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Lead: o que é e como gerar!

bangboo

Quando se fala em marketing digital é impossível não falar de Leads, a geração de Leads é uma das estratégias base que fazem toda a diferença na sua empresa. 

Para saber mais sobre o que são os Leads e como eles atuam no marketing digital continue lendo esse artigo!

O que é são Leads?

Sabe quando você clica em um anúncio no Instagram e é direcionado para uma loja ou uma página de proposta, ou quando você se cadastra para receber um ebook? É nesse momento que você vira um Lead!

Um Lead nada mais é do que um cliente em potencial que já demonstrou interesse pelo conteúdo da sua empresa, ele representa uma grande oportunidade de negócio e a partir desse primeiro contato é que uma empresa vai iniciar o caminho para criar um relacionamento com o cliente, fazendo com que ele seja introduzido no funil de vendas. 

A partir daí, o cliente vai começar sua jornada até finalmente tomar a decisão de compra. Por isso, o Lead é tão importante e demanda algumas estratégias para que o consumidor chegue até a última etapa.

Visitantes x Leads: qual a diferença?

Para entender melhor a diferença é importante ter em mente o conceito de funil de vendas, caso você ainda não conheça muito sobre o assunto leia o nosso artigo sobre funil clicando aqui. 

O visitante e o Lead se diferenciam por distância no funil de vendas. O primeiro está no estágio mais distante da decisão de compra, são pessoas que demonstram interesse no nicho da sua marca, mas não conhecem tão bem sua marca. 

Esses visitantes ainda precisam descobrir sobre o problema é a melhor maneira de fazer isso é atraindo ele até seu site ou dando a eles a oportunidade de assinar sua newsletter para consumir mais conteúdos da sua marca, assim eles vão tomar consciência do problema e te ver como uma forma de solução. 

Já o Lead está mais avançado em relação a decisão de compra, nesse caso o cliente já passou pela fase de assinante. O Lead já possui vínculo com a empresa e inclusive já passou alguns dados a fim de conhecer melhor a marca, é nessa etapa que o consumidor considera a sua empresa como uma das opções para resolução do problema. 

Qual a importância de gerar Leads?

O objetivo maior de uma empresa sempre será gerar venda, para isso são necessárias estratégias que atraiam o consumidor. Sem Leads, ou seja, contatos de possíveis clientes é impossível continuar tendo um bom fluxo de venda. 

Um Lead não só representa uma oportunidade de negócio para sua marca, como também é uma forma de entender quais estratégias estão funcionando e chamando a atenção do seu público. 

Por isso, saber gerar Leads e conduzi-los até a etapa final é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. 

Como gerar Leads?

Para captar Leads é preciso sobretudo uma estratégia que atraia os clientes certos, ou Leads de qualidade, são aqueles clientes que possuem maior aderência ao seu negócio e têm maiores chances de se tornar clientes.

Os Leads de qualidade são atraídos através de conteúdos que servem para gerar interesse em um consumidor de forma discreta. Essa estratégia deve ser alimentada de forma constante até que o Lead vire naturalmente um cliente. 

Para sua estratégia você pode contar com recursos como, e-books, estudos de caso, webinars, templates, pesquisa, entre outros. Combinado aos Inbound Marketing, essas ferramentas são de grande auxílio na geração de leads. 

6 dicas para melhorar suas campanhas e gerar leads

Para te ajudar a melhorar suas campanhas e fazer com que sua captação em Leads aumente você pode seguir algumas dicas. Listamos as melhores formas para você fazer isso, confira: 

  1. Conheça o comportamento do público 

É importante traçar um perfil do seu cliente para entender alguns traços do seu comportamento e criar estratégias específicas baseadas nelas. 

 As bases que você deve ter do seu cliente deve ser composta por: 

– Palavras chaves usadas com frequência; 

– Sites acessados;

– Temas de interesse;

– CTA’s mais clicados. 

       2. Use cupom de desconto

O cupom pode ser usado não só para fazer com que o cliente tome a decisão de compra, mas também chama bastante atenção de Leads que ainda não se decidiram sobre o assunto para sua empresa. Afinal, se ele decidir fazer a compra um lugar que se preocupa em trazer ofertas para o cliente parece mais agradável, não é?

        3. Crie E-books

Como já falamos por aqui, os e-books são uma ótima fonte de conteúdo para atrair usuários. Esse tipo de material gera valor para o seu Lead, fazendo com que ele considere sua empresa diferenciada pois ela não só se preocupa em vender, mas também em educar o consumidor acerca do tema do produto/serviço que oferece. 

Além disso, os e-books são ótimas iscas para que o usuário se sinta confiante para compartilhar seus dados com a empresa. 

  1. Faça Infográficos 

Os infográficos funcionam de maneira semelhante aos e-books, eles também devem ter conteúdos profundos, úteis e informativos que mostram que sua empresa é especialista no que vende. 

Esse tipo de conteúdo pode inclusive, engajar seus visitantes a se tornarem Leads. 

  1. Tenha landing pages com ofertas de valor

As landing pages são os principais canais de conversão de um Lead, é através delas que os usuários costumam se sentir atraídos para compartilhar seus dados. 

É na sua landing page que você pode utilizar todos os recursos que citamos no tópico “Como gerar Leads?”: webinars, e-books, templates, pesquisas,entre outros. 

  1. Use as redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para criar relacionamentos com o público, mas o que muitas empresas esquecem é que ela também pode ser de grande ajuda na geração de Leads. 

Todas as redes sociais tem seu espaço próprio para geração de Leads, como a bio do Instagram que pode ser usada para abrir links da sua landing page, ou o Facebook que conta com formulários personalizados para captação de Leads. 

Nesse caso, o importante é fazer um mapeamento da persona para localizar a rede social mais assertiva para sua estratégia. 

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