Marketing na Copa do Mundo: quais são as regras e como fazer?

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A cada quatro anos os países lutam pela taça de um dos maiores eventos esportivos do mundo, e claro isso torna o assunto um ótimo tema para atrair público e, principalmente, clientes!

Mas como fazer marketing com o tópico sem violar os direitos de propriedade intelectual da FIFA? 

Leia até o final para ver algumas dicas de como fazer isso de forma assertiva.

Regras para uso da marca

O evento mundial de futebol realizado a cada 4 anos atraia a atenção de espectadores no mundo todo, usar o tema para atrair público é uma boa estratégia de marketing, já que o conteúdo se torna líderes em pesquisas de interesses durante seu acontecimento e os meses que o antecedem. 

Entretanto, alguns nomes, elementos e fonte tem uso exclusivo pela FIFA e seus patrocinadores, por isso não podem ser usados. Confira a lista de quais são eles:

  • Palavras:

    – “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;

    – “Copa do Mundo FIFA™”;

    – “FIFA”;

    – “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;

    – “Copa Mundial” ou “Mundial”;

    – “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;

    – “2022”;

    – “Seleção brasileira”.

  • Elementos:

    – Emblema oficial da Copa do Mundo;

    – Pôster oficial;

    – Mascote;

    – Troféu;

    – Tabela de Jogos;

    – Identidade Visual das Competições (marcas e logos);

    – Fonte oficial do evento;

    – Camisa da seleção ou modelo similar;

    – Nome e marca da CBF;

    – Escudo da CBF.

    – Imagens dos jogadores ou dos jogos.

Esses termos devem ser evitados tanto em textos, como na url ou hashtag de postagem. Mas calma, existem algumas palavras alternativas que podem ser usadas, como:

– “Copa” ;

– “Seleção”;

– “Copa de futebol”;

– “Competição”;

Apenas cuidado para não utilizar nenhuma dessas palavras colocando o ano em sequência, pois pode ser considerado quebra de regra, então é melhor não arriscar. 

 

Vale a pena investir em uma estratégia para a copa?

Pode ser que diante de tantas restrições você pense que investir em uma estratégia relacionada à Copa não seja uma boa ideia, mas é importante lembrar que no Brasil o futebol é muito forte e esse evento é prestigiado pela maior parte da população, mesmo aqueles que não apreciam o esporte. 

Portanto, durante o período do evento, mesmo que você não fale diretamente sobre o assunto, qualquer anúncio com algum elemento que apenas remete a Copa tem mais chance de chamar atenção. 

É preciso colocar na balança e entender se o seu nicho se encaixa em uma estratégia dentro do tema do evento para então, decidir se vale a pena ou não. 

Como fazer uma estratégia de marketing para a Copa?

Agora que você já conhece todas as restrições que e regras que deve seguir é hora de pensar em como fazer uma boa estratégia de marketing para a Copa. Veja algumas dicas de como montar uma estratégia assertiva para esse evento: 

1- Planeje promoções para esse período

Durante o evento crie algumas promoções temáticas que valem somente para aquele período, use a criatividade para mostrar que sua empresa entrou em “clima de Copa”. 

Analise o seu público e planeje o tipo de ação que mais chama a atenção. Veja o exemplo do McDonald’s, em 2018 a rede de fast food criou uma campanha onde cada dia semana um lanche com o nome de um time da Copa entrava em promoção!

2- Invista em conteúdo

Como já dissemos no tópico anterior, qualquer elemento relacionado a Copa tende a chamar muita atenção. Por isso, se você quer garantir destaque para o seu negócio, investir em conteúdos que relacionam o seu nicho ao evento pode ser uma ótima forma de fazer isso. 

Não esqueça de usar palavras que remetem ao futebol para chamar ainda mais a atenção do seu público, tais como: show de bola, gol de placa, golaço, entre outros. 

Aproveite temas que você já abordou nas suas redes sociais e tente trazer algum aspecto do evento para falar sobre ele. 

Um exemplo disso é que se você tem uma loja de brinquedos, pode criar um conteúdo com alguns tipos de brinquedos para crianças que amam futebol. 

3- Use os elementos de futebol

Durante a Copa é a vez de deixar tudo no tema do evento, se você tem loja e o seu nicho permite, use decorações, convoque as cores do futebol e do Brasil. 

Você tem pode fazer isso com seu site, nas artes do seu conteúdo e talvez até na logo na sua marca, colocando alguma cor ou elemento que remeta ao time de futebol do país. Lembrando sempre de respeitar os limites dos os direitos de propriedade intelectual da FIFA.

4- Faça uma campanha com o tema futebol

Se você investe em anúncios sabe que a concorrência para se destacar da concorrência é grande. Por isso, é válido usar esse período para atrair o seu público usando o futebol. 

Com as dicas anteriores em mente é importante pensar em uma campanha com uma linguagem assertiva e arte curiosa, nessa hora vale usar qualquer elemento que remeta a Copa como, uma chamada para ação usando vocabulário de futebol, a arte com as cores da Seleção, e ofertas “show de bola”. 

Use sua criatividade para tirar o máximo de proveito desse período e se conectar com o público de forma positiva. 

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