Relacionamento está na base tudo, como discutimos em nossa última publicação. Isso é um fato. Mas quando falamos em comunicação e marketing, o assunto fica muito mais intenso.
O marketing, por exemplo, existe justamente para criar relações entre clientes e empresas. Este é o seu maior objetivo.
O que querem, do que precisam, o que esperam, como querem ser tratados, como querem se sentir? Tudo isso faz parte de suas responsabilidades.
Sabe por quê? Simples. Clientes felizes voltam.
A marca passa a fazer parte de sua personalidade, de sua rotina, de suas vidas. E é sobre isso que vamos conversar hoje.
Mas por que marketing é importante?
Já foi o tempo em que oferecer seu produto de maneira cega funcionava.
Bem, em alguns casos até dá certo. Mas é claro que você não deseja investir seu dinheiro em casos raros, não é?
Nessa hora o marketing entra em ação. Como seu próprio nome diz, ele é uma ciência mercadológica. Está aí para entender o mercado, o cliente e todo o seu funcionamento.
Ele te ajuda a decodificar todo este elaborado e delicado ecossistema. Fazendo isso, sua vista fica mais limpa. Tomar decisões importantes e saber quais rumos seguir fica muito mais fácil.
Conhecer seu cliente, entender seus desejos e o que ele espera da sua empresa é a principal diferença entre um negócio de sucesso e lutar para sobreviver.
Em outras palavras: você precisa se relacionar com seu público. E as grandes marcas estão aí para provar o que estou dizendo.
Empresas que fazem bom uso
de comunicação e marketing
Algumas empresas conseguem construir um relacionamento tão sólido e próximo com seus consumidores que fica fácil saber o que querem, como é o caso da Netflix.
Em abril de 2018 a produtora divulgou o número de 118,9 milhões de assinantes em sua rede streaming. Uma quantidade surpreendente. Afinal, quem não gostaria ter esse número exorbitante de clientes mensais? Eu queria.
Se você assina a famosa “locadora”, deve saber o porquê do seu público ser tão fiel. Produtos e serviços de qualidade, investimento em conteúdo, recomendação de entretenimento personalizada e muito mais.
Isso sem falar em sua presença nas redes sociais.
Experimente acessar sua página no Facebook. Você vai “trombar” com a Netflix lá, respondendo comentários e conversando.
Sabendo exatamente aquilo que eles buscam. Sendo exatamente aquilo que eles querem. O público ama a Netflix porque ela entendeu o ponto central do seu mercado.
Por isso, ela consegue criar e fortalecer seu relacionamento com seus espectadores.
Outro exemplo de um bom uso de comunicação e marketing é o NuBank. A startup brasileira prometeu revolucionar nosso atendimento bancário e está conseguindo.
Em 2018, o banco chegou aos 5 milhões de clientes.
Todo gerenciado por aplicativo, ele deixou tudo nas mãos do usuário. Controle de limite, gastos, pagamentos, assinaturas e até mesmo contato com o auto atendimento. Tudo online.
Se você olhar com uma “visão de raio x”, o que eles fizeram na verdade foi melhorar o relacionamento com o usuário.
Sempre foi tão burocrático lidar com os bancos tradicionais que facilitar os processos foi o bastante. Hoje a marca já mora no coração de muitos.
Aproximar-se do cliente, fornecer um bom serviço, entregar um bom produto. Essa foi a chave do sucesso.
Um “tripé” que só funciona se cada área for bem estruturada.
Isso é comunicação. Isso é marketing.
“Começar” está mais perto do que imagina
Trazendo tudo o que conversamos para um cenário mais próximo, temos aqui dois casos em que trabalhamos. Ambos precisavam daquilo que todos buscam: marketing, vendas e melhora de resultados.
O que fizemos? Construímos um relacionamento mais próximo entre eles e seus clientes.
O Shopping Avenida Center, por exemplo. Depois que começou a falar diretamente com seu público, aumentou o fluxo de pessoas presentes na sua maior liquidação, a Liquidacenter, em 30%.
Mas públicos diferentes exigem maneiras diferentes de se relacionar.
Como foi o da Sancor Seguros. Para a empresa falar mais de perto com o consumidor, mudamos toda a sua linguagem.
Normalmente quando pensamos em seguro, na hora surge a palavra “burocracia”. E foi isso que queríamos apagar das pessoas.
Com peças leves, linguagem popular e um posicionamento totalmente novo deixamos isso para trás.
Assim como fazemos em nossa vida pessoal, criamos vários tipos de relacionamentos. Mas o objetivo é sempre o mesmo: aproximar a empresa de seu cliente.
É isso que gera resultado.
Relacionamento é o caminho certo,
não o mais fácil
Comunicação e marketing são os caminhos necessários para se criar um bom relacionamento com seus clientes. Certamente não são os mais fáceis, mas são os certos.
Somente através deles, ao lado da construção de um bom serviço e a entrega de um produto de qualidade, seu negócio poderá decolar.
Se firmar uma relação com seu público é o resultado que todos devemos procurar para melhorarmos nossos negócios, o marketing é a estrada que precisamos percorrer.
Aí, depois de ligar o carro, é só acelerar.
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