fbpx

Como construir valor de marca?

bangboo

O que determina a influência de uma marca no mercado? O que faz ela ter sucesso e atrair clientes? 

A resposta para essas perguntas está no valor que as marcas agregam junto a seus clientes, esse valor pode determinar inclusive quanto um cliente está disposto a pagar por um produto/serviço prestado pela empresa. 

 Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo esse artigo até o final!

O que é valor de marca?

O marketing digital utiliza algumas métricas para determinar o desempenho das estratégias e planejamentos aplicados em uma marca. O valor é uma das métricas mais conhecidas para definir a presença de uma marca no mercado. 

A definição de valor costumeiramente é associada ao preço que um determinado objetivo ou serviço, mas na perspectiva do marketing o valor vai além. Ele é composto por todos os fatores que influenciam a decisão de compra do cliente, o reconhecimento que uma determinada marca tem no mercado. O valor de uma marca é basicamente o que faz com que ela se diferencie para o consumidor, a partir disso é possível calcular os ativos mais valiosos. 

Qual a importância do valor de marca?

Ao posicionar sua marca como uma referência no mercado, ou seja, uma marca de valor, a empresa se torna mais valorizada em relação aos ativos financeiros. Isso porque a liderança no mercado garante que os clientes tenham preferência pelo seu produto, o que gera mais lucro e, consequentemente, valoriza a receita do seu negócio. 

A consequência do valor de marca também é refletida no preço do seu produto ou serviço, isso porque ela ganha a confiança do seu público. Você já teve que escolher entre comprar um produto de uma marca que você conhece e uma que desconhece? Mesmo que seja um pouco mais caro, a maioria das pessoas prefere comprar algo que já é conhecido e resolve o seu problema. Esse é um exemplo grande de como o valor de marca pode influenciar um comprador. 

Como calcular o valor de uma marca?

Por ser algo intangível pode parecer difícil calcular o valor de uma marca, porém alguns questionamentos podem ajudar nessa tarefa, como:

  •  Seu público vê qualidade no produto/serviço que sua marca entrega?
  •  Sua marca é inovadora no mercado em que atua?
  •   Ela atende as necessidades dos seus clientes?
  •  A proposta da marca é mais atrativa do que as outras no mercado? 
  •  Seus consumidores comprariam novamente e recomendariam a marca para amigos e familiares?
  •  O custo/benefício do seu produto/serviço é bom para seus clientes?
  • Seu público se identifica com a sua marca? 
  •  Sua marca é referência na categoria do produto? 
  •  Você consegue comunicar os valores da empresa através da marca? 

Ao fazer esses questionamentos é possível analisar se sua marca realmente agrega valor aos clientes, além de entender o que pode ser melhorado para entregar um produto/serviço que seja atrativo para o público e seja capaz de posicionar sua marca como uma referência no mercado. 

Como aumentar o valor da marca?

Depois de fazer a análise para calcular o valor da marca é hora de conhecer algumas dicas que vão te ajudar a aumentar o valor de marca para sua empresa. Confira nossas sugestões:

  1. Invista em marketing
    O marketing é, sem dúvidas, um elemento indispensável para a construção do valor de uma marca. Através dele é possível traçar estratégias que valorizem todos os pontos positivos da sua marca e fazer com que o público interaja com a empresa criando um relacionamento entre marca e público.
    Dessa forma, é possível atrair um grupo maior de pessoas interessados no nicho que a marca atua, além de trazer mais confiabilidade para o seu serviço. Afinal, você poderá expor de forma clara tudo que a empresa oferece e como ela trabalha.
  2. Melhore a experiência do cliente
    Não há divulgação melhor do que a recomendação de um cliente. Pedir feedbacks aos consumidores fiéis permite que você entenda todos os pontos positivos e detalhes a serem melhorados para enfim se tornar referência no nicho em que atua.
    A experiência do seu cliente é fundamental para sua marca, por isso ela deve ser tratada com cuidado desde o primeiro contato. Investir em uma comunicação assertiva antecipa uma boa vivência com os serviços que a empresa oferece.
    Para isso, você pode ouvir os seus clientes através de canais de comunicação disponibilizados especificamente para esse fim como, email, chat, telefones, entre outros.
  3.  Monitore a reputação do seu negócio
    Para fazer uma compra é comum que os consumidores pesquisem por várias opções antes de tomar a decisão. Para isso, eles pesquisam diversas empresas e um dos tópicos mais observado é a reputação da marca.                                                    Quando a imagem de uma empresa não é boa, o produto também é desvalorizado. Por isso, é preciso monitorar como a sua empresa está sendo vista pelos clientes para deixar uma percepção positiva dela no mercado.

3 exemplos de marca de grande valor

Muitas marcas já perceberam a importância de agregar valor no mercado. Para te inspirar trouxemos 4 exemplos de grandes marcas no mercado de grande valor. Confira: 

– Apple

A marca é um grande exemplo de líder de mercado, mesmo com aparelhos eletrônicos semelhantes a empresa ainda consegue manter seus produtos com um alto custo e uma grande procura por parte do seu público. Não é atoa que muitas empresas do mesmo nicho inspiram alguns de seus produtos na marca para alavancar seu negócio. 

– Coca-Cola 

Com uma legião de fãs por todas as partes do mundo, tomar uma “coquinha” é sinônimo de felicidade. Mas isso não é à toa, a marca investiu e investe em branding para gerar valor para seus clientes. 

A experiência do cliente é muito valorizada pela empresa e por isso, conquistou milhares de admiradores se tornando o refrigerante favorito de uma boa população ao redor do mundo. 

– Nike 

Começou apenas com uma marca de tênis, mas atualmente se transformou em uma forma de expressão. Os tênis Nike são altamente valorizados e muitos deles são inclusive colecionáveis. 

A marca conseguiu estabelecer liderança no mercado por ser sinônimo de qualidade e estilo, ao usar um tênis Nike o consumidor sente que está se expressando, seu slogan “Just do it” (apenas faça isso, em tradução literal do inglês) faz seus consumidores se sentirem representados. 

Gostou de saber mais sobre valor de marca? Então, nos acompanhe nas nossas redes sociais para não perder nenhum dos nossos conteúdos: @agenciabangboo

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email