As fraudes na internet estão cada vez mais comuns, e os criminosos utilizam diferentes estratégias para aplicar golpes em pessoas e empresas. Quem tem uma loja virtual, portanto, precisa se proteger.
O crescimento do e-commerce é contínuo e notado tanto por quem compra quanto por quem vende, mas mesmo diante dessa boa notícia, todo cuidado é pouco. Isso porque, assim como crescem as vendas, também crescem os riscos de fraude.
Os lojistas precisam se preocupar com isso porque a quantidade de golpes desse tipo aumenta continuamente e tem prejudicado muito as plataformas de vendas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ClearSale, o crescimento das fraudes em plataformas e-commerce tiveram um crescimento de 23,6% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o primeiro trimestre de 2021.
Apenas nos 3 primeiros meses de 2022, foram registrados 785 mil pedidos fraudulentos. Isso traz muitos prejuízos financeiros para as plataformas online e acaba afastando os consumidores.
Para evitar esse problema, é fundamental compreender o que é fraude em compras online, quais são os tipos de fraudes dentro do e-commerce e como evitá-las, e é justamente sobre isso que o artigo vai falar.
O que são fraudes em compras online?
Fraudes em compras online são qualquer ato que tenha a intenção de prejudicar o negócio, por exemplo, usar um cartão de crédito roubado, identidade falsa ou entrar na conta de terceiros para adquirir produtos.
Quando isso acontece, a loja precisa absorver os custos, algo que afeta negativamente a receita. Infelizmente, as fraudes no comércio eletrônico são prevalentes e isso acontece porque os golpes são sofisticados.
Uma empresa de serralheria grades pode vender seus serviços na internet, mas precisa tomar cuidado porque os criminosos não costumam ser pegos.
Tendo isso em vista, é fundamental utilizar um sistema antifraude e investir em boas práticas de segurança. Mas antes de saber como isso funciona, é interessante conhecer os tipos de fraude no e-commerce.
Tipos de fraude no comércio eletrônico
As fraudes no comércio eletrônico estão relacionadas com os chargebacks, ou seja, contestações de compras que os clientes fazem junto aos bancos.
Mas nem sempre isso acontece por motivo de fraude, de qualquer forma, existem alguns tipos mais comuns em diferentes plataformas de vendas. São eles:
- Fraude de interceptação;
- Fraude de teste de cartão;
- Roubo de identidade;
- Aquisição de conta;
- Fraude amigável.
A fraude de interceptação acontece quando os golpistas fazem pedidos no site, usando um cartão de crédito roubado. Depois que o pedido é realizado, eles fazem sua interceptação quando o pedido está a caminho do endereço e levam as mercadorias.
Uma forma de fazer isso é entrar em contato com a empresa para alterar o endereço de entrega, antes do envio. Outra possibilidade é entrar em contato com a transportadora ou os Correios para redirecionar o pacote a outro endereço.
Se o criminoso mora perto da vítima, pode esperar a entrega como se fosse o cliente verdadeiro. Uma loja virtual de ralo linear externo também precisa estar atenta à fraude de teste de cartão.
É um dos métodos mais sofisticados e ocorre quando o indivíduo tem acesso a um ou mais números do cartão de crédito roubado, seja por meio de roubo ou compra de dados na Dark Web.
Mesmo tendo em mãos o número do cartão, os criminosos não sabem se ele pode ser usado para concluir a transação ou qual é o limite desse cartão de crédito.
Então começam a realizar testes, escolhendo uma loja virtual para fazer pequenas compras, usando scripts ou bots para testar vários números de cartão. Quando descobrem qual deles funciona, fazem compras maiores.
Nos primeiros 6 meses de 2022, houve mais de 5 mil tentativas de fraude por identidade, de acordo com uma pesquisa realizada pela Idtech Único.
Negócios digitais dos mais variados segmentos, como uma loja de válvula diversora, precisam ficar atentos porque nesse tipo de fraude, o golpista usa a identidade de outra pessoa para criar um cartão de crédito e fazer compras.
Por usar dados válidos, a identificação fica mais difícil. Mas também existe a fraude de aquisição de conta que ocorre quando alguém tem acesso à conta de um usuário dentro de uma plataforma de comércio eletrônico.
Os criminosos conseguem obter essas informações de várias maneiras, por exemplo, ao comprar senhas roubadas na Dark Web e até utilizando esquema de phishing.
Depois de acessar a conta da vítima, eles alteram o endereço de entrega e ainda fazem compras com o cartão do cliente.
Por fim, existe a fraude amigável que acontece quando alguém compra um item na internet e logo solicita um estorno, dizendo que a transação era inválida. Então o banco devolve o crédito para o cliente e quem paga é o lojista.
Esse tipo de golpe é usado para receber produtos gratuitamente, alegando que a mercadoria nunca foi entregue ou informando para o emissor do cartão que o item foi devolvido para o comerciante, solicitando o reembolso.
Mas assim como uma clínica de internação de cachorro, as lojas virtuais precisam ficar atentas porque às vezes o cliente não identifica o nome da plataforma na fatura do cartão e acaba pedindo reembolso equivocadamente.

Dicas para evitar as fraudes
Como visto, as fraudes no e-commerce trazem muitas dores de cabeça para os lojistas, mas existem algumas estratégias que ajudam a evitá-las. São ela
Não confiar no cadastro do cliente
Conforme mostrado anteriormente, existem golpes que são aplicados a partir das informações usadas pelos clientes para se cadastrar na loja e fazer pedidos.
Os criminosos podem inserir informações conflitantes, como um bairro que não existe em determinada cidade ou alterar as informações do cadastro toda vez que fazem um pedido.
Para evitar esse problema, um revendedor de sanca de gesso para apartamento pode aplicar algumas medidas que vão evitar o excesso de edição no cadastro e fazer as pessoas inseri-los corretamente.
É necessário definir um limite de edições no registro e usar o banco de dados com informações de localização para procurar a cidade, estado, endereço e o CEP adicionado.
Além disso, o ideal é armazenar apenas as informações importantes para entregar os produtos aos clientes, além daqueles que ajudam a fazer estornos e reembolsos.
Contar com intermediadores de pagamento
Para que a loja virtual possa fazer ótimas vendas, é necessário usar sistemas de pagamento que facilitam a transação e trazem mais facilidade na finalização da compra.
Mas além de facilitar as compras, esses sistemas também são opções seguras, visto que também trabalham para outros lojistas. Assim sendo, precisam investir em tecnologia e segurança para os clientes.
Tanto para uma loja virtual quanto para uma empresa de spda malha de aterramento, é uma ótima opção de pagamento, além de ser confiável porque oferece um processo ágil e seguro e sistemas antifraude.
Além do mais, o lojista poderá disponibilizar os principais meios de pagamento, como transferência bancária, cartão de crédito, Pix e boleto bancário.
Fazer estudos sobre o comportamento de compra
Informação é tudo, por isso, conhecer a fundo o comportamento de compra das pessoas na internet ajuda a proteger o negócio. Também são ótimas informações para criar ofertas atrativas e personalizadas e evitar fraudes.
A marca precisa saber quanto tempo depois de conhecer a loja a pessoa costuma fazer a primeira compra, as ações que realiza antes de comprar, entre outras práticas que os criminosos não praticam.
Para uma loja virtual de persiana romana cascata, são informações valiosas para proteger o negócio contra fraudes no pagamento, principalmente durante épocas de maior movimentação, como Black Friday e Natal.
Desconfiar de pedidos muito acima
Uma coisa comum entre as lojas virtuais é que elas possuem um valor médio de compra que os clientes costumam fazer, e ter essa informação é muito importante para proteger o site.
Pedidos com valores muito altos ou acima daquilo que o público costuma gastar, assim como muitas unidades de um mesmo produto representam um alerta para o negócio. São comportamentos que podem indicar fraude no pagamento.
Uma plataforma que vende máscara tripla proteção tecido deve estar atenta a esse tipo de situação e se atentar aos valores pedidos na loja. Todo mundo quer que os clientes gastem bastante, mas isso não pode gerar um valor exorbitante.
Se isso acontecer, o ideal é entrar em contato com o cliente para verificar se foi ele mesmo que fez a compra, antes de embalar e enviar os produtos.
Considerações finais
Vender pela internet é muito fácil para os empreendedores e permite que muitas pessoas realizem o sonho de ter o próprio negócio, mas quando o assunto é a web, todo cuidado é pouco.
Mesmo diante de todas as vantagens e facilidades das compras e vendas online, é fundamental proteger a plataforma para evitar fraudes que prejudicam e muito o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.