Entenda o que é Social Commerce e como usá-lo!

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Você usa as redes sociais para se conectar com as marcas que você gosta? Pois é, provavelmente seus clientes também. Essa é uma prática que vem sendo muito adotada pelo novo perfil de consumidor. 

 Não só comprar o público quer cada vez mais usar os canais de comunicação para tirar dúvidas, conhecer melhor a empresa e se relacionar com as marcas que consomem. Por isso, as empresas vêm cada vez mais adotando a prática do social commerce na sua estratégia. 

Quer conhecer mais sobre o tema? Leia o artigo até o final!

Índice

O que é social commerce?

Em sua tradução literal o termo é “comércio social”, essa é uma estratégia comercial para atrair vendedores online usando as redes sociais. 

O social commerce engloba todas as práticas que contribuem para ligar o consumidor a empresa, através do marketing. Essa estratégia tem como objetivo a compra. Entretanto, ela não se preocupa apenas com a compra em si, mas busca interação com o público para trocar informações sobre a marca, esclarecer dúvidas e garantir presença digital. 

Dessa forma, o cliente tem uma boa experiência de compra e pode usar os canais de comunicação para emitir sua opinião sobre a empresa. 

Como funciona essa estratégia?

O ponto principal do social commerce é o uso das redes sociais. Uma pesquisa feita pela All iN I Social Miner revelou que 76% recorrem às redes sociais para pesquisar itens de desejo de compra, ainda dessa porcentagem 56% usam os canais de comunicação para ter acesso a avaliação de outros clientes, e 54% também usa para comparar preços

Para aplicar essa estratégia as empresas, primeiro as empresas devem fazer uma coleta de dados para entender quais redes os seus clientes frequentam. Após isso, é preciso se estabelecer nessas mídias sociais, integrando o e-commerce da empresa a ela.

A partir disso, é preciso colocar o catálogo dos produtos na loja para que os consumidores possam ver, além de também usar as ferramentas que a plataforma dispõe para se comunicar com seu público, fazer posts sobre a marca e interagir com os consumidores dela.

3 Vantagens de investir em social commerce

  1.  Presença digital 

As redes sociais são uma forma sútil de ir até o seu público, com ela sua empresa consegue se fazer presente em uma plataforma que o seu cliente usa diariamente. 

Dessa forma, o alcance e a visibilidade da sua empresa se ampliam e facilita a ação de compra do seu público. 

          2. Conexão com o consumidor 

À medida que você trabalha o social commerce dentro da sua marca é possível aumentar seu fluxo de tráfego e o engajamento nas suas redes. 

Construir uma relação de confiança com seu consumidor só traz benefícios a empresa. Deixar que o seu cliente interaja com sua empresa faz com que você entenda melhor o que seu público espera do seu produto e oque você pode fazer para otimizar a experiência do seu cliente

          3. Otimização de análise 

Como as redes sociais são espaços menos formais, elas trazem para seu público uma sensação de intimidade para opinar sobre sua marca, ou seja, os feedbacks são mais frequentes e sinceros. 

Através deles, você consegue mensurar as expectativas do seus clientes e como fazer para deixar os serviços que você oferece cada vez mais próximo ao que o cliente espera. 

Usar os feedbacks é a forma mais segura para traçar a estratégia que sua marca deve seguir para vender cada vez mais. 

Dicas para aplicar social commerce na sua empresa

Agora que você já conhece melhor o social commerce é hora de aprender como aplicá-lo na sua empresa. Confira as nossas dicas: 

  •  Produza conteúdos relevantes 

O foco nessa estratégia não é apenas vender, mas criar conexão com seu público. Por isso, é preciso fazer algo além de mostrar seus produtos.

Você pode usar suas redes sociais para trazer temas relacionados ao seu nicho, através de posts, stories, vídeos e outras ferramentas de cada rede social. 

Leve assunto que atendam as curiosidades do seu público, mostrando que sua empresa é uma especialista no nicho que vende.

  •  Interaja 

A principal função das redes sociais é promover interações, então se aproveite disso. Converse com seus consumidores e use as ferramentas à sua disposição para abrir o diálogo, crie caixinha de perguntas, responda dm ‘s e não deixe de responder as dúvidas que eles têm. 

Você pode produzir conteúdos interativos que possibilitam esse tipo de interação, as caixinhas de pergunta são apenas um exemplo disso, enquetes e posts que compartilham feedbacks e falas de clientes também são ótimas formas de mostrar que sua marca está aberta a ouvir seus consumidores. 

  • Facilite o acesso a compra 

Os consumidores gostam de ter tudo a um clique de distância, por isso é importante integrar sua loja e os catálogos dos seus produtos para que os clientes tenham facilidade em acessar seus produtos/serviços. 

Você também pode colocar o link do seu site na biografia do perfil na rede social da sua empresa que sua empresa está, além de fazer posts com fotos do seu produto já linkados a sua loja dentro da plataforma. Como no exemplo abaixo: 

  • Atente-se a reputação da sua marca 

Tão importante quanto ouvir os feedbacks dos seus clientes, é importante mostrar a eles que você está prestando atenção no que estão falando e está procurando fazer as melhorias necessárias. 

Dessa forma, mesmo que os feedbacks não sejam positivos sempre, você estará mostrando ao seu cliente que está disposto a ouvir e fazer as melhorias necessárias no seu produto. 

  •  Acompanhe as tendências 

O meio digital é conhecido pela rapidez com que as informações são passadas e que as tendências surgem. 

Por isso, é importante ficar atento às inovações no mercado e como seu produto pode se atualizar para não ficar ultrapassado com o restante do mercado. 

Nas redes sociais essa deve ser uma preocupação constante, até porque seguir a tendência pode te ajudar a chamar atenção de mais clientes.  

Conclusão

O social commerce é uma estratégia indispensável para quem quer trabalhar com as redes sociais, aliadas a um bom planejamento de marketing elas podem alavancar as vendas da sua empresa e trazer mais clientes. 

Entretanto, é importante tomar alguns cuidados quando se trata de redes sociais e lembrar que tudo que você publica pode ter um grande impacto na reputação da sua empresa. Busque trabalhar o e-commerce aliado a um posicionamento profissional com os valores da sua marca. Dessa forma, você transmite a essência do seu negócio e influência em toda a jornada do seu consumidor. 

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