Investir em marketing é uma necessidade para qualquer tipo de empresa. Entre as opções existentes hoje, uma das que mais chama a atenção e que possui um alto potencial de sucesso é a da mídia programática.
Nem sempre foi simples e fácil comprar mídia online. As empresas, em geral, precisavam escolher entre as opções disponíveis, como vídeo e display, e então fazer todo o processo, que era manual e demandava bastante tempo.
Dessa forma, para negociar um espaço na internet, era preciso fazer negociações de modo individual, conversando exclusivamente com cada site no qual se desejava exibir uma campanha de marketing.
Justamente para agilizar todos esses processos que surgiu a mídia programática. De fato, ela trouxe revoluções, como automatizar a compra de espaços na internet de forma eficiente e ágil.
Em termos de comparação, é como imaginar o processo de rastreamento de frotas com tecnologia GPS. Hoje essa atividade é possível, trazendo agilidade no acompanhamento dos veículos de uma companhia.
Sendo assim, nada mais interessante do que entender do que se trata a mídia programática, uma vez que ela pode mudar de maneira expressiva a quantidade de trabalho realizada pela equipe de marketing de uma empresa.
De fato, tudo isso é possível hoje devido ao avanço tecnológico, que trouxe uma série de recursos de automação para as companhias, tornando as suas atividades mais simples de serem executadas.
Neste artigo, será possível entender o que é a mídia programática, a importância dela e como utilizá-la, de modo que qualquer estabelecimento do mercado possa aproveitar os recursos e facilidades que vão ajudar na gestão do marketing da empresa.
O que é mídia programática?
Uma companhia, seja ela de som automotivo Sorocaba ou de qualquer outro setor do mercado, pode utilizar a mídia programática para realizar as suas ações de marketing com maior facilidade atualmente.
Para entender sobre o assunto, é preciso considerar que as ações de publicidade eram feitas de maneira lenta e individualizada anteriormente. Porém com o avanço da tecnologia, todo o processo foi substituído por práticas rápidas e fáceis.
Mídia programática quer dizer que a aquisição de um espaço na internet é feita de modo diferente. Ela ocorre por meio de um leilão, que é realizado em tempo real. Assim, quem quer fazer um anúncio não precisa entrar em contato diretamente com o dono do site.
Existe um sistema integrado no qual todos esses espaços de publicidade estão listados, tornando o processo de divulgação muito mais prático.
Nesse sistema, existem algoritmos que são usados com o intuito de comprar espaços. Então, a aquisição é feita de maneira automática, por meio da inteligência artificial, garantindo assim a compra do melhor espaço para a organização.
Sendo assim, a mídia programática permite a realização de campanhas segmentadas, que levam em conta a persona da companhia. Isso ocorre por meio desses algoritmos.
Ou seja, uma empresa de portaria que opta pelo uso da mídia programática para os seus anúncios pode ter a tranquilidade de saber que eles vão ser exibidos para pessoas que realmente se interessam pelos seus serviços.
É interessante mencionar que o termo “programática” quer dizer que não há a necessidade de negociação direta entre vendedor e comprador. Assim, o procedimento ocorre de forma automatizada, sempre online, e dispensando a necessidade de negociações presenciais.
Na prática, todo o processo de aquisição de mídia programática se torna mais lucrativo, para ambas as partes, mostrando o quanto essa pode ser uma escolha interessante para a área de marketing de qualquer companhia.
A importância da mídia programática para empresas
É muito comum que, ao optar por fazer uma mudança de grande impacto como a da mídia programática, os gestores tenham certa dúvida sobre o processo e a real necessidade de fazê-lo. No entanto, optar pela mídia programática é uma decisão bastante importante.
É inegável que uma empresa especializada em chopeira elétrica profissional quer vender os seus produtos. Sendo assim, ela precisa ter um espaço no qual possa disponibilizá-los para poder lucrar com as vendas.
Ao mesmo tempo, quem possui um espaço disponível para anúncios deseja que pessoas interessadas utilizem essa ferramenta e com isso passam a lucrar igualmente. É por isso que a mídia programática é tão interessante.
De fato, o uso da mídia programática se mostra importante por vários motivos, tornando o processo eficiente e produtivo para qualquer companhia. Algumas razões para isso são:
- O poder de segmentação da persona da empresa;
- A diminuição de erros e a economia de recursos;
- A praticidade no uso dessas mídias;
- Os resultados satisfatórios;
- O amplo alcance.
Por ter um alto poder de segmentação de públicos, a mídia programática é uma ótima solução para quem trabalha com publicidade, justamente porque esses profissionais reconhecem a importância da comunicação correta com a persona da marca.
Além disso, na mídia programática é possível atualizar a persona, caso a companhia acabe ampliando o seu portfólio de produtos. Dessa forma, não há perda de dinheiro com campanhas feitas de modo errado.
Em paralelo, por permitir essas modificações, a mídia programática reduz erros com a publicidade e ajuda na economia de recursos, pois faz com que a companhia crie anúncios precisos e que tenham uma melhor performance.
Ou seja, o dinheiro é utilizado de maneira assertiva e os lucros são melhores. Além disso, a mídia programática é bem simples de ser usada, já que permite a implementação de técnicas de anúncios automáticos e segmentados.
Na prática, os resultados são bem mais satisfatórios quando comparados ao formato antigo de publicidade. Isso porque ocorre a otimização de recursos e o aumento do impacto que a empresa pode causar, independentemente do seu momento.
Por fim, a mídia programática permite que um anúncio de sipat teatro empresa, por exemplo, tenha muito mais visibilidade na internet. Afinal, com a segmentação correta, mais pessoas interessadas são impactadas, devido ao extenso alcance dessa mídia.

Como utilizar a mídia programática
Depois de entender mais sobre a importância da mídia programática, chega o momento de saber como ela deve ser utilizada pelas companhias, quaisquer que sejam os setores do mercado no qual atuam.
Há dicas bem práticas para isso, que ajudam uma empresa de retífica de virabrequim corsa preço ou alguma outra de segmento diferente, a utilizar a mídia programática com maior conhecimento de causa.
1. Entender as estratégias desse tipo de mídia
A mídia programática é utilizada dentro de um sistema específico, chamado Demand Side Platform (DSP). Em paralelo, é preciso utilizar uma ferramenta, a Data Management Platforms (DMP), que extrai informações sobre a audiência das empresas.
Com esses dados em mãos, o gestor das campanhas de mídia programática pode utilizar as estratégias disponíveis no sistema, permitindo que o melhor lance seja dado para a compra do espaço mais efetivo para a companhia.
Há estratégias com foco na categoria do anunciante, ou ligadas a canais da mesma área da empresa. Outras possibilidades incluem segmentação demográfica, mapeamento de usuários e carregamento de lista de contatos.
Depois de escolher a que melhor se enquadra para anunciar produtos, como uma ducha quadrada inox com chuveirinho, ou serviços de qualquer setor do mercado, é preciso partir para a próxima etapa.
2. Planejar e executar uma campanha
Para planejar uma campanha, é preciso definir o objetivo dela desde o início. Ao mesmo tempo, deve-se saber informações suficientes sobre o público-alvo da empresa, para que a configuração correta seja feita pelo gestor dentro do sistema.
Na sequência, é essencial preparar e subir os criativos que serão usados na campanha, que precisam ser atrativos e claros. Também é indicado escolher a landing page para a qual os usuários serão direcionados após o clique.
Com todos esses itens devidamente configurados, é possível utilizar a mídia programática com maior tranquilidade e maior assertividade.
3. Escolher um parceiro
A última etapa se trata da escolha do parceiro que rodará a campanha de marketing para a empresa. Essa decisão deve levar em conta as estratégias e a preparação da companhia para esse tipo de atividade. Isso porque existem duas alternativas para essa escolha.
As opções são contratar uma Trading Desk, que é uma empresa especializada em viabilizar campanhas em nome dos clientes, mas também é possível utilizar o DSP e realizar as campanhas de maneira autônoma.
Assim, seja para promover um kit temperos brinde ou para anunciar serviços virtuais, por exemplo, a companhia seleciona a opção que mais faz sentido para o seu momento, podendo passar a utilizar a mídia programática da melhor maneira para ela.
Considerações finais
Não há como negar que as ações de marketing de uma companhia são fundamentais e precisam ser realizadas da melhor forma possível. A mídia programática é uma solução tecnológica e de alta performance para as empresas.
Por isso, para colocar em prática as ações de publicidade de uma empresa, é necessário considerar o uso dessa ferramenta, que pode trazer lucros cada vez mais interessantes para o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.