O uso de Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais comum. Com a popularização do tema, surgiram muitas dúvidas sobre como a Inteligência Artificial se encaixa no marketing, quais são suas possibilidades de uso e como aplicar.
Por isso, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo até o final para conferir.
O que é a inteligência artificial?
O tema inteligência artificial tem muita abrangência, a tecnologia é, de forma superficial, uma ferramenta que faz com que máquinas tenham capacidade de pensamento semelhante a seres humanos.
A IA é uma tecnologia que permite que sistemas simulem uma inteligência humana, através de um banco de dados com milhões de informações.
Ou seja, na inteligência artificial as máquinas conseguem tomar atitudes complexas, como aprender, deliberar e evoluir, conforme recebe informações novas, bem parecido com o processo que acontece com os seres humanos.
Para isso, é feito um processo de computação simples envolvendo três etapas que tornar tudo possível:
- Modelo de dado;
- Big data;
- Poder de processamento.
Além disso, existem alguns tipos de inteligência artificial que variam conforme sua capacidade de armazenar e processar informação, elas são:
1- Máquinas reativas
São sistemas mais antigos que imitam a mente humana em sua capacidade de responder a diferentes tipos de estímulos, porém essas máquinas não possuem memória. Dessa forma, elas não conseguem “aprender”, apenas responder a um conjunto limitado.
2- Memória limitada
Essa IA usa a memória limitada que possui para aprender e tomar decisões, ou seja, ela usa informações armazenadas como modelo para resolver problemas futuros.
3- Teoria da mente
Essa tecnologia ainda está sendo desenvolvida. Os pesquisadores pretendem fazer com que essa Inteligência Artificial tenha a capacidade de compreender os seres humanos compreendendo suas emoções, crenças e processos de pensamento.
4- Autoconsciente
Esse tipo de IA ainda é uma hipótese, nela os pesquisadores teorizam que a Inteligência Artificial será capaz de compreender as emoções daquele com quem interage e também desenvolver suas próprias emoções, crenças e desejos.
Quais os usos da IA dentro do marketing?
A Inteligência Artificial traz benefícios para todos os setores, especialmente quando se trata do marketing.
Essa tecnologia pode deixar processos mais rápidos e eficientes, veja algumas de suas funcionalidades dentro da área:
1- Chatbots
A IA é uma grande aliada para o ponto crucial do marketing, que é a experiência do cliente. Com ela é possível tornar a aproximação da empresa com o cliente eficiente e assertiva.
Um exemplo disso, é que todo cliente traz consigo algumas perguntas sobre o produto ou serviço ofertado e com os Chatbots é possível melhorar a experiência do consumidor e responder as dúvidas de forma dinâmica e personalizada. Ele serve como um assistente para responder perguntas frequentes de clientes e propor soluções de forma ágil.
Essa ferramenta já foi aprovada por várias empresas, um exemplo delas é a Natura, que adotou a assistente virtual “Nat” em seu site para ajudar os clientes com dúvidas referente a compra de produtos.
2- Pesquisas inteligentes
Ao usar o IA também é possível melhorar a capacidade de uma ferramenta de busca em entender o usuário, dessa forma é possível apresentar resultados relacionados ao termo buscado e otimizar também as pesquisas de produtos e serviços.
3- Mídia programática
Se você investe em mídia paga sabe que é preciso estar atento a todos os detalhes de uma campanha para que ela alcance o resultado esperado, isso porque é difícil decidir onde alocar seus anúncios, fazer ajustes necessários conforme o desempenho e competir com o restante do mercado.
Com Inteligência Artificial é possível direcionar as campanhas para o canal certo, na hora certa e por preço competitivo para não ficar atrás da concorrência.
4- Conteúdos de valor e personalização
Outro benefício da Inteligência Artificial é tornar a experiência do consumidor mais assertiva, com essa ferramenta é possível entregar conteúdos relevantes para cada público conforme o seu interesse.
Através do Machine Learning, a capacidade de identificar padrões em dados massivos e fazer previsões, você consegue ter acesso aos melhores horários para enviar um e-mail marketing, postar um conteúdo ou sugerir conteúdos para seus clientes.
Um exemplo disso, é a plataforma Spotify que cria as “Daily Mix”, playlists personalizadas com base no que o usuário escuta
5- Marketing Preditivo
O Marketing Preditivo é uma ferramenta usada para prever quais serão as tendências e comportamento do consumidor, dessa forma é possível usar estratégias que combinam com esse direcionamento e criar maior chance de impacto.
Combinado a Inteligência Artificial, o Marketing Preditivo otimiza o aproveitamento dos dados que são coletados. Dessa forma, é possível entender melhor o que o consumidor procura e promover campanhas com mais precisão.
A Inteligência Artificial vai substituir o profissional de marketing?
Atualmente, as Inteligências Artificiais vêm ganhando cada vez mais adeptos. Um exemplo disso é o ChatGPT, um tipo de chatbot especializado em diálogo, sua tecnologia é capaz de gerar textos em linguagem natural, de maneira semelhante a um humano.
O sucesso da plataforma foi gigante, desde seu lançamento o ChatGPT levou apenas 5 dias para atingir 1 milhão de usuários e em menos de 2 meses atingiu 100 milhões, conquistando o marco de plataforma mais rápida da história a atingir 100 milhões de usuários ativos mensais. Veja um comparativo com as outras plataformas:
Esse sucesso todo levou a um questionamento: a IA irá substituir os profissionais?
Apesar de ser uma tecnologia muito eficiente, é pouco provável que isso aconteça. Isso porque apesar de todas as vantagens dessa tecnologia, muitas tarefas dependem de coisas que na IA ainda são apenas teorias, como emoções, criatividade, entendimento e consciência.
Contudo, mesmo que essa tecnologia não substitua um profissional é muito importante que o Marketing e Inteligência Artificial caminhem juntas. Afinal, como já mostramos aqui, essa pode ser uma ferramenta valiosa para promover a otimização de alguns processos e fazer com que o marketing se torne mais assertivo.
Gostou desse conteúdo e quer se manter atualizado quando o assunto é marketing digital? Então nos siga também nas nossas redes sociais: @agenciabangboo.