5 dicas para ajudar na produção do seu portfólio

bangboo

Dentro do mercado, demonstrar projetos concluídos pode ter um valor maior para profissionais ou empresas, o portfólio também pode estar envolvido nessa ação.

Por ser um acervo de materiais ou obras pré-existentes, o portfólio pode ser utilizado para captação de novos clientes, fechamento de negócios, ou ainda ser utilizado para fins acadêmicos, desde que o profissional possa demonstrar por meio dele:

  • Habilidades;
  • Competências;
  • Habilidades;
  • Qualificações.

Um portfólio difere de um currículo de natureza mais profissional e inclui cartas de apresentação, o portfólio visa aprimorar o lado profissional, demonstrando uma pequena parte de como ele funciona.

Por exemplo, um profissional pode criar uma placa de vidro para loja e incluir em seu portfólio os modelos que mais gostou ou que fizeram mais sucesso, como forma de atrair mais clientes que buscam o produto.

Alguns profissionais, como fotógrafos e escritores, podem criar um portfólio que consiste em fotos que foram tiradas ou textos escritos em vários formatos diferentes, tudo com a intenção de demonstrar o que criaram.

Quando um portfólio bem construído é feito, o profissional ou empresa tem mais chances de ser reconhecido no mercado.

Quais tipos de portfólio existem?

Se um curso de exame pkd gato decidir criar um portfólio para demonstrar serviços adicionais, existem quatro métodos comuns que podem ser empregados.

Muitos acreditam que o portfólio impresso não tem valor, no entanto, o portfólio impresso tem um impacto sobre o consumidor potencial que pode levar a um negócio ser concluído rapidamente após ser visto.

No entanto, esse efeito só é possível se o portfólio for impresso com papel de alta qualidade e boa impressão, o que resulta em um portfólio mais profissional e não economiza dinheiro.

O portfólio digital tornou-se um dos formatos mais populares, foi especialmente popular entre os profissionais do projeto de SPDA predial e empresas devido aos benefícios que possui, especificamente o menor custo e a capacidade de ser mais compartilhado.

No entanto, este modelo de carteira é mais adequado para algumas profissões, nomeadamente as que têm uma relação direta com o formato online, no entanto, também existem profissionais que pretendem inicialmente captar clientes através do digital.

O portfólio digital é realizado online ou em formato PDF. O Portable Document File, ou PDF, é um formato de documento que pode ter várias páginas e pode ser criado usando um software gratuito que possui uma variedade de layouts.

Com isso, todos terão acesso à leitura devido aos programas que facilitam a abertura desse modelo de arquivo, principalmente fotos e texto, no formato que o profissional preferir.

As plataformas online, por outro lado, podem ser aquelas que o profissional pode customizar ao seu gosto, ou, o que for adequado para a empresa de laudo de caracterização ambiental, por exemplo, podem ter vídeos para incrementá-la.

Alguns portfólios em plataformas digitais são mais simples de customizar, outros podem ser mais complexos que lembram o lado profissional do indivíduo e, em alguns casos, podem ter um currículo publicado.

A criação de um portfólio de sucesso pode levar muitas empresas e profissionais a repassar seus métodos e serviços para atender aos desejos do cliente.

Qual a importância de um portfólio?

Personalizar o envelope ou compartilhar um link ou arquivo que contenha o trabalho que foi criado é uma das formas de destacar um profissional ou empresa no mercado.

Com um portfólio, um profissional ou empresa de reforma de apartamento consegue demonstrar melhor sua identidade, principalmente quando se trata de algo personalizado e que se aproxime do que o consumidor deseja para si, isso facilita um contrato.

Outro aspecto significativo do portfólio é a transmissão de confiança que é passada ao cliente, principalmente quando ele é novo e busca um serviço que corresponda aos seus desejos, um portfólio facilita isso.

Ele demonstra que está ali para auxiliar e potencializar uma boa carreira, isso evita que clientes recusem os serviços por não gostarem da prévia.

A carteira facilita a segmentação de clientes, o que faz com que quem entra em contato realmente busque um profissional que queira fechar negócios, o que evitaria perda de tempo com um cliente que não vai concretizar a transação.

Como elaborar um portfólio adequado?

Se franquias de sucesso com baixo investimento ou profissionais mais qualificados desejam ter um portfólio de sucesso de seus produtos ou serviços, algumas sugestões podem ajudar.

É essencial ter em mente que algumas dicas funcionam melhor para um segmento de negócio do que outros, então é preciso que os profissionais e empresas adaptem as dicas a seguir de acordo com o que fazem. As dicas são:

1. Definir um objetivo

Antes de criar um portfólio de fato, é essencial ter um objetivo primordial: seja aumentar o número de consumidores, apresentar os trabalhos para uma empresa como forma de emprego ou, então, ser um recorde acadêmico.

Um portfólio, inclusive, pode servir como meio de divulgação dos produtos de uma loja ou como freelancer para demonstrar que seu trabalho é confiável, o primeiro passo deve ser definir o objetivo antes de iniciar a construção.

2. Escolher sempre os melhores trabalhos

Como vai potencializar o lado profissional, vai ajudar a atrair novos clientes e manter os já existentes, isso vai gerar fidelização, o portfólio deve conter apenas os melhores trabalhos do profissional ou empresa.

Isso porque são eles que vão demonstrar as habilidades e habilidades, por isso, a escolha pode ser baseada no feedback de trabalhos anteriores ou então, na descrição das pessoas que mais gostou.

Se o portfólio contém mídias, é fundamental que sejam de alta qualidade, sejam fotos ou vídeos, para aprimorar ainda mais a experiência do cliente.

3. Organizá-lo

Da mesma forma que a entrega de documentos e resultados de uma aula de trânsito para habilitados exige organização, o portfólio também exige organização nos trabalhos que estão sendo apresentados.

Se for online, alguns layouts podem auxiliar a torná-lo condizente com o que o profissional ou empresa deseja, passando uma parte de sua essência e propósito para os consumidores.

Se for sem ônus, o profissional vai começar com toda a estrutura desde o início, isso é importante estar atento para que a estrutura fique igualmente distribuída, isso resultará em uma melhor apresentação para o cliente.

Adições posteriores ao projeto também devem fazer parte da estrutura organizacional para evitar problemas no meio da execução do portfólio e para que no futuro, mais e mais pessoas possam o destacar.

4. Ter uma capa atraente

Apesar de ser um procedimento simples, ter uma capa pode ter um impacto significativo em um portfólio, pois serve como uma introdução que contém o nome do profissional e os meios de comunicação.

A capa pode ser incorporada ao design que será apresentado dentro do portfólio ou em alguns casos, mais pessoalmente, utilizando a própria assinatura para dar um ar mais profissional e autêntico àquele profissional.

5. Definir para qual segmento ele será exibido

Entender a área específica em que o profissional vai atuar também afeta a forma como o portfólio é apresentado, e até mesmo como ele pode ser apresentado de forma que o consumidor ache atraente em um primeiro momento.

Quando uma pessoa entende o nicho, suas chances de sucesso nas primeiras páginas ou mesmo, nas primeiras imagens se contiverem mídia, aumentam significativamente.

Assim, se alguém deseja aumentar o número de consumidores conquistados, quanto mais o conteúdo ou o layout do portfólio se assemelhar ao que os consumidores podem preferir, maior a probabilidade de fechar um negócio.

Considerações finais

Um portfólio é um meio de demonstrar uma parte de seu trabalho, principalmente suas habilidades e talentos, para clientes em potencial, a fim de facilitar os negócios.

Criado em formato impresso, digital, PDF ou digital, o portfólio também serve como forma de diferenciar os clientes de serviços administrativos terceirizados ou até de lavanderia por perto que verão um pouco dos trabalhos anteriores.

Isso se consegue com o aumento da confiança, principalmente dos clientes que estão descobrindo o profissional.

A criação de um portfólio é um empreendimento prático que pode ser repassado para futuros destinatários que o profissional se disponha a auxiliar de alguma forma, isso leva a negócios duradouros.

Sendo assim, os profissionais e empresas que querem se manter relevantes no mercado, precisam estar constantemente atualizando seus portfólios para apresentá-los sempre que for necessário.

Os portfólios são uma demonstração “prática” da competência do profissional ou negócio naquele determinado ramo, por isso, até mesmo os pequenos negócios locais deverão ter uma forma de portfólio, seja ele físico ou digital.

Quanto mais trabalhos bem executados um portfólio conter, melhor serão as chances de garantir que novas oportunidades surjam e possam ser abraçadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.