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Gatilhos mentais: o que são e como usá-los na sua estratégia de Marketing Digital

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Você sabe o que são os gatilhos mentais? No meio do marketing esse recurso é uma arma poderosa de persuasão que pode te ajudar a alcançar um ótimo resultado.

Quer saber mais sobre eles? Continue lendo!

Afinal, o que são os gatilhos mentais?

Você já disse a frase “eu não vou gastar muito esse mês”, mas ao ver um certo produto não resistiu e acabou comprando por impulso? 

Se a resposta para essa pergunta for “sim”, então você já teve um gatilho mental ativado!

A origem desse conceito está na psicologia, essa é uma técnica que usa estímulos mentais para influenciar sua tomada de decisão. Os gatilhos podem te tirar da sua zona de conforto, chamar sua atenção e provocar sensações boas ou ruins. 

É natural que seu inconsciente — parte do cérebro responsável por impulsos, sentimentos, etc — ao entrar em contato com estímulos desencadeia sentimentos ou lembranças fazendo com que você tome alguma decisão baseada nesse momento. 

Como os gatilhos mentais são usados no marketing?

Pensando em gatilhos mentais como uma estratégia de venda é possível ter inúmeras formas de uso. Ao observar o comportamento do seu consumidor é possível entender como se acontece a jornada para tomada de decisão e traçar uma estratégia assertiva para chegar ao resultado que você deseja. 

Isso pode ser feito proporcionando uma experiência positiva para o seu consumidor. Por exemplo, você já deve ter se deparado com propagandas de apps que te dão um tempo grátis para você experimentar os serviços deles. Esse gatilho foi muito usado por plataformas de streaming, como Netflix ou Spotify. Ele estimulou novos cadastros nas plataformas e fez com que o público estreitasse o relacionamento com seus serviços para que quando o tempo passasse o usuário estimulado pela cortesia escolhesse ser um assinante. 

Esse é apenas um exemplo dos inúmeros gatilhos que o marketing usa para estimular seus clientes a tomar uma decisão. 

Quais os principais gatilhos?

Existem muitos gatilhos, no marketing alguns são mais usados que outros. Separamos os 10 melhores gatilhos mentais para você conhecer e se inspirar! Veja:

1. Reciprocidade 

No exemplo que usamos sobre as plataformas de streaming, estávamos falando do gatilho da reciprocidade. Ele parte do pressuposto de que as pessoas tendem a retribuir algo que elas ganham. 

Esse gatilho é muito usado em sites ou blogs para oferecer um serviço gratuito estimulando o público a retribuir assinando um produto ou serviço. 

 Exemplo: Você quer vender, mas não sabe por onde começar? Baixe agora nosso guia para impulsionar suas vendas!

  1. Escassez 

O gatilho da escassez está muito ligado ao instinto de sobrevivência humano, quando achamos que perdemos algo costumamos dar muito mais valor aqui. 

Essa lógica também se aplica aos negócios e para usá-lo você precisa fazer com que seu público acredite que aquilo é essencial. 

Exemplo: Os apartamentos já estão nas últimas unidades, não perca tempo e garanta o seu!

  1. Urgência 

Você já quis ir a algum lugar, mas acabou se atrasando e não chegando a tempo? 

O gatilho da urgência estabelece um prazo para persuadir o público a adquirir um produto ou serviço antes que o tempo acabe. 

Ele é semelhante ao gatilho da escassez, mas ao invés de mostrar que um produto/serviço está acabando ele está relacionado ao tempo. 

Exemplo: Computadores com até 50% de desconto. Essa oferta expira em 6 horas, aproveite para garantir o seu!

  1. Significância

Quem não gosta de se sentir valorizado? 

Esse gatilho é justamente sobre isso, fazer com que o seu público se sinta importante para sua empresa. Ações personalizadas, como bilhetes enviados na entrega do produto, fazem com que o cliente sinta que a marca realmente se importa com ele. 

  1. Novidade

O cérebro humano costuma criar expectativas em cima de novidades, sejam elas boas ou ruins. Ao trabalhar com esse gatilho você pode usar essas expectativas para deixar o seu público ansioso com um lançamento para testar o seu produto/serviço. 

Você pode usar esse gatilho relacionando a novidade a uma melhoria de vida para o consumidor. 

Exemplo: Tire fotos ainda melhores com nossa nova geração de celular!

  1. Curiosidade 

Os seres humanos são curiosos por natureza. Quem não gosta de descobrir algo novo? 

Essa pode ser uma arma poderosa quando usada para instigar o seu público a conhecer sua marca, produto ou serviço. 

O gatilho da curiosidade é usado desde o título de um post até o anúncio de um produto.

Exemplo: 5 dicas para decorar sua casa. A última você não pode deixar de usar!

  1. Antecipação 

Você já viu o trailer de algum filme e ficou muito animado para assistir o filme? 

Se a resposta for “sim”, então você conhecerá o gatilho da antecipação. 

Projetar o futuro mexe com as pessoas, não é atoa que esse gatilho é tão usado no mundo do cinema. Esse gatilho é perfeito para ser usado em lançamentos, já que ele cria expectativas no seu consumidor e os deixa propensos a querer adquirir o seu produto/serviço. 

Exemplo: Vem aí o lançamento que te ajudará a facilitar sua vida e poupar tempo!

  1. Prova Social 

Ao comprar um produto em um novo site, muitas vezes procuramos avaliações de pessoas que compraram antes para basear a decisão de comprar na experiência de outras pessoas.

Mostrar ao seu público a satisfação de antigos clientes é um gatilho muito poderoso. Afinal, se um produto ou serviço atende as expectativas de alguém tem mais chances de atender às suas.

  1. Autoridade 

Não há nada melhor do que adquirir um serviço de quem é especialista no assunto, não é?

O gatilho da autoridade mostra ao seu cliente que você conhece tudo sobre o produto/serviço que vende, o que transmite confiança ao seu público para realizar a compra. 

Uma das melhores formas de fazer isso é através de conteúdos relevantes que ajudem o consumidor a aprender mais sobre a área que sua marca domina.  

  1. Storytelling 

Quem nunca se emocionou com um comercial? Alguns deles ficam na nossa memória mesmo após saírem do ar!

Esse é o storytelling, usado como gatilho mental para sensibilizar o consumidor e despertar emoções positivas. 

Através dele é possível fazer com que seu público tome as decisões de compra baseados na emoção que o seu anúncio despertou.

A Coca-Cola é muito conhecida por suas propagandas capazes de emocionar. Veja um exemplo recente de storytelling da marca:

Os gatilhos mentais são indispensáveis na sua estratégia digital, pois são uma arma de persuasão poderosa. Use-os com sabedoria para deixar seu marketing mais assertivo. 

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