6 coisas que uma agência de publicidade espera do cliente

bangboo

Está em busca de uma agência de publicidade para cuidar da comunicação da empresa, ou até mesmo já contratou uma? Ótimo, este é o primeiro passo.

A partir de agora começa a parceria. Sim, parceria.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o trabalho de comunicação não é como as outras compras de serviço. Ele não é um pacote fechado. A agência é um parceiro estratégico para o seu negócio.

Com a assinatura do contrato, ela se torna uma extensão do próprio negócio. Um departamento fora de sua estrutura física, pronto para trabalhar lado a lado.

Seja o setor de marketing e sua equipe, o responsável por vendas ou até mesmo o diretor, este profissional atuará junto com a agência, em contato constante.

Muito bem então. É só começar o trabalho? Infelizmente não é bem assim.

Às vezes, este relacionamento não fica muito claro e ambos os lados acabam se desentendendo.

Nenhum de nós quer que isso aconteça. Justamente por esse motivo, criamos este conteúdo. Para mostrar os itens, dados e informações que são de extrema importância para nós, habitantes do outro lado do telefone, telas dos computadores e smartphones, as agências de publicidade.

Continue a leitura e veja algumas maneiras de melhorar sua comunicação e obter resultados melhores. Vamos começar?

1) Clareza nos objetivos

Seja sempre o mais claro possível sobre os objetivos da empresa. A agência de publicidade precisa estar ciente do desafio que enfrentará ao seu lado.

Aumentar as vendas? Todos querem isso. Você sabe. Estabeleça metas mais palpáveis. É assim que, aos poucos os resultados virão.

Um crescimento de 5% no fluxo do PDV; 10% mais acessos no seu e-commerce; 4% a mais de conversão em vendas, e por aí vai.

Dessa forma, ela poderá se organizar, mobilizar sua equipe e começar a trabalhar visando suas metas. Com o seu know-how e o da agência atuando juntos, pode ter certeza que os resultados vão aparecer.

Mas você sabe como medir tudo isso? É aí que entra o segundo item da nossa lista.

2) Análise dos KPIs

Key Performance Indicator (indicador-chave de desempenho) é uma palavra que terá que começar a fazer parte da sua rotina. Os KPIs são os indicadores que mostram como está a performance do trabalho de comunicação que você está executando.

Quer vender mais unidades do seu produto, levar seu serviço para mais pessoas ou aumentar o fluxo no seu PDV? São os KPIs que vão te dizer se essas metas estão sendo alcançadas.

Com os recursos que temos hoje, é possível acompanhar e otimizar ações, garantindo um estudo mais profundo e resultados mais assertivos. Ou seja, entender os KPIs é mais do que importante. É essencial.

Fazer uma análise minuciosa dos objetivos é fundamental. Não só para medir o trabalho da agência de publicidade, mas também colocar à prova seu direcionamento.

3) Seja legal com os prazos

O que não falta por aí, mercado afora, são prestadores de serviço prometendo metas absurdas em prazos minúsculos.

Só existe uma coisa que podemos dizer sobre isso: fuja. E vamos explicar o porquê.

Imagine seu dia a dia e tudo que você precisa fazer durante seu expediente. Seus objetivos, cobranças e resultados que precisa alcançar. Leva tempo, não é? São muitas pessoas envolvidas na empresa.

Dentro de uma agência de publicidade é a mesma coisa.

Toda uma equipe estará reservada para pensar, planejar, atuar, criar e desenvolver sua solicitação.

Isso quer dizer que a sua demanda vai passar por diversas pessoas e departamentos. São vários profissionais envolvidos, não medindo esforços para atingir suas metas.

Um bom trabalho dá trabalho. E exige tempo.

Embora emergências aconteçam, nem tudo precisa ser uma “batata quente”.

4) Dê referências, sempre!

As pessoas que trabalham em agências de publicidade são chamadas de “criativas”.

Ideias mirabolantes, atitudes inesperadas e surpresas envolvem este mundo da comunicação. Tudo para chamar a atenção do seu cliente e vender seu produto ou serviço.

Mas antes de tudo isso acontecer, essa galera precisa de referências. Um ponto de partida, um norte, uma pequena noção do que você espera ver.

Por isso, nem pense em medir esforços quando o assunto é munir seus novos parceiros com referências.

Dessa forma, fica muito mais fácil da agência chegar no resultado que você estava imaginando, quem sabe até melhor. É isso que sempre buscamos como profissionais, não é mesmo?

Para se trabalhar com comunicação, precisamos de comunicação.

5) O feedback é tão importante quanto o briefing

Peça pronta, trabalho entregue. Acabou? Claro que não!

Depois de tanto empenho e dedicação de ambas as partes, chegou a hora de dar um retorno para a agência de publicidade. Tanto do que foi criado quanto de toda a demanda executada.

Pode parecer fácil dar um feedback, mas não é bem assim.

Muitas vezes, vários setores, profissionais e executivos da empresa estão envolvidos no projeto. E cada um tem seu próprio parecer.

Para facilitar, tanto para você quanto para agência, é fundamental organizar as informações. Liste o que é mais importante, aquilo que é embasado e fundamentado, e descarte opiniões rasas e pequenas particularidades pessoais.

Isso, com toda certeza, vai ajudar nos próximos projetos, minimizando erros e potencializando resultados.

A comunicação entre vocês têm que ser constante e coerente.

6) Liberdade é essencial

Para realizar um bom trabalho, que seja criativo e atinja seu público-alvo, a agência precisa de liberdade. E para isso, ela precisará de sua ajuda.

Ousadia faz parte do jogo e é nessa hora que a parceria entres vocês tem que falar mais alto. Gritar se for preciso – claro, no sentido figurado.

Normalmente, as pessoas não gostam de sair do padrão, da famosa “zona de conforto”.

Porém, essa é a única forma de atingir maiores, e melhores, objetivos. Sem falar que este é o principal motivo de contratar os serviços da agência, a criatividade.

Acredite: com algumas conversas vocês dois poderão ter grandes ideias.

A única coisa que vai te separar do sucesso é a sua coragem, ou a falta dela, de seguir seus instintos e aprovar o projeto.

E se você chegou até aqui em sua leitura, sabemos que interesse você tem.

Aproveite ao máximo sua agência de publicidade

Começar um novo trabalho de comunicação é algo muito bom, principalmente para sua marca.

O ditado “quem não é visto, não é lembrado” nunca foi tão real, ainda mais nos dias de hoje onde tudo e todos estão conectados.

Se você seguir nossas dicas, usar seu know-how e colocar as mãos na massa, com certeza sua experiência será positiva.

E sabe o que isso quer dizer? Bons resultados, metas cumpridas e uma ótima parceria que poderá te auxiliar por anos.

Todo mundo ganha. Inclusive seu cliente.