Você já ficou na dúvida se deveria lançar um produto ou não?
Estamos chegando perto do final do ano, e eu tenho certeza de que sua diretoria está querendo lançar pelo menos um novo produto para o ano de 2025…
Provavelmente tentaram te convencer com este argumento: “No primeiro semestre de 2024, o setor teve um crescimento de 8,4% em relação ao mesmo período do ano passado.”
Mas, atenção: não é bem assim!
Ao assistir o podcast Desmarketize-se do João Branco com o Andre Britto (CMO da Bauducco), algumas coisas me chamaram a atenção…
A Bauducco começou suas primeiras fornadas de Panettone por volta da década de 70. Não sei vocês, mas considero um exemplo de branding o que fizeram com o Panettone no Brasil — deixou de ser apenas um pão e se tornou uma conexão direta com tradição, família e a magia do Natal.
Algumas pessoas não gostavam de Panettone, assim como eu (provavelmente por conta da idade), e a Bauducco tomou uma decisão um tanto quanto ousada:
Lançaram o Chocottone, mantendo a mesma época de lançamento, mas agora com outro público!
Resultado?
2023 foi o primeiro ano em que as vendas de Chocottone superaram as de Panettone! A história do Chocottone é um exemplo de cuidado com o cliente.
Este é o poder do lançamento de um produto que não perde a identidade e mantém a marca.
Buscar espaços de categoria que, mesmo que já existam, se diferenciem…
Quer mais um exemplo? Pega o Chocottone Bites, lançado no Natal de 2020! Não perderam a essência, mantiveram a praticidade para jovens e ainda agregaram valor de mercado!
- O desafio “Se transporte para o Natal” no TikTok foi lançado pela Bauducco em novembro, com influenciadores sendo transportados para o Natal ao comer um pedaço de Chocottone da marca. (olha o marketing alinhado com a persona aí!)
A Bauducco possui cerca de 100 produtos em seu portfólio, você sabia disso? Muitas vezes conhecemos apenas 1/4 disso, e o mais interessante é que provavelmente eu conheça produtos diferentes dos que você, leitor, conhece… O nome disso é Persona! Eles segmentam suas 5 categorias de produtos com base na Persona.
O marketing de cookies é voltado para jovens, eSports, jogadores, BGS… O marketing da Maizena já é mais voltado para receitas, pavê, etc… O marketing do Panettone já é mais tradicional…
O que podemos aprender com isso?
Lançar um produto não tem a ver apenas com custo/lucro, mas muito mais sobre como você quer impactar seu cliente. Como o João Branco diz, marketing é de fora pra dentro e não o contrário!
Andre Britto define uma boa campanha como: retirar um sorriso com uma lágrima!
As noites viradas montando campanhas de marketing sempre valem a pena no final! É daqui que nascem frases como: “o futuro do pão está no passado.”
Te deixo com uma questão: me diga 1 coisa, apenas 1 coisa, que você faz diferente dos seus concorrentes, qual seria?
Este artigo foi elaborado por Guilherme Bueno.