Poucas pessoas sabem que padronizar o atendimento ao público é algo fundamental para que seus negócios alcancem mais consumidores de forma única e eficiente.
As dificuldades apareceram justamente pelo fato desses empreendedores não entenderem a importância desse tipo de estratégia, o que acaba levando a diminuição da fluidez dos processos empresariais.
Quando uma empresa que fabrica transformador para máquina de costura começa a utilizar essa estratégia, ela, na verdade, ganha um enorme aliado que ajuda até mesmo no engajamento do público.
Tendo isso em vista, este artigo buscará apresentar a importância de padronizar o atendimento ao cliente, mostrará maneiras de padronizá-lo e, por fim, listará ferramentas que podem ajudar.
Qual a importância de padronizar o atendimento?
É possível entender a importância de padronizar o atendimento ao cliente ao conhecer os benefícios dessa ação, alguns deles são:
- A consolidação da empresa;
- Aumento da fluidez dos processos;
- Melhora na resolução de problemas;
- Aumento da lucratividade.
Um atendimento padronizado está entre os maiores fatores de fidelização e de satisfação dos clientes em relação à marca que fornece limpeza de vidros em altura, por exemplo.
Quando o consumidor aumenta a sua percepção sobre o negócio de maneira positiva, o valor da marca tende a aumentar, assim como o seu nível de competitividade no mercado. Aumentando suas chances de consolidação.
A padronização do atendimento também ajuda a otimizar procedimentos e nevar mais agilidade e fluidez para cada um dos processos da empresa.
Isso ajuda a todos a evitarem a perda de tempo com atividades desnecessárias e leva mais rapidez e eficiência para o atendimento que o cliente merece e espera ter.
Os padrões de atendimento devem sempre ser bem elaborados de maneira sistemática, levando em conta os inúmeros contratempos que podem surgir.
Assim, torna-se muito mais fácil prever os problemas e evitá-los ou até mesmo resolvê-los de maneira muito mais objetiva e eficaz.
Por fim, quando cada profissional faz o seu atendimento à sua maneira, a forma de trabalho da empresa deixa de ser uma unidade e todo o processo pode cair rapidamente em total desordem.
Isso pode prejudicar muito o desenvolvimento da organização e fazer mais dia ou menos dia com que ela acabe perdendo uma grande quantidade de dinheiro.
Em contrapartida, ações coesas e conjuntas de uma equipe que leva em conta os padrões criados pela empresa especialista em Peugeot tendem a ser mais assertivas.
Assim, os resultados alcançados chegam a ser mais favoráveis e os lucros aumentam, pois gastos desnecessários são evitados ou até mesmo eliminados.
Como padronizar esse atendimento?
Conhecer os clientes é um dos pontos mais importantes na hora de aplicar qualquer estratégia e, para a padronização do atendimento, isso é mais fundamental ainda.
Além de conhecer o cliente, ter uma equipe bem treinada e usar ferramentas que ajudam na gestão dos clientes pode ajudar muito na aplicação da estratégia. A seguir, serão destacadas algumas etapas essenciais para a padronização do atendimento aos clientes:
1. Conhecer bem a organização
Conhecer muito bem os produtos ou os serviços que a empresa lavadora de piso tripulada oferece é essencial para uma boa comunicação com os consumidores.
Até porque, assim, os profissionais tendem a entregar resultados com mais qualidade e agilidade sempre que entrarem em contato com os clientes para sanar dúvidas ou solucionar problemas no geral.
2. Pensar na abordagem mais adequada
A abordagem certa deve ser planejada com a ajuda da análise do perfil do cliente, podendo assim, ser moldada de acordo com a linguagem e as demais características do consumidor.
Existem, nos dias de hoje, muitas ferramentas gratuitas que podem ajudar a entender mais profundamente as características dos consumidores e a melhorar as estratégias para o público-alvo.
3. Padronizar os horários de atendimento
Os horários de atendimento devem sempre seguir um tipo de padrão e ser de fácil acesso tanto para o público quanto para o negócio que aluga sala planejada apartamento.
Isso ajuda a evitar frustrações do público, que pode tentar entrar em contato com a companhia em um horário que ela não está atendendo e nem funcionando.
4. Se preocupar com o treinamento da equipe
Os profissionais que trabalham na área de atendimento devem estar fazendo treinamentos constantes para seguirem sendo qualificados para os seus afazeres.
Algumas questões como linguagem correta, cordialidade, uniformidade e até mesmo empatia devem estar em todos os profissionais e em todos os canais de contato, isso porque são fundamentais para aumentar a satisfação do cliente.
Quais ferramentas ajudam nesse processo?
Por fim, existem algumas opções de sistemas que podem ajudar a otimizar o atendimento ao cliente. Essas ferramentas são:
Os chatbots
A lista da início com os chatbots, eles são um tipo de aplicação da IA (Inteligência Artificial) que são selecionados para atender os clientes de maneira direta.
Esses robôs servem para falar com os consumidores da empresa que faz cobertura para janela de vidro, entenderem quais são os seus padrões de comunicação e oferecerem o melhor atendimento possível.
A maior vantagem deles é que podem funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana, isso tendo uma precisão maior do que o suporte de atendimento humano.
Outra vantagem é que esses robôs podem atender a uma grande quantidade de pessoas e de chamados com muito mais agilidade.
Além disso, os robôs nunca se cansam e nem mostram dificuldades quando o aumento da escala de trabalho precisa ser aumentada.
CRM
O CRM, Customer Relationship Management, está entre as soluções que mais merecem destaque quando o assunto é monitoramento de interações.
Isso porque a plataforma registra as interações com os clientes e as armazena em um histórico que cria o perfil de cada um dos consumidores para melhorar a relação com eles.
Ou seja, com a integração dos dados e da automação, uma empresa que decora banheiro apartamento planejado pode criar estratégias mais segmentadas para o atendimento e para as vendas.
Além de fazer o monitoramento das interações, o CRM ajuda na gestão das vendas e na identificação das oportunidades que o negócio pode ter.
Tudo isso torna mais fácil o processo de análise de indicadores na hora da tomada de decisões, o que é essencial para que o sistema esteja em total harmonia.
Automação de e-mails
O e-mail vem se mostrando um canal extremamente eficiente para a comunicação, por isso é uma ferramenta de automação essencial para quem deseja melhorar o atendimento ao público.
Com ela, a comunicação com os clientes se torna mais fácil, assim como solucionar os seus problemas, oferecendo apoio rápido e consultivo e educando-os em relação aos que a companhia oferece.
A maior vantagem de usar essa ferramenta de automação é a alta capacidade de lidar com as grandes bases de consumidores existentes.
Isso significa que assim como os robôs de atendimento, o sistema pode dar respostas rápidas a várias perguntas, mantendo assim a qualidade do atendimento e a satisfação do cliente.
URA
A URA (Unidade de Resposta Audível) desde sempre foi uma das estratégias mais usadas na hora de cuidar da comunicação e do atendimento ao cliente.
Ela consiste, basicamente, em uma voz que apresenta as opções aos clientes, assim como o menu que os guia até a solução que procuram, seja sobre demolição controlada ou qualquer outra coisa.
Essa é tem sido uma das soluções mais usadas para a ausência ao público por ser muito consistente. Sua interatividade é útil em vários casos como de pessoas que não estão acostumadas a lidar com a tecnologia, por exemplo.
Speech Analytics
A última ferramenta apresentada leva o nome de Speech Analytics, ela é uma plataforma que ajuda na gestão da comunicação por voz.
O Speech ajuda na análise, na mensuração e até mesmo no estudo de informações em relação aos chamados de voz que vem de gravações de ligações levando a otimização.
Ele permite o controle de indicadores que se relacionam, ou seja, ajuda a entender quais ligações foram mais produtivas e ágeis e se algum dos padrões de atendimento foi deixado de lado.
Inclusive, ele ainda permite entender quão qualificados são os leads em cada uma das ligações e oferece soluções como integrações com demais ferramentas como o CRM.
Considerações finais
A padronização ao atendimento ao cliente, não significa que ela se torna impessoal e algo robotizado, na verdade é o total oposto disso.
Com essa prática, a equipe ganha mais autonomia para conhecer melhor os seus clientes e resolver os seis problemas da maneira como eles gostariam.
Ou seja, a produtividade da equipe tende a aumentar e os clientes a ficarem mais satisfeitos, o que leva ao aumento dos lucros do negócio, que é o objetivo na maioria dos casos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.