Para que uma empresa possa ter sucesso no mercado, ela depende de uma série de elementos que vão garantir o desenvolvimento da sua marca. Mas, entre eles, não há como negar a importância dos clientes e o nível de satisfação deles com a companhia.
A história de uma empresa pode ser definida pelo que ela pode oferecer para o seu público. De fato, um bom negócio surge a partir da possibilidade de proporcionar soluções que interessem a pessoas ou a outras companhias.
Diante disso, pode ocorrer um crescimento constante da empresa no mercado, pois ela passa a ter um alto valor dentro da sociedade, uma vez que os clientes passam a buscá-la para suprir as suas necessidades.
Quem precisa fazer uma troca de conector, por exemplo, deve ir atrás de um estabelecimento que ofereça esse tipo de produto ou, ainda, encontrar um local que venda o produto e preste o serviço.
É essencial para o cliente que ele encontre um produto de qualidade, que garanta que o seu nível de satisfação com a aquisição realizada seja alto. Mas todo esse cenário não termina aí.
Afinal, um cliente satisfeito pode ser uma das maiores conquistas de uma empresa, justamente porque ele pode se tornar um comprador fiel dos produtos ou serviços oferecidos pela marca.
Ao mesmo tempo, um consumidor que tenha tido uma boa experiência é capaz de se tornar um defensor e um promotor da marca, o que faz com que ela cresça de maneira consistente no mercado. Além disso, a opinião dos clientes pode ser traduzida em depoimentos.
Neste artigo, é possível entender a importância e os benefícios dos depoimentos para uma companhia, justamente pelo fato de que os clientes gostam de ter voz dentro de uma empresa.
A importância de ter o depoimento dos clientes
Para que uma empresa de aluguel de brinquedo inflável, por exemplo, possa saber se os clientes estão gostando dos serviços e se algo nos seus processos pode ser mudado para tornar a experiência ainda melhor, é necessário ouvir o público.
Isso pode ser feito de diversas formas, desde uma simples pergunta após o atendimento até a realização de uma pesquisa. Ou ainda, por meio da coleta de depoimentos feitos pelos clientes.
Em tempos nos quais a internet facilitou a comunicação e aproximou empresas dos seus clientes, isso é ainda mais necessário e efetivo.
Em poucos segundos, um consumidor que tenha interesse em um produto ou serviço pode consultar qual é o nível de satisfação que outros clientes tiveram ao recorrerem às soluções oferecidas por uma marca.
Ou seja, um cliente que entra na internet para pesquisar algo como “banho e tosa perto de mim” quer encontrar feedbacks positivos para saber que estará levando o seu animal de estimação em um local profissional e de qualidade.
Uma maneira desse consumidor encontrar essas fontes positivas de relatos é justamente por meio de depoimentos de outros clientes que foram coletados pela companhia. Sendo assim, é essencial que o estabelecimento providencie essa prova social.
De fato, os depoimentos se tornaram um recurso bastante importante para que as empresas possam transmitir confiança para que o público recorra às soluções que ela oferece.
Isso é necessário por vários motivos, principalmente porque, em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que conseguirem se provar de modo mais eficaz para o público conquistarão mais facilmente a sua preferência.
Nesse sentido, nada mais necessário do que buscar meios que auxiliem a imagem e o trabalho da empresa no dia a dia, de forma que seja cada vez mais simples e eficaz conquistar novos clientes graças às ações realizadas diariamente.

A necessidade de ouvir o público
É inegável que uma das maneiras de conquistar a confiança do público e de tornar uma empresa mais rentável se trata justamente da capacidade da companhia de ouvir o que os seus clientes têm a dizer.
Todo cliente gosta de ser ouvido pelas empresas com as quais se identifica e gosta de fazer suas compras. Afinal, essa ponte de relacionamento pode ser um meio pelo qual o consumidor passa a se sentir valorizado pelo estabelecimento.
Nesse sentido, é altamente indicado que a empresa invista sempre em ações que façam com que ela conheça melhor o seu público. A primeira delas pode ser a realização de pesquisas, com diferentes temas, que dão um amplo conhecimento dos clientes.
Uma empresa que queira vender um plano funerário com jazigo, por exemplo, precisa entender quais são as dores do seu público para que possa criar um produto que atenda às expectativas e necessidades dos seus clientes.
Ao mesmo tempo, é fundamental que a companhia faça sempre que possível perguntas abertas ao seu público, isto é, que não limite o que as pessoas têm a dizer ao dar alternativas para a resposta.
Dessa forma, é possível criar uma margem muito maior para entender as opiniões dos clientes. Em um atendimento presencial, o ideal é nunca interromper o comprador, para que, o que ele está dizendo, possa ser compreendido de forma integral.
Outra ação que costuma valer a pena para ouvir o público é oferecer diferentes canais de atendimento. Isso porque algumas pessoas preferem comprar virtualmente e, caso queiram falar com a companhia, podem utilizar o chat, o e-mail ou outro recurso como esses.
Para finalizar e mostrar ao cliente que ele foi devidamente ouvido, uma dica é fazer um breve resumo de tudo o que ele disse durante um atendimento, inclusive para confirmar se o entendimento foi completo.
Com ações como essas, uma empresa que venda vinho suave de mesa bom, ou qualquer outro produto, pode conquistar bons feedbacks, colhendo depoimentos de qualidade dos seus clientes.
Os benefícios de usar depoimentos de cliente
Justamente porque a melhor forma de satisfazer o cliente é dar ouvidos ao que ele tem a dizer e transformar todo esse depoimento em uma experiência melhor, é fundamental que qualquer companhia invista nesse contato com o público.
De ações como essas, a empresa consegue obter bons depoimentos dos seus clientes e utilizá-los como uma prova social em seu site, no seu estabelecimento físico, nas redes sociais e em muitos outros lugares.
Os depoimentos coletados pela empresa podem ser usados e, dessa forma, proporcionar uma série de benefícios para a companhia. Alguns deles podem ser:
- Atestar a qualidade do serviço;
- Gerar maior credibilidade;
- Transmitir segurança aos clientes;
- Fortalecer a marca.
O depoimento de um cliente que comprou um avental personalizado para restaurante, por exemplo, pode ser o caminho mais simples para atestar ao público de que os serviços prestados pela companhia são de excelência.
Além disso, o relato de um cliente satisfeito gera muito mais credibilidade no público. É cada vez mais comum que pessoas deixem o seu depoimento nas redes sociais, elogiando o atendimento recebido em uma empresa.
Ao visualizar esses feedbacks, outros clientes se sentem mais confortáveis para realizar um negócio com esse novo estabelecimento, justamente porque os depoimentos lidos sobre o local foram capazes de transmitir uma segurança na hora de comprar.
Diante disso, nada mais natural do que ver que a empresa pode desfrutar de outra vantagem: o fortalecimento da marca. Companhias idôneas e comprometidas com o seu público possuem uma imagem bastante forte no mercado.
Isso quer dizer que um estabelecimento que fornece capa para sax soprano ou qualquer outro produto ou serviço se torna uma referência no seu segmento, pois soube como cativar os seus consumidores e torná-los clientes fiéis.
Diante desse cenário, é possível perceber, com tranquilidade, o quanto os depoimentos de clientes satisfeitos podem auxiliar uma companhia a se estabelecer e a se fortalecer entre os seus clientes.
Afinal, os compradores querem conhecer melhor a opinião de outras pessoas, levando em consideração se a experiência delas foi boa e se existe uma recomendação sobre aquele local.
Com esse auxílio, a empresa pode mudar de forma exponencial os seus resultados, pois além de garantir a qualidade dos seus produtos e serviços, também investe no relacionamento com o público e promove maior satisfação aos clientes.
Considerações finais
A empresa que tem clientes satisfeitos já está na frente das suas concorrentes sem grandes esforços. De fato, o foco de qualquer companhia que quer crescer no mercado precisa ser voltado para o seu público.
Diante disso, nada mais natural do que perceber que a empresa deve investir na idealização de bons produtos e no relacionamento duradouro com os seus clientes. Todo esse contato acaba por render feedbacks positivos, que se tornam ótimos depoimentos.
Assim, a empresa que recebe depoimentos satisfeitos com o seu trabalho, ou com o seu produto, como um tensoativo detergente, tende a conquistar cada vez mais clientes, tornando-se assim uma referência dentro do seu segmento de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.