Atualmente, para tornar a equipe de um negócio e seus processos mais produtivos, é essencial contar com algumas estratégias de desenvolvimento como o marketing ágil.
Como o mercado está em constante evolução, os profissionais também estão sempre atrás de novas formas de mudar e se adequar às inúmeras vertentes do marketing digital.
Adotar esse tipo de pensamento sobre estar aberto à mudanças é mais do que essencial nos dias de hoje, até porque a tendência é que o mercado mude cada dia mais.
Essas mudanças acontecem pela necessidade de fazer um uso mais inteligente e otimizado de materiais e recursos que um negócio que treina profissionais de vigilância desarmada possa usar em sua empresa.
E o marketing ágil tem justamente o objetivo principal de aumentar a eficiência de processos sem deixar a qualidade de lado.
Com isso em mente, o artigo a seguir explicará aos leitores o que é marketing ágil, como essa estratégia funciona e algumas das suas maiores vantagens.
Além disso, explicará como um empreendedor pode fazer a aplicação desse modelo de marketing da melhor maneira possível.
Qual o conceito de marketing ágil?
O marketing ágil, ou agile marketing como também é conhecido, foi criado no ano de 2001 por desenvolvedores que desejavam melhorar e agilizar alguns processos da área de TI (tecnologia da informação).
Como o próprio nome já diz, o marketing ágil busca uma gestão de projetos mais ágeis, seja em uma empresa que faz encadernação para monografia ou de qualquer outra área.
Essa estratégia usa algumas técnicas que ajudam a fazer com que algo de valor seja entregue ao público de uma maneira mais rápida.
Desde que ele começou a ser reconhecido, passou por uma série de transformações para se ajustar a diversos setores distintos das empresas.
O marketing ágil se popularizou rapidamente e isso tudo pelas grande vantagens que trazia, pois além da eficiência e agilidade, ele também ajudava na produtividade e no engajamento de modo geral.
Esse marketing também trabalha em cima de alguns valores que são mais do que essenciais para o seu funcionamento, alguns deles são:
- Se concentrar no valor e nos resultados das ações;
- Ir sempre atrás da perfeição;
- Colaborar com o negócio como um todo;
- Estar em constante aprendizado para melhorar processos;
Um bom marketing, independente da sua vertente, deve contar com um bom alinhamento, estratégias bem trabalhadas, dedicação e qualidade em cada uma das ações, sejam elas internas ou externas.
Como funciona o marketing ágil?
Em resumo, os conceitos e as orientações do marketing ágil funcionam com o intuito de manter o negócio que faz brindes modernos para clientes em harmonia com as mudanças do mercado.
Isso pode ser muito bom para qualquer empresa, pois evita que ela seja deixada para trás e seja esquecida em seu mercado de atuação.
Essa metodologia é responsável por fazer uma enorme transformação tanto nos times quanto na maneira como eles realizam as suas tarefas.
Quando eles se tornam mais ágeis, é esperado que esses setores, na maioria das vezes, se transformem em times mais colaborativos.
E por se acostumar a estar em constante mudança graças às evoluções do marketing, a tendência é que cada um deles também se torne mais flexível à atualizações, inclusive aquelas que são mais repentinas e não estavam no plano.
O funcionamento do marketing ágil portanto tem como base principal a melhoria constante de um negócio que trabalha com aluguel de máquina de limpeza de piso.
Essas melhorias só são possíveis pois contam com turnos de trabalhos mais curtos, porém mais produtivos, o que ajuda a melhorar os processos e o engajamento dos colaboradores.
Quais são as vantagens do marketing ágil?
Dentre os inúmeros benefícios que o marketing ágil traz para uma empresa, é possível destacar os que mais chamam a atenção delas para adotarem essa metodologia, assim como:
Aumentar a satisfação dos clientes
Mesmo que a satisfação do cliente não seja o objetivo final de uma estratégia, ela é uma parte essencial desse processo, pois é essa satisfação que o leva até a fidelidade.
Com isso, cada uma das etapas de uma estratégia de marketing ágil ajuda a aumentar essa satisfação através de uma série de ações que buscam atender as necessidades do público.
Em suma, essas ações são baseadas nas informações recolhidas do público, que ajudam a definir a persona e a criar um tipo de atendimento muito mais personalizado.
Melhorar a interação entre os colaboradores
Quando um grande projeto é passado para um time de colaboradores de um negócio fabricante de embalagem para batata recheada delivery, eles precisam começar a interagir mais e criar relações entre si.
Com reuniões constantes sendo realizadas para que o andamento do projeto seja avaliado por todos, esses colaboradores tendem a se aproximar e estreitar mais seus laços.
Essa aproximação ajuda na troca de ideias e nas propostas de soluções melhores em relação aos processos sendo trabalhados no projeto.
Aumenta a capacidade de personalizar projetos
Com a ajuda do marketing ágil é possível criar um projeto com inúmeras etapas e ter a capacidade de personalizar cada um deles sempre que preciso.
Assim como, também ajuda a montar um novo projeto do zero ou reaproveitando ideias não usadas em projetos antigos com a ajuda de profissionais que já trabalharam neles.
Mantém o negócio em constante evolução
Uma das maiores diferenças do marketing ágil é o fato dele se voltar para uma análise de dados mais completa e em tempo real.
Isso quer dizer que de acordo com os projetos que são aplicados, os resultados começam a ser avaliados imediatamente assim como rapidamente corrigidos para que o sucesso seja total.
Além de ajudar na otimização do próprio projeto, essas avaliações são essenciais para a elaboração de projetos futuros.
Isso porque, os erros que foram cometidos anteriormente com outras estratégias podem ser evitados nas novas estratégias que serão aplicadas.
Quando uma empresa que trabalha com fornecedores de abrasivos para marmoraria busca estar em constante evolução, seus resultados e crescimentos tendem a ser maiores do que o esperado.

Como aplicar o marketing ágil?
O passo inicial para aplicar a estratégia de marketing ágil em um negócio é elaborar um mapeamento dos seus processos atuais.
Esse mapeamento deve conter também os produtos, os serviços e os setores que estão envolvidos com o negócio e suas diferentes etapas na relação com o público.
Essas informações ajudam na organização tanto dos sistemas quanto das aplicações, assim como ajudam a garantir eficiência.
Para tanto, foram desenvolvidos dois passos essenciais para se entender e aplicar o marketing ágil dentro de um empreendimento, são eles:
Crie uma boa estrutura para receber esse marketing
Antes de criar essa estrutura para o negócio que fabrica relógio comparador centesimal é essencial levar alguns pontos em consideração.
A primeira delas é desenvolver e definir muito bem a estratégia do negócio para mostrar os seus diferenciais e suas novidades.
Lance uma versão de teste viável, para garantir que a versão final será bem recebida pelo público ou se precisará de ajuste.
Esteja sempre analisando os resultados e os dados obtidos para estar em constante melhoria.
Os quatro esquemas usados pelo marketing ágil, aprender, criar, construir e evoluir, são sempre trabalhados de acordo com o que o negócio deseja alcançar.
Dissemine a cultura da agilidade na empresa
Além de ter uma boa estrutura para a aplicação do marketing ágil, é de extrema importância que cada um dos colaboradores também abracem e recebam bem essa nova metodologia.
Isso porque, ela pede o mínimo de dedicação e comprometimento, além de uma mente aberta para mudanças e visão inovadora para ajudar a propor soluções no futuro.
Como o negócio precisará mudar alguns pontos ao fazer a implementação do marketing ágil em suas estratégias, é essencial contar com a ajuda dos colaboradores nesse processo.
Para tanto, deixe bem claro quais são as vantagens dessa metodologia e mostre que suas opiniões importam e sempre serão levadas em consideração.
É possível fazer reuniões que ajudem na adaptação das pessoas a esse modelo ou para sanar as dúvidas que alguns colaboradores possam ter sobre seus processos, entre outras questões importantes que devem ser alinhadas.
Considerações finais
O marketing ágil é um tipo de marketing que pede tanto uma mudança nos processos quanto na maneira de pensar de uma organização como um todo.
Isso porque para que uma mudança seja aplicada da maneira correta é certo que ela precisa ser bem recebida por todos, independente qual seja essa estratégia.
Os gestores devem se engajar nessa mudança e mostrar seus pontos positivos para incentivar os seus colaboradores a se engajarem também.
Tendo isso em vista, se desejar aplicar o marketing ágil em um negócio de aluguel de ônibus com motorista mas ainda não está convencido, estude mais sobre as inúmeras vantagens que ele pode gerar.
Até porque, além de uma equipe muito mais preparada e atenta às várias mudanças do mercado, será possível contar com um sucesso maior em campanhas e vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.