Formulário para leads: Saiba quais os cuidados necessários para que as respostas dos clientes sejam assertivas

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Gerar leads é algo importante para as estratégias de marketing de qualquer empresa e a ferramenta usada para isso é o formulário de contato. Mas ele só é eficiente se for otimizado da maneira correta.

É assim que o usuário vai avançar no preenchimento e fornecer dados importantes para a marca em troca de conteúdos. Isso é muito benéfico porque fortalece a base de contatos e aumenta as taxas de conversão.

As organizações procuram estreitar as relações com o público para educar as pessoas e convertê-las em potenciais clientes, sendo uma busca constante dentro das estratégias de marketing digital.

O formulário de contato é uma ferramenta simples e eficiente, que quanto mais bem desenvolvida e objetiva, maior a sua capacidade de fazer conversões.

Só que é muito importante otimizar o formulário para que ele seja aceito pelo visitante. É uma forma de aumentar as chances de preenchimento e tornar a experiência mais prática para quem acessa a plataforma.

Ao mesmo tempo, vai gerar mais contatos para quem oferece algo em troca desse cadastro, só que muitas empresas têm dúvidas na hora de elaborar seu formulário.

Para esclarecê-las, este artigo vai explicar a importância do formulário para gerar leads, quais são os cuidados necessários em sua elaboração e mostrar como criá-lo do jeito certo.

Importância do formulário para leads

O formulário para leads é importante para as empresas porque é a ferramenta mais eficiente para converter e sua importância se explica por meio das vantagens que oferece para os negócios, como:

  • Fortalece a base de leads;
  • Ajuda a conhecer o público;
  • Agiliza a troca de informações;
  • Aumenta as taxas de conversões.

Uma clínica especializada em castração de coelhos precisa ter uma boa base de leads para educar e conduzir os contatos dentro do funil de vendas usando os conteúdos elaborados.

É um passo necessário para inserir os potenciais clientes na jornada de compra e levá-los até a conversão. Mas não é porque a empresa tem uma ampla base de leads que se encontra em uma situação favorável.

Quantidade não é sinônimo de qualidade e se o formulário não for bom o suficiente, não vai captar informações que façam sentido para a estratégia.

É necessário ter uma estrutura enxuta para captar informações realmente relevantes, assim, os leads obtidos serão realmente úteis e vão gerar conversões no futuro.

Embora seja uma ferramenta simples, ela precisa trazer um grande volume de informações e ser uma amostragem relevante de pessoas.

Quando otimizada, entrega as perguntas certas e traz um detalhamento positivo para quem preenche suas informações. Os negócios precisam conhecer muito bem sua audiência, principalmente na hora de segmentar os contatos no funil.

Por meio do formulário, um fabricante de kit para churrasqueiras fará perguntas diferentes a cada oferta de conteúdo.

Cada um se encontra em um estágio diferente do funil e a companhia sabe qual o perfil da audiência que chegou em determinada etapa e consome certo tipo de material.

Os consumidores estão vivenciando uma era de imediatismo e urgência e isso se deve à internet. Os usuários não têm paciência com processos demorados e quando alguém deseja acessar um conteúdo se espera uma navegação rápida e simples.

Isso facilita a troca de informações e quando o formulário é objetivo, otimizado e simples, vai executar esse processo com agilidade. Uma troca rápida reduz as desistências de quem quer acessar o conteúdo.

Tudo o que a pessoa precisa fazer é preencher dados simples para ter acesso ao material de maneira praticamente instantânea.

Um bom formulário para geração de leads consegue alcançar uma taxa de conversões de 11%. Mas é perfeitamente possível aumentar esse número e ter acesso a resultados ainda mais potentes, algo que depende do desenvolvimento da ferramenta.

Ela demonstra ser muito eficaz para uma clínica especializada em prótese de glúteo, visto que consegue coletar leads e conduzi-los pelo funil de vendas até a conversão.

Só que quando o formulário é otimizado ele vai detectar facilmente o estágio do funil, captar dados detalhados e potencializar a comunicação via e-mail.

Cuidados necessários com o formulário

Na hora de elaborar o formulário de contato, existem alguns cuidados importantes e um deles é oferecer algo em troca para captar clientes.

Antes de pedir qualquer informação, é necessário oferecer algo útil para as pessoas. Por exemplo, uma academia pode oferecer uma pesquisa que mostra a importância dos exercícios físicos para a saúde.

Outro ponto é pedir somente as informações essenciais para o negócio, nesse contexto, é fundamental que o formulário seja objetivo e solicite apenas nome, e-mail e telefone do contato.

É compreensível que a empresa queira extrair o máximo de informações neste momento, mas primeiro é necessário conquistar a confiança para depois saber um pouco mais sobre a pessoa.

Assim como uma clínica de implante de cabelo liso, o ideal é fazer perguntas fechadas e oferecer opções de seleção para que o visitante apenas clique na resposta desejada. Perguntas abertas podem desencorajar o preenchimento.

Para garantir uma boa usabilidade ao formulário, o campo a ser preenchido deve estar alinhado ao tamanho da resposta esperada. Além disso, a empresa deve mostrar qual será o próximo passo no botão de conclusão do formulário.

Por exemplo, se o visitante for receber um eBook, uma dica é escrever no botão “receba seu eBook”. Por fim, para que o visual esteja sempre organizado, campos cuja resposta é da mesma categoria devem ser agrupados.

Dicas para criar um bom formulário de leads

Para criar um formulário eficiente e alcançar os resultados esperados, existem algumas dicas que podem ajudar. São elas:

Enfatizar a oferta

É necessário mostrar claramente para o usuário o que ele ganha em troca do preenchimento. Mesmo que na chamada do e-mail exista uma promessa de benefício, ele também precisa estar muito visível na página de conversões.

Supondo que uma empresa de locação de coworking por hora para psiquiatras esteja oferecendo um eBook, se tornar possível colocar a capa do material na página de conversões onde está o formulário.

Não solicitar informações delicadas

No primeiro contato do visitante com a empresa, não se deve pedir informações delicadas como o número de documentos porque isso pode assustar o potencial cliente.

São dados que poderão ser obtidos facilmente quando o processo de vendas estiver mais evoluído, afinal, em muitos casos, a documentação do cliente é necessária.

No início, o objetivo deve ser apenas captar dados importantes para melhorar o relacionamento com a base.

Mostrar que não pretende enviar spam

Um buffet para aniversários consegue uma grande quantidade de formulários preenchidos porque se compromete em não enviar spam para os contatos e avisar as pessoas sobre isso.

Todos os negócios precisam informar o visitante sobre seu comprometimento de maneira curta e objetiva, incluindo as informações da política de privacidade.

Cuidar da usabilidade

Existem alguns erros de usabilidade que podem prejudicar a eficiência do formulário de contato que, como resultado, acabam atrapalhando a conversão.

Dentre as práticas equivocadas mais comuns está o abuso de fontes pequenas e com pouco contraste, deixar o botão apagar no final do formulário e ter um campo extra de confirmação de e-mail.

Também é um erro não aproveitar a chamada para ação de envio para reforçar a oferta. Por exemplo, ao invés de escrever “enviar”, as clínicas para dependentes químicos podem escrever “receba seu eBook”, caso esta seja a oferta.

Pedir apenas as informações essenciais

É importante ter em mente que o formulário é apenas o primeiro passo para se aproximar do potencial cliente, por isso, as informações solicitadas devem ser suficientes para qualificar o lead.

É necessário considerar os dados realmente relevantes para que a equipe possa filtrar os contatos, lembrando que quanto mais campos de preenchimento, mais difícil de converter.

Responder ao usuário após o preenchimento

Se o objetivo do preenchimento é entregar um conteúdo exclusivo, é necessário liberar o link para conteúdo logo após o preenchimento do formulário.

Também é importante enviar a mesma informação por e-mail, pois dessa forma o público terá outra chance de consumir o conteúdo em uma hora mais apropriada.

Evitar que o usuário tenha que pensar muito

Um fabricante de lacre para sacola de papel deve evitar as perguntas abertas porque elas exigem que o usuário pense muito para escrever. O ideal é optar por perguntas objetivas com respostas definidas.

Isso facilita muito na qualificação automática dos leads e se a organização quiser, pode incluir um campo não obrigatório com uma pergunta aberta no final do formulário.

Considerações finais

Não é possível gerar leads se a empresa não fizer uso de um bom formulário de contato, devidamente planejado e pensado para coletar as informações mais importantes sobre os visitantes.

Por meio de ações simples como as mostradas ao longo do conteúdo, a organização vai conseguir otimizar essa ferramenta e facilitar suas estratégias para gerar potenciais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.