona é usada no marketing?
É muito importante saber como se comunicar com os seus clientes, é preciso ter a linguagem certa para conseguir atraí-los. A persona é a ferramenta que vai ajudar a definir no planejamento de marketing o tom da marca.
Ela é objeto essencial para inicio para alinhar as estratégias, pois guiará toda a produção de conteúdo, já que a persona é o cliente que se encaixa perfeitamente em todas as características que sua empresa deseja.
Essa ferramenta é usada no marketing para entender tudo o que o cliente busca em um produto ou serviço. Assim, é possível ser mais preciso na forma de promover uma marca para o seu público.
Os 3 tipos de persona
Existem diferentes tipos de personas e, dependendo dos objetivos que você quer alcançar, seu negócio pode precisar de mais de uma.
A seguir você verá os principais modelos de persona usados no marketing:
- Buyer persona
Usada para auxiliar na definição do tipo de cliente que a empresa deseja atrair, através dela é possível traçar o tipo de comportamento das pessoas mais prováveis de comprar seus serviços.
- Audience persona
Perfil de persona que dá engajamento a marca, aquela que interage e promove o seu conteúdo no cenário digital. Ela é usada para que sua marca se torne conhecida por seus consumidores.
- User persona
Esse tipo de persona pode ser influenciadora da compra, ela irá coletar informações e as vantagens do seu produto para levar até a decisora. Apesar de não ser necessariamente a compradora, essa persona será a usuária do seu produto.
Como criar uma persona?
Depois de conhecer os tipos e como são usados é hora de criar a persona ideal para o seu negócio. Para isso você pode fazer uma lista com informações do seu cliente ideal. É preciso ter desde características básicas até traços comportamentais, como:
- Dados pessoais
– Nome
– Sexo
– Idade
– Estado civil
– Localização
– Nível de escolaridade
– Profissão
– Classe social
- Interesses e estilo de vida
– Gostos pessoais
– Metas de vida
– Valores morais
– Personalidade
– Principais interesses
– Hobbies
- Informações gerais
– Redes sociais que utiliza
– Características desejadas em um produto/serviço
– Que tipo de informação consome
– Onde/ qual marca costuma comprar
– Como busca informações acerca de produtos/serviços
Agora que você já sabe como criar a persona ideal, não deixe de aplicar essa estratégia ao seu negócio, ela é essencial para ser mais assertivo nas suas vendas.
Quer ler mais conteúdos como esse? Confira alguns artigos do nosso blog:
Você conhece seu público-alvo?
Atendimento ao cliente: como melhorar?