Você já ouviu falar do “Golden Circle”, em português: “Círculo Dourado”? Se não, está na hora de desvendar essa técnica intrigante que grandes marcas dominam, para se destacar em meio ao cenário competitivo. A seguir, vamos explorar o que é, quem o criou, e como ele se tornou uma ferramenta valiosa no mundo do marketing.
O que é o Círculo Dourado?
Para além de um conceito de marketing inovador, o Círculo Dourado serve de guia para marcas desenvolverem uma base sólida, autêntica e com propósito. Uma estratégia introduzida por Simon Sinek, autor dos livros “Comece Pelo Porquê” e “Encontre Seu Porquê”. A técnica, ilustrada por um círculo que lembra o formato de um alvo, busca responder três perguntas fundamentais: “O Que?”, “Como?” e “Por Quê?”.
Grandes Marcas Pensam Nisso!
A Nike, é um exemplo claro de marca que entrega além de produtos ao seu consumidor. Possui uma base sólida em um propósito inspirador que a sustenta, a diferencia no mercado, tornando-a autêntica e agregando valor a ela. Veja abaixo o Círculo Dourado da marca Nike:
Por Quê: “Inspirar atletas a alcançar o seu melhor, independentemente de quem sejam.”
Como: “Design inovador, marketing emocional e patrocínio de atletas.”
O Que: “Produzimos calçados esportivos, roupas e equipamentos.”
Ao definir o Círculo Dourado, grandes marcas, assim como a Nike, encontram uma maneira de criar conexões duradouras e significativas com seus consumidores. Transformando aquilo que vendem em propósitos relevantes e direcionando as pessoas a perceberem e se conectarem com a marca.
Primeiro as Raízes, Depois os Frutos
Assim como as raízes são essenciais para o crescimento saudável de uma planta, a camada interior, “Por quê” do Círculo Dourado, representa as raízes que sustentam e nutrem uma marca. Imagine uma árvore robusta, cheia de folhas e frutos: suas raízes não são visíveis, mas são a base vital que a permite alcançar alturas impressionantes, mantendo-a também em pé. Especialmente mediante as tempestades. São as raízes que fazem uma árvore duradoura. Da mesma forma, estabelecer o propósito de marca é crucial para impulsionar uma empresa a crescer, florescer, se destacar e permanecer firme mesmo mediante a crises no mercado.
Acompanhe a Bangboo nas redes sociais e fique por dentro das principais tendências e estratégias de marketing.