fbpx

Identidade visual: o que é e qual sua importância no fortalecimento da marca?

bangboo

Você já se pegou vendo um filme ou ouvindo uma música e lembrando de alguém?
Isso acontece porque algumas pessoas criam de forma inconsciente uma referência da personalidade dela em seu cérebro, mas será que isso só serve para pessoas?

Com certeza não! Ter características que representam a sua empresa faz com que seu cliente associe um conjunto de individualidades a sua marca, essas individualidades formam a personalidade da sua marca. A identidade visual é parte disso.

Quer saber mais sobre o tema? É só continuar lendo esse artigo!

O que é a identidade visual?

A identidade visual é composta por diferente por um conjunto de elementos gráficos, com logotipo, cores, grafismo e tipografia que transmitem os valores da empresa e como ela “enxerga” o mundo. Ela também contém elementos imateriais, como as sensações que a empresa passa para o público, os valores e os princípios. Além disso, também serve para que os membros da equipe de criação da empresa tenham um manual para que todas as campanhas, ações, posts, redes sociais, etc, da empresa tenham a mesma essência.

Esse recurso é o que chama a atenção do público para a empresa, pois diferencia ela das outras marcas do mesmo segmento no mercado. Por isso, é preciso traçar uma boa estratégia durante a criação da identidade visual da sua marca, já que ela vai acompanhar a sua empresa em todas as suas ações.

Qual a importância de ter uma identidade visual para sua marca?

Entre todas as vantagens de ter uma identidade visual forte, a que mais se destaca é a impressão que seu negócio deixa no público, por exemplo, pense em uma grande letra vermelha em um fundo preto, vem algo na sua mente? Se a resposta for o serviço de streaming “Netflix” é porque a marca já criou uma memória para você. Isso acontece com todos os clientes, por isso a identidade precisa ser trabalhada de forma cuidadosa e assertiva.

Ao trabalhar a identidade visual da sua marca nos seus clientes também é possível fazer com que eles se sintam próximos do seu negócio, o que agrega valor, reconhecimento e faz com que em um futuro próximo se o cliente precisar escolher entre a sua empresa e o seu concorrente que presta o mesmo serviço ela terá grande chances de optar pela sua marca.

Exemplos de marcas com identidade visual impactante

Vamos falar sobre marcas que impactaram através da identidade visual? Segue a nossa lista de marcas que se destacaram com essa estratégia:

  • Apple
    Ao ver a maçã mordida é comum lembrar da marca Apple, a maior empresa de tecnologia do mundo. Sua logo é um exemplo de identidade visual que trabalha sofisticação, exclusividade e modernidade, conceitos que estão presentes em seus produtos. Os aparelhos da marca estão sempre inovando e ficando um passo à frente da concorrência em tecnologia e seu alto custo garante ao cliente status ao adquirir um produto de grande desejo.
  •  Natura
    Passando para território nacional, temos a marca Natura que carrega em sua logo uma simbolo que lembra pétalas de uma flor. A simplicidade da identidade visual da marca traz ao cliente tranquilidade e simplicidade, além de usar a flor para remeter a natureza, já que seus produtos trazem bem estar para o corpo e a empresa busca ingredientes de origens sustentáveis, como ingredientes naturais, em suas fórmulas.
  •  Nubank
    O “roxinho”, como a própria empresa se refere ao seu cartão, vem conquistando um grande espaço no coração do público com a proposta de ser um banco sem burocracias. Sua logotipo em formas geométricas é um exemplo de modernidade e digitalização, cumprindo a proposta da marca de ser um banco totalmente digital e acessível.

Como fazer uma identidade visual para sua marca?

Agora que você já sabe a importância da identidade de marca é hora de pensar em como criar a identidade da sua empresa. Confira algumas das nossas dicas de como fazer isso:

  1. Estude o seu cliente:
    Toda boa estratégia de marketing começa pelo estudo do cliente, isso porque o produto deve de todas as formas agradá-lo a ponto de fazer com que ele tome a decisão de compra.
    Por isso, é importante definir um grupo de pessoas com a qual você deseja se comunicar. Para isso, você deve responder desde perguntas básicas, como sexo, localização, faixa etária até traços de personalidades mais profundos, como hábitos, comportamentos, vícios, etc.
  2.  Faça uma pesquisa de mercado:
    Para entender como se posicionar no mercado é importante saber como as outras empresas se duas marcas do mesmo nicho estão se apresentando aos clientes, a partir dessa parâmetro você pode criar elementos únicos na sua identidade visual que garantem que se diferencie de forma positiva.
  3.  Produza uma logotipo:
    Apesar da identidade de marca não se resumir ao logotipo, ela é o ponto central para criar transmitir a personalidade do seu negócio.
    A logotipo é a representação visual da sua marca, ela pode ser formada por símbolos e palavras que ajudam a comunicar os valores da sua marca.

Pronto para criar a identidade visual da sua marca e se destacar no mercado? Fale conosco e confira a nossa proposta para criar uma identidade visual assertiva para sua marca, clique aqui e fale conosco.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email