Lançar ou Não Lançar? Lições do Marketing para Decidir com Estratégia

bangboo

Você já ficou na dúvida se deveria lançar um produto ou não?

Estamos chegando perto do final do ano, e eu tenho certeza de que sua diretoria está querendo lançar pelo menos um novo produto para o ano de 2025… 

Provavelmente tentaram te convencer com este argumento: “No primeiro semestre de 2024, o setor teve um crescimento de 8,4% em relação ao mesmo período do ano passado.” 

Mas, atenção: não é bem assim! 

Ao assistir o podcast Desmarketize-se do João Branco com o Andre Britto (CMO da Bauducco), algumas coisas me chamaram a atenção…

A Bauducco começou suas primeiras fornadas de Panettone por volta da década de 70. Não sei vocês, mas considero um exemplo de branding o que fizeram com o Panettone no Brasil — deixou de ser apenas um pão e se tornou uma conexão direta com tradição, família e a magia do Natal.

Algumas pessoas não gostavam de Panettone, assim como eu (provavelmente por conta da idade), e a Bauducco tomou uma decisão um tanto quanto ousada:
Lançaram o Chocottone, mantendo a mesma época de lançamento, mas agora com outro público! 

Resultado?
2023 foi o primeiro ano em que as vendas de Chocottone superaram as de Panettone! A história do Chocottone é um exemplo de cuidado com o cliente.

Este é o poder do lançamento de um produto que não perde a identidade e mantém a marca.
Buscar espaços de categoria que, mesmo que já existam, se diferenciem…

Quer mais um exemplo? Pega o Chocottone Bites, lançado no Natal de 2020! Não perderam a essência, mantiveram a praticidade para jovens e ainda agregaram valor de mercado!

  • O desafio “Se transporte para o Natal” no TikTok foi lançado pela Bauducco em novembro, com influenciadores sendo transportados para o Natal ao comer um pedaço de Chocottone da marca. (olha o marketing alinhado com a persona aí!) 

A Bauducco possui cerca de 100 produtos em seu portfólio, você sabia disso? Muitas vezes conhecemos apenas 1/4 disso, e o mais interessante é que provavelmente eu conheça produtos diferentes dos que você, leitor, conhece… O nome disso é Persona! Eles segmentam suas 5 categorias de produtos com base na Persona. 

O marketing de cookies é voltado para jovens, eSports, jogadores, BGS… O marketing da Maizena já é mais voltado para receitas, pavê, etc… O marketing do Panettone já é mais tradicional… 

O que podemos aprender com isso?

Lançar um produto não tem a ver apenas com custo/lucro, mas muito mais sobre como você quer impactar seu cliente. Como o João Branco diz, marketing é de fora pra dentro e não o contrário! 

Andre Britto define uma boa campanha como: retirar um sorriso com uma lágrima!

As noites viradas montando campanhas de marketing sempre valem a pena no final! É daqui que nascem frases como: “o futuro do pão está no passado.”

Te deixo com uma questão: me diga 1 coisa, apenas 1 coisa, que você faz diferente dos seus concorrentes, qual seria? 

Este artigo foi elaborado por Guilherme Bueno.