Conheça as diferenças entre persona e público-alvo

Muitas pessoas têm a opinião equivocada de achar que persona e público-alvo são a mesma coisa e que qualquer uma das estratégias será eficiente sozinha.

Contudo, isso não é verdade. A persona de um negócio tem muitas diferenças do público-alvo, enquanto um é muito mais preciso, o outro busca conhecer conceitos como dados demográficos e muito mais.

No marketing, as duas maneiras são ótimas para conhecer os possíveis clientes de um negócio que trabalha com a criação de campanhas de busdoor criativo, por exemplo.

No entanto, cada uma das opções conta com meios e características diversas para adquirir algumas informações específicas dos atuais clientes e dos clientes em potencial.

Além de cada um ter as suas aplicações ideias, que podem funcionar muito bem para um e não funcionar tão bem para o outro.

Para te ajudar a entender mais sobre o tema, este artigo explicará detalhadamente o que é a persona de um negócio e o que é o público-alvo do mesmo.

Além disso, dará uma breve explicação das diferenças que eles têm e falará da importância que tanto a persona quanto o público-alvo têm.

Por fim, abordará também a possibilidade de usar essas duas maneiras juntas para melhorar a experiência do cliente e consequentemente aumentar as vendas.

Definição de persona do negócio

Definir a persona do negócio tem virado moda entre as empresas, até porque isso ajuda muito a conhecer as novas necessidades que os consumidores possam ter.

E, para definir o que é persona, é necessário compreender que ela é um personagem fictício baseado nos perfis de clientes ideais para a empresa.

Esse tipo de estratégia pode ser usada por empresas de qualquer segmento, seja ela fabricante de torre pinça para vidro inox 304 ou outro ramo.

O objetivo de criar uma persona para a marca é entender melhor quem é o cliente e o que esse cliente precisa, podendo, assim, criar melhores e mais assertivas estratégias de marketing.

Isso quer dizer que a persona ajuda a levar mais detalhes e a intensificar a relação com o cliente, mostrando que o negócio trabalha com empatia permitindo uma humanização da marca.

Além de tudo o que as questões do público-alvo aborda, a criação da persona também pede mais uma série de informações, como:

  • Um nome inventado;
  • Hábitos de compra;
  • Dores com relação ao que a marca oferece;
  • Profissão e ambições.

Essas e outras informações dão uma forma mais completa sobre as características desse personagem fictício

Entenda o que é público-alvo

O público-alvo é como se definem socialmente, demograficamente e economicamente as pessoas que consomem o produto ou serviços de uma marca de recarga extintor Co2.

Por muito tempo, foi o passo inicial para a definição de inúmeras campanhas de marketing dos negócios, fossem eles pequenos empreendimentos ou grandes organizações.

Mas, mesmo que tenha sido tão essencial por muitos anos, e que ajude muito a saber mais sobre o público que consome da marca, algumas empresas já não dão tanta importância para essa definição.

E o maior motivo disso foi a brusca mudança tanto nos hábitos de consumo dos clientes quanto o aumento do acesso a informações que o marketing digital proporcionou.

Com isso, surgiu uma necessidade de ter uma percepção muito mais precisa sobre os clientes e sobre os tipos de campanhas que são eficientes e efetivas para seus objetivos.

Mesmo que limitadas, a pesquisa de público-alvo é capaz de trazer informações sobre os clientes em potencial que podem ser úteis em vários setores do negócio, assim como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Dados demográficos.

Essas e outras informações sobre o público-alvo podem ser o diferencial que falta na hora de criar estratégias mais segmentadas para as campanhas.

Diferenças entre eles

Como já mencionado, é comum as pessoas acharem que persona e público-alvo são a mesma coisa, simplesmente por parecerem sinônimos.

No entanto, algumas diferenças mostram claramente como cada um tem suas particularidades e seu jeito de funcionar.

As personas são personagens criados a partir de informações 100% verídicas sobre os clientes da empresa vendedora de moletom, por exemplo.

Além dos dados do público-alvo, como informações demográficas e sociais, as personas devem ter as características, os hábitos, e estilo de vida e outras informações iguais às dos clientes.

Isso é essencial para garantir que a empresa consiga se aproximar cada dia mais dos clientes que tanto precisa no negócio.

Em contrapartida, o público-alvo trabalha com menos detalhes e é como uma representação mais geral sobre o público que deseja alcançar e que pode ter um interesse no que a marca tem a oferecer com seus serviços ou produtos.

Além disso, diferente das definições de persona, nos dias de hoje não é capaz de fornecer todos os dados necessários para elaborar uma estratégia de marketing efetiva e assertiva.

Na definição de público-alvo só se utiliza os dados sociais e demográficos como os já mencionados acima, além de nacionalidade, classe social e muitos outros relacionados.

Concept,of,target,audience

Saiba qual a importância de definir a persona

Depois de entender a definição exata do que é uma persona e conhecer algumas das informações coletadas para montar uma, é preciso entender sua importância.

Para que essa estratégia tenha o sucesso esperado, ela deve ser pensada principalmente na comunicação correta com os clientes que possam se interessar pela marca.

O principal ponto que mostra a importância da definição da persona é o fato de ela ajudar qualquer negócio que venda cozinha planejada a conhecer mais profundamente seu público.

Este aspecto é muito mais do que essencial para elaborar uma estratégia de marketing altamente eficiente e muito mais assertiva.

Depois de definir a persona, a empresa consegue visualizar mais claramente os seus clientes, e pode criar conteúdos que realmente acabem com suas dores e que gerem mais valor a eles.

Outra vantagem que mostra a real importância de definir a persona para a marca é atrair mais pessoas, pois gera uma demanda muito maior dos produtos ou serviços.

Além de que alimenta os leads com uma série de informações interessantes para eles e de conteúdos que podem ser muito educativos, os ajudando a finalmente avançar no funil de vendas e se tornarem clientes reais da empresa.

Essas e outras vantagens ajudam a perceber que montar o perfil do cliente ideal é fundamental para elaborar as melhores estratégias de marketing digital.

Por que é preciso definir o público-alvo?

Há muitos anos, antes de a experiência do cliente ser vista como algo essencial em um processo de vendas, a definição do público-alvo não tinha a atenção devida.

E, por esse motivo, as campanhas não eram criadas com um foco específico, o que aumentava as chances de serem um completo fracasso.

Porém, com as atualizações das últimas décadas, ter todas as informações para definir o público-alvo da empresa que vende mudas de plantas exóticas se tornou mais do que necessário.

Isso porque, com tanto acesso à informação, o público percebeu que poderia ter suas necessidades resolvidas por várias empresas e aumentaram suas exigências no processo de compras.

Um negócio que cria campanhas sem contar com a mapeação do público está dizendo que não se importa com o fracasso de seus projetos, até porque a falta de foco acaba com a segmentação da campanha.

Por querer agradar a todos, o dono da empresa acaba fazendo a marca perder a sua real identidade, algo que é muito valorizado nos dias de hoje.

Ninguém consegue agradar todo mundo o tempo inteiro, mas se contar com um direcionamento e trabalhar com um nicho específico será possível agradar uma boa parcela por muito tempo.

Independente do tamanho do negócio ou do seu segmento, é essencial conseguir ter o máximo possível de dados sobre o público, cada informação conta.

Todos os dados adquiridos ajudam a fortalecer a marca que usa essas informações durante a criação, durante o processo de implementação e durante todo o andamento da campanha.

É possível trabalhar com os dois?

Muitas pessoas acabaram deixando a definição de público-alvo para trás depois do crescimento das estratégias digitais com a ajuda da definição da persona.

Entretanto, ambos os conceitos se complementam e podem ser especiais para que a estratégia de marketing da empresa que faz medalha brinde personalizada sejam efetivas.

Ao analisar a possibilidade de usar as duas estratégias para complementar as campanhas, será possível ver que a definição de público-alvo ajuda muito a criar o perfil da persona ideal do negócio.

Além disso, com os dois é possível elaborar melhores estratégias para os clientes terem um atendimento mais personalizado e consequentemente uma experiência melhor.

Isso ajuda a trazer mais clientes, a aumentar as chances de fidelização dos clientes que a marca já tem e, melhor ainda, a aumentar as vendas e lucros da organização.

Considerações finais

Depois de entender tanto a definição e a importância quanto a diferença de persona e público-alvo, é possível escolher um ou até mesmo os dois para melhorar os resultados das ações de marketing do seu negócio de aluguel de endereço fiscal.

Com a ajuda dessas estratégias o negócio pode não só trazer mais clientes por tornar suas campanhas mais assertivas, mas aumentar o número de fidelização pela boa experiência que proporciona a eles.

Empresas atuais e modernas que usam essas estratégias só têm a ganhar ao começar a aproveitar tanto as vantagens de uma quanto de outra opção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Address
Av. Carneiro Leão, 563
Sala 1107 - Zona 01 - CEP 87014-010
Maringá - PR