Guia completo para o seu planejamento de marketing!

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 Determinar objetivos, acompanhar resultados e saber quais os próximos passos são atividades corriqueiras em uma estratégia de marketing, mas como organizar tudo isso e traçar o melhor caminho para seguir adiante? 

O Planejamento de Marketing serve como um guia para que sua empresa não se perca no meio de tantas estratégias. 

Confira tudo sobre essa ferramenta lendo esse artigo até o final. 

Tópicos do artigo

O que é um planejamento de marketing?

Quando se pensa em estratégia de marketing, planejamento é o que não pode faltar. O planejamento de marketing é um documento feito para auxiliar na gestão e guiar as estratégias para atingir os objetivos que sua empresa estabelece. Um planejamento de marketing geralmente contém: 

– Metas;

– Indicadores;

– Análises;

– Métricas;

– pesquisa de mercado;

– Informações relevantes para a estratégia. 

Existem dois tipos de planejamentos: os específicos e os gerais. O primeiro é voltado para campanhas de curto prazo, como promoções de datas comemorativas (black friday, dia do consumidor, etc). Já o segundo são voltados para objetivos gerais de longo prazo da empresa, como gerar engajamento, valor, entre outros. 

Qual a importância de um planejamento de marketing?

Imagine que você vá viajar para uma cidade que você não conhece sem um GPS ou qualquer tipo de instrução quanto ao percurso que você deve seguir, por mais que você tenha todos os recursos disponíveis para chegar ao local provavelmente você irá se perder, não é? 

Não ter um plano de marketing é como viajar sem guia, mesmo que você se esforce você não terá qualquer garantia de que conseguirá chegar até o seu destino. Definir objetivos e traçar metas garante que você tenha um norte para suas ações.

Mesmo que nem tudo saia como definido, pois o comportamento do consumidor está em constante mudança e por consequência o marketing também, é mais fácil apenas fazer alguns ajustes em uma base pronto do que sempre começar do zero. 

Confira algumas vantagens  importantes que o planejamento de marketing traz para sua empresa:

  •  Auxilia na definição de metas e objetivos;
  •  Norteia as decisão que a empresa precisará tomar;
  •  Aumenta a competitividade no mercado, pois ajuda a avaliar os pontos fortes e fracos da concorrência; 
  •  Conduz as estratégias que deverão ser utilizadas; 
  • Ajuda o time de marketing a organizar e dividir suas tarefas, prazos e metas.  

Etapas do planejamento de marketing

Para começar seu planejamento de marketing é preciso passar por 3 etapas, confira quais são elas:

  1. Planejamento

Essa é a fase em que você percebeu que precisa de um bom planejamento para fazer suas estratégias de marketing funcionarem. Então, é preciso colocar todas as informações na mesa: metas, objetivos, tipo de público, informações da concorrência e qualquer outro dado que seja relevante para elaborar uma boa base para o seu plano. 

É preciso também avaliar os pontos fracos e fortes da sua empresa, para que assim você tenha um ponto de partida para sua estratégia.

É importante que esta fase seja feita com cuidado, pois ela servirá como uma base para as outras duas que virão. Por isso, não se importe em gastar mais tempo coletando informações e dados relevantes. 

  1. Implementação 

Após fazer toda a coleta de informações, é hora de tirar o plano do papel. Ao implementar o planejamento é possível que haja alguns “erros de rota”, ou seja, estratégias que não funcionem muito bem na prática, mas nada que algumas correções não resolvam. 

Como já mencionamos antes, os hábitos dos consumidores estão em constante mudança. Por isso, o planejamento deve servir de base, mas muitas vezes ele não será seguido à risca. É preciso estar atento às estratégias que não estão funcionando para o seu público, determinar o que mudou em relação ao comportamento da sua audiência e fazer atualizações de estratégias que se encaixam melhor nessas mudanças. 

  1. Análise 

Apesar de ser a última etapa, a análise é feita desde o início do plano, isso porque é por meio dela que você irá avaliar as estratégias e revisar os resultados que elas estão atingindo. Fazendo isso com frequência não é necessário excluir todo o plano, mas apenas fazer alguns ajustes com os pontos que não estão surtindo o efeito esperado. 

Para fazer a avaliação você pode contar com alguns indicadores feitos para acompanhar as campanhas de marketing, como o ROI que revela qual o retorno seu investimento está trazendo. 

Como elaborar um plano de marketing?

Um plano de marketing nunca é uma receita pronta, cada tipo de negócio, persona e objetivos exigem estratégias específicas. Porém, para elaborar um bom plano de marketing algumas técnicas são essenciais em todos os casos.

Por isso, trouxemos um guia simplificado para te ajudar a elaborar seu próprio plano, confira:

  •  Faça pesquisa de mercado 

Sem dúvidas, para iniciar seu plano de marketing é necessário coletar dados sobre sua concorrência. Dessa forma, você consegue mensurar quais estratégias já estão sendo aplicadas por outras empresas e o que elas podem estar deixando passar que pode ser benéfico aplicar na sua empresa. 

Além disso, você também precisa coletar informações sobre os comportamentos de seus potenciais clientes e quais seus hábitos de compra. 

Nessa primeira etapa todas as informações coletadas podem servir como diferencial para que sua empresa se destaque no mercado, afinal observar os hábitos dos consumidores e quais suas quais pontos a concorrência está deixando a desejar te ajuda a já começar seu plano com um outro olhar do seu nicho de atuação.

  •  Trace sua persona 

Trabalhar com um plano de marketing sem entender seu público-alvo é falar sem saber com quem você está falando. 

Ter um cliente ideal definido te mostra como ter uma comunicação mais assertiva, o que te leva a se conectar com seus clientes e saber como atender suas necessidades. Estudar a sua persona de forma profunda te ajuda não só a elaborar um bom plano de marketing, como também enxergar a melhor forma de conduzir seu consumidor até a etapa de compra. 

  •  Tenha um caminho definido 

Seus objetivos devem determinar de onde você está saindo e para onde você quer ir. 

A melhor maneira de delinear o seu plano é traçar antes objetivos gerais e objetivos específicos. Os objetivos gerais são metas que sua empresa deseja alcançar a longo prazo, ideias que não podem ser alcançadas sem uma base sólida, já os objetivos específicos são metas que podem ser alcançadas em um curto espaço de tempo. 

Ao elaborar seu plano de marketing tenha sempre em mente em como seu objetivo específico se conecta com o objetivo geral, assim você conseguirá também ajudar sua empresa a caminhar cada vez mais perto de seus pensar em estratégias que não só atinjam os resultados da sua campanha, mas objetivos gerais. 

Concluíndo...

Um bom plano de marketing serve como base para estratégias sólidas e assertivas. 

Para que sua empresa tenha sucesso em suas campanhas a organização é o melhor caminho, pois ela diminui os riscos de perdas desnecessárias e dá a sua equipe um norte para seguir. 

Antes de todo bom resultado vem estratégia e planejamento. Por isso, capriche no seu!

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