3 dicas excelentes sobre comunicação que você precisa saber!

bangboo

Ter uma boa estratégia de comunicação é indispensável para qualquer negócio que queira obter bons resultados com seus investimentos em marketing, mas ainda é muito comum ver negócios com dúvidas sobre o assunto.

Isso acontece porque alguns profissionais confundem o planejamento estratégico empresarial com a estratégia de comunicação, e isso começa a desencadear vários problemas.

O planejamento estratégico está relacionado à metodologia usada para que os empresários planejem o que pretendem alcançar com seus negócios. Agora, uma estratégia de comunicação é consequência do planejamento estratégico.

Independentemente do segmento do negócio, ele precisa avaliar a melhor estratégia de comunicação para divulgar seus produtos e serviços, e é assim que vai atrair as pessoas e vender.

Mas uma boa comunicação depende do quanto a companhia entende sobre seu público e o conhecimento que ela tem sobre os canais de comunicação usados pela audiência que deseja impactar.

Entender a relação entre os dois conceitos é o primeiro passo para trabalhar para melhorar a comunicação da marca.

A partir disso, é possível compreender a importância da comunicação para a companhia, conhecer algumas dicas para melhorá-la e descobrir de que maneira ajuda um negócio a gerar vendas.

Importância da comunicação para uma empresa

Antes de compreender a importância da comunicação para os negócios, primeiro é necessário entender o que é uma estratégia de comunicação.

Em primeiro lugar, estratégia é um planejamento sobre o caminho que precisa ser percorrido e o que deve ser feito. Então tem-se a comunicação que se encarrega de transmitir ideias e mensagens de um emissor para um receptor.

Dentro do universo corporativo, seja para uma creche infantil integral ou para uma multinacional, a união entre estratégia e comunicação leva a um planejamento que ajuda o negócio a se relacionar com o público e divulgar suas soluções.

Aliás, é importante dizer que a estratégia de comunicação é fundamental para conversar com o público interno e externo, ou seja, com clientes e funcionários.

Esse processo é tão importante que pesquisas apontam que 45% da imagem da corporação é atribuída ao que ela diz e à maneira como diz, ou seja, praticamente metade da imagem do negócio depende de sua comunicação.

Se ela for bem elaborada, consegue aumentar a compreensão por parte do público e permite que as pessoas entendam o que a companhia oferece.

Tendo em vista que a concorrência no mercado está cada vez maior e que os consumidores são cada vez mais exigentes, já dá para ter uma ideia do quanto a comunicação é essencial.

Se a maneira como um fabricante de remédio homeopático para zumbido no ouvido se comunica é convincente e está atenta às necessidades do público, acaba por melhorar a imagem da companhia.

Também vai impulsionar o crescimento do negócio e diferenciá-lo de seus concorrentes. Mas se nada disso acontece, todo o investimento em comunicação se transforma em tempo e dinheiro perdidos.

Como melhorar a comunicação da empresa?

A comunicação é um elemento fundamental para que as organizações possam se relacionar de maneira positiva com todos os seus stakeholders, portanto:

  • Clientes;
  • Parceiros;
  • Fornecedores;
  • Colaboradores;
  • Investidores.

Com base nisso, precisa trabalhar algumas estratégias que vão valorizar a comunicação, e dentre as principais práticas estão:

1. Apostar em marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento é uma tática em que se realiza a aproximação entre cliente e empresa, e a principal meta é manter a carteira de clientes sólida ao mesmo tempo em que ajuda a atrair novos consumidores.

Para investir nessa ação, a organização precisa de um banco de dados atualizado e ter acesso a informações personalizadas sobre seu público, de modo a melhorar a experiência e fazer com que cada um se sinta único e especial.

A companhia consegue alcançar essa meta, dependendo da identificação das especificidades, preferências e tipo de relacionamento do cliente no mercado.

Mas além de buscar essas informações, o marketing de relacionamento de um chaveiro perto de mim 24 horas só vai funcionar se o negócio ouvir atentamente tudo o que o cliente tem a dizer, mais do que isso, é fundamental motivá-lo a falar.

Ao obter todos esses dados, a corporação terá condições para criar discurso próprio e fazer com que a clientela se sinta valorizada.

2. Conhecer os produtos e serviços

Outra coisa muito importante para fazer com que o marketing de relacionamento realmente funcione é conhecer melhor os produtos e serviços da empresa.

É impossível convencer alguém a comprar alguma coisa se o vendedor não souber falar sobre essa solução, tampouco se ele não souber falar sobre o valor que ela agrega ao dia a dia do cliente e como pode resolver seus problemas.

Não é possível atender às demandas do cliente se quem conduz o processo de venda não conhece suas especificidades.

Supondo que seja um negócio B2B que esteja tentando vender embaladeira automática para polpa de frutas, durante sua visita a um cliente, o vendedor precisa dominar todos os aspectos do produto para passar as informações corretamente.

Ele deve estar totalmente preparado para esclarecer as dúvidas, além de se comunicar de maneira clara, simples e objetiva. Se isso for feito, a comunicação vai fluir e as chances de vender são muito maiores.

3. Cuidar do vocabulário

As palavras são muito poderosas, mas podem trazer alguns prejuízos se o emissor da mensagem não souber utilizá-las. A maneira de colocar as palavras precisa ser oportuna e cautelosa, por isso os profissionais devem cuidar muito bem de seu vocabulário.

É importante evitar termos que dificultam a comunicação e prestar bem atenção às informações para não falar de maneira equivocada.

Uma empresa de máquina de xerox profissional aluguel também deve orientar seus colaboradores em relação ao modo com que as palavras são utilizadas durante situações de conflito.

Precisa haver respeito e cordialidade tanto entre os colaboradores quanto entre os funcionários e os clientes, caso contrário o interlocutor pode se sentir ofendido, o que gera muitos problemas para a companhia.

Como a comunicação ajuda a gerar vendas?

O processo de comunicação consiste na e veiculação de uma ideia por parte do emissor para o receptor. Quem se comunica tem uma intenção com aquilo que diz, escreve ou mostra, como informar, solicitar, divulgar, explicar, entre outros.

Em linhas gerais, o grupo propósito da comunicação é convencer o interlocutor sobre alguma coisa, e isso acontece por meio de um momento de interação que pode ser presencialmente ou pela internet.

Para as empresas, a comunicação é uma estratégia central porque é capaz de direcionar o sucesso do negócio em seu nicho de atuação.

Dentro de uma empresa especializada em pmoc ar condicionado hospitalar, a comunicação interna está voltada para a estruturação e funcionamento dos procedimentos operacionais, administrativos e produtivos.

Quanto à comunicação externa, tem como papel integrar a companhia aos consumidores, algo que gera influência direta na conversão de leads em clientes, portanto, é uma ferramenta que ajuda a vender.

Se os mecanismos comunicativos usados pela marca forem eficientes, as atividades realizadas interna e externamente serão muito mais organizadas e utilizadas.

Isso gera muitos impactos significativos no volume de vendas da corporação que pode ser intensificado se o negócio souber conversar com a audiência.

Para isso, uma empresa de comodato de impressora precisa saber conversas com seu público, sendo necessário interagir e utilizar a mesma língua dos consumidores.

Isso porque a comunicação tem papel decisivo no funil de vendas usado pelo consumidor, desde seu primeiro contato com a marca até a conclusão do negócio.

Trata-se de um modelo estratégico constituído por topo, meio e fundo de funil, e a companhia precisa saber como se comunicar com os clientes em todas essas etapas.

Primeiro ela precisa chamar a atenção para um problema que será resolvido, logo em seguida mostrar as soluções e depois oferecer uma oportunidade.

No topo do funil, o negócio precisa se colocar como especialista no assunto e transmitir todo o seu potencial para o consumidor. Já no meio do funil, um fabricante de caneca personalizada vai conquistar a confiança do interlocutor.

Faz isso apresentando as opções mais adequadas para suas necessidades, e quando ele finalmente chega ao fundo do fundo, vai convencer o consumidor de que a marca oferece a melhor solução para seu problema.

Toda essa interação acontece por meio da comunicação e é decisiva para que a venda seja finalizada, por isso, precisa ser muito bem trabalhada.

Considerações finais

Uma boa estratégia de comunicação é fundamental para que a empresa consiga se entender com o público interno e externo. Mas quando se trata das vendas, saber se comunicar é ainda mais importante.

Existem muitos negócios tentando chamar a atenção dos clientes, mas só vai conseguir se destacar aquele que tem uma boa estratégia de comunicação. Utilizando as dicas apresentadas ao longo deste conteúdo, ficará muito mais fácil fazer isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.