Produto vs. solução: saiba como influenciar na decisão de compra partindo desses dois princípios 

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Diante de uma alta complexidade propiciada pela competição dentro do ambiente digital, acaba sendo necessário entender o que pode nortear uma decisão de compra.

Seja de forma analógica ou digital, um possível cliente é o fator mais importante de uma equação de compra.

É nele que reside toda a capacidade de se estabelecer uma venda de forma salutar e sem muitos ruídos.

Por essa razão, não há como fugir do imperativo que a compreensão do que levou ele a consumir os produtos de uma marca.

Uma simples pesquisa em um mecanismo de busca sobre Ltcat individual já pode dar uma dimensão do que aquela pessoa está precisando.

Saber, portanto, identificar quais são as dores de um público pode fazer com que as empresas consigam apresentar as soluções mais adequadas.

Isso pode orientar a hora exata de oferecer um produto específico para resolver algum tipo de problema.

Estar atento a todos os pormenores que norteiam essa relação pode ser um agente definidor na hora de instaurar uma comunicação assertiva.

Afinal de contas, não são todos que estão à procura de um atuador pneumático retorno por mola.

No entanto, se isso for oferecido para a pessoa certa no momento correto, isso pode ajudar a solucionar uma série de problemas.

Conhecer o público, portanto, acaba sendo imperativo porque traz uma série de facilidades. Algumas delas são:

  • Identificação de problema;
  • Fundamentação de soluções;
  • Assertividade temporal;
  • Comunicação direcionada.

Esses são alguns dos aspectos mais importantes que o reconhecimento do público pode trazer para uma empresa. No entanto, é importante tê-los em mente para ilustrar essa importância.

A identificação do problema é um dos pontos centrais para o marketing digital, uma vez que é só partindo dele que uma venda consegue ser feita.

Só partindo desse elemento que as empresas de outsourcing de impressão conseguirão efetuar seus oferecimentos de forma mais precisa.

Além disso, fundamenta-se a possibilidade de se oferecer soluções para os problemas que os leads têm.

Isso é importante porque consegue sustentar uma relação de longo prazo e ampla confiabilidade com a marca.

Essa, inclusive, é uma perspectiva que a assertividade temporal consegue trazer para quem busca esse tipo de orientação.

Afinal de contas, há momento certo para qualquer coisa e para oferecer produtos e serviços não é diferente.

Um cliente como uma janela suja em sua casa pode fornecer o momento certo para uma empresa que presta o serviço de limpeza vidros altos oferecer essa solução.

No entanto, não é possível saber o que essas pessoas estão pensando dentro de sua própria casa.

Por essa razão, apostar em sua busca por esse serviços acaba sendo essencial para que isso se realize de uma forma salutar.

Esse ponto, inclusive, tem uma grande incidência dentro da ótica de uma comunicação assertiva, uma vez que ela só ocorre com pessoas que apresentam esse tipo de problema.

Por consequência, algumas relações importantes acabam se fundamentando e, por isso mesmo, é preciso considerar tudo isso.

A venda, nesse sentido, acaba sendo a maior manifestação desses quesitos e de maior desejo na hora dessa implementação.

O que é produto?

Dentro do marketing, há a perspectiva dos 4 Ps. Eles são capazes de fundamentar quase todos os aspectos mais gerais dessa implementação.

No entanto, nem sempre fica esclarecido qual a funcionalidade e característica de um P específico: o produto.

Ora manifestado como um item, ora como serviço, essa categoria pode ser o elemento central de conexão entre os entes de mercado.

Classifica-se como produto, então, tudo aquilo que é munido de um valor de mercado e, também, pode ser descrito.

Uma autopeças, por exemplo, pode ter em seu mix de produtos um kit embreagem caminhão.

Nesse caso, esse é o ponto que precisará se apresentar para o público a fim de trazê-lo para  a marca.

Esses são aspectos objetivos referente ao consumo de um determinado item dentro de uma empresa.

O que é solução?

A solução já aparece como uma perspectiva um pouco diferente e que precisa de um pouco mais de atenção.

Enquanto o produto está relacionado aos aspectos objetivos, a solução se apresenta de forma subjetiva.

Isso significa que não há mais descrição técnica sobre os aspectos físicos, mas, sim, o que entra em campo, são suas funcionalidades.

Uma fabricante de bateria automotiva, nesse sentido, não irá vender amperes e voltagens, mas, sim, segurança e durabilidade.

Esse é o momento em que os textos publicitários entram em cena a fim de apresentar alguns atributos importantes.

Afinal, ninguém compra um tênis porque é feito de borracha ou couro. O que fundamenta a aquisição são questões como beleza e conforto.

No caso, a solução é uma evolução do produto dentro de um caráter mais subjetivo da relação entre empresa e cliente.

Inbound marketing: um aliado

Apresentar-se como uma solução para um problema não é uma tarefa fácil e exige uma série de dispositivos.

Dentro do marketing digital, contudo, algumas novas formas de comunicação passaram a facilitar essa produção de aspectos subjetivos.

O principal recurso, nesse sentido, acaba sendo o inbound marketing para a consolidação de mecanismos de atração.

Na verdade, essa técnica tem por excelência a característica de gerar formas de atrair clientes para uma plataforma.

Portanto, não é o produto que aparece antes, mas, sim, algum tipo de solução que vai atrair os olhares daquele público.

As dinâmicas digitais trouxeram uma série de perspectivas de pesquisa para que um usuário consiga procurar as respostas que procuram.

Quando há uma busca por laudo AVCB bombeiros, por exemplo, é sinal que existe algum problema que está precisando de solução.

Entretanto, aparecer com o oferecimento do serviço logo de cara pode incidir em uma piora da relação.

Por isso, a fundamentação de conteúdos que orientem esses usuários pode, em grande medida, gerar uma aproximação que fará com que a busca pela aquisição parta dele.

Nesse caso, o inbound tem uma característica importante na hora de constituir essa conexão entre os entender do mercado.

Lead

Para entender como consolidar uma boa campanha de inbound marketing é preciso ter em mente algumas questões.

A primeira delas diz respeito ao lead que está sendo atraído. Afinal de contas, é nele que reside a razão de ser dessa estratégia.

Ele, por sua vez, é a manifestação de possíveis clientes que entram em uma plataforma empresarial e buscam se estabelecer como clientes.

Jornada do cliente

Já a jornada do cliente diz respeito às etapas que esse lead vai enfrentar dentro de uma plataforma.

Saber identificar cada ponto desse caminho pode significar, sob diversos aspectos, uma conversão de sua dúvida em decisão.

Como influenciar a decisão?

Como dito anteriormente, a crueza de um produto pode não ser muito atrativo na hora de se estabelecer uma relação comercial mais profunda.

Por isso, ter em mente quais são suas soluções mais latentes acaba sendo essencial na hora de influenciar uma decisão.

Porém, esse não é o único aspectos que precisa ser levado em consideração e, por isso mesmo, apontar algumas aplicações para interferir de forma positiva nesse quesito acaba sendo necessário.

AIDA

O primeiro ponto essencial quando se fala em decisão de compra por parte de um cliente é, fundamentalmente, o AIDA.

Ele se manifesta em quatro elementos primordiais de análise: atenção, interesse, decisão e aquisição.

Saber como orientar as ações para que ela chegue até o último ponto é essencial para qualquer empresa que deseja implementar essa estratégia.

Funil de vendas

Muito semelhante ao item anterior, o funil de vendas tem a perspectiva de adotar esse mesmo conglomerado estratégico à perspectiva da jornada do cliente.

Em cada compartimentação de sua jornada, portanto, haverá algum tipo de estímulo para influenciar a sua decisão.

Sempre tendo em mente que aquela marca tem que se apresentar como uma solução através de seus produtos.

Ou seja, as empresas de gruas, por exemplo, podem apresentar-se como soluções em matérias sobre construções de edifícios.

Remarketing

Por fim, é preciso ter em mente que um lead nem sempre será convertido em primeiro momento.

Estar sob a perspectiva do remarketing, portanto, faz com que a sua saída do ambiente da empresa não defina o fim dessa relação.

Nesse sentido, a partir dos elementos informativos que ele forneceu para empresa, é possível que essa comunicação retorne de forma ainda mais qualificada.

Isso se dá através da busca que ele fez dentro do ambiente a respeito de um produto, fornecendo, desta maneira, a capacidade da empresa apresentar algumas soluções.

Considerações finais

Uma série de dúvidas vão fundamentando o mercado conforme o tempo vai passando. Uma de suas principais características é entender a diferença entre produto e solução.

Enquanto um está disposto a assumir caracteres objetivos de um elemento mercadológico, o segundo se relaciona com uma perspectiva subjetiva.

Por essa razão, saber usar o inbound marketing para criar essa orientação responsiva pode ser essencial para qualquer empresa.

Para que isso ocorra, compreender o papel do lead e da jornada do cliente nessa fundamentação é essencial.

Posteriormente, ter em mente algumas formas de garantir que a influência da decisão seja efetuada também é importante para que isso se realize.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.