O que é automação de marketing?

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Com a consolidação das ferramentas digitais no mundo do marketing, algumas perspectivas têm surgido de forma mais acentuada. Nesse sentido, torna-se fundamental a compreensão de como funcionam as estratégias de automação de marketing.

Sob a perspectiva de uma aumento do tráfego de algum site, fica praticamente impossível gerenciar todos os leads de forma qualificada.

Nesse sentido, torna-se necessário que algumas ferramentas sejam utilizadas para fazer esse controle.

Práticas por meio de CRM podem ser uma forma de garantir uma categorização desses leads a fim de obter uma comunicação mais assertiva.

Para isso, é importante que se compreenda todas as etapas da jornada do cliente. Isso significa dizer que para cada momento que o lead estiver, haverá um tipo de estratégia para comunicá-lo.

No entanto, supondo que o tráfego de usuários no site de uma empresa de limpeza de fachada esteja aumentando cada vez mais, não há como não utilizar os mecanismos de inteligência artificial para categorizá-los.

Assumir esse tipo de mecanismo pode trazer algumas vantagens para a marca e, por isso mesmo, é necessário entender quais são.

  • Comunicação direcionada;
  • Redução de falha humana;
  • Redução de CAC;
  • Qualificação de lead.

Diante desses pontos levantados, já é possível seguir os pormenores de cada uma das estratégias possíveis de automação de marketing.

Saiba em que consiste a automação

Com o alto número de tráfego que uma empresa pode receber em seu site, é importante que algumas atitudes sejam tomadas.

Diante disso, não há dúvidas de que é necessário que se assuma alguns mecanismos de inteligência artificial para aferir esses dados de forma precisa.

A automação de marketing surge a fim de suprir essa alta demanda de usuários de um site específico. Com ela, é possível analisar alguns dados que antes levariam muitos dias para serem averiguados.

Além disso, a precisão que essas ferramentas podem trazer é de grande valia, uma vez que não há possibilidade de falha humana. É possível, a partir disso, que estratégias de marketing sejam implementadas. Alguns exemplos podem ajudar a esclarecer o seu uso.

Um site que vende alguns produtos de depósito de construção pode receber um grande fluxo de usuários.

Com isso, já é possível utilizar ferramentas de automação para compreender quem são os clientes que estão procurando por abraçadeira U simples e disparar alguns e-mails marketing.

Algumas outras ferramentas também podem ser utilizadas nesse sentido, ou seja, não existe apenas um modo de automação. Por isso, cada circunstância exige suas especificidades.

Uma outra possibilidade de automação pode ser os chatbots. Essa ferramenta corresponde à programação de respostas padrões via chat.

Supondo que há uma demanda de madrugada por borracharia 24 horas. É possível, a partir disso, que algumas automações via chat sejam feitas.

Ou seja, um cliente que procurou a empresa em uma hora que não existe um contingente de funcionários para atender, pode ser que essa automação retenha os clientes.

Benefícios da automação

A partir da instauração dos conceitos de automação de marketing para uma empresa que deseja investir, é possível seguir detalhando os seus objetivos.

Comunicação direcionada

Com os mecanismos de compreensão do público bem efetuados, há a possibilidade de se constatar quais as formas comunicacionais são as mais adequadas.

Entendendo quais etapas que o cliente se encontra em sua jornada, é plausível que já comece a se instaurar o funil de vendas como metodologia estratégica.

Se o usuário é apenas um visitante e está em seu estágio de aprendizado e descoberta, já se pode entender que ele precisa de uma comunicação mais informativa.

Agora, se ele já tem conhecimento de seu problema e reconhece na empresa a possibilidade de resolução, é importante que se compreenda qual é a sua procura e que se ofereça esse produto ou serviço.

Se, porventura, a procura estiver relacionada à procura de cordão chaveiro para moto, é importante o envio de um e-mail marketing com algumas promoções. Ou seja, para cada etapa da jornada do cliente, um tipo de comunicação precisa ser assumida.

Somente a partir de mecanismos de reconhecimento mais apurado que isso consegue se realizar de forma satisfatória.

Redução de falha humana

A automatização, dentre outras coisas, também, pode garantir a quem a usa uma menor taxa de falhas.

Isso se dá, sobretudo, pela capacidade de se obter análise de dados de forma mais apurada e mais rápida.

Se uma equipe precisa analisar a natureza de milhares de leads em um período curto, é bem provável que alguns detalhes sejam colocados de lado. No entanto, uma análise feita por algoritmos pode apurar um número ainda maior e poucos segundos.

Uma empresa que está tentando entender qual a demanda de seus usuários pela pesquisa de banco plástico para jardim pode conseguir classificar esses leads através dessas ferramentas de forma rápida e precisa

Redução do CAC

Esse aspecto diz respeito ao barateamento do custo de aquisição por cliente, uma vez que quanto mais tempo for empreendido para compreendê-los, maior será seu custo.

Além disso, com a análise de dados mais assertiva fica mais fácil de se obter os cliques necessários.

Nesse sentido, uma busca por adaptador soldável rosca interna pode significar, em grande medida, um direcionamento para que a marca induza uma comunicação mais precisa.

Por isso, aquele cliente que já está diante do site da marca, terá uma maior chance de ser convertido. Isso reduz os custos, porque a atração dos leads que já gerou um investimento tem que se tornar conversão em vendas.

Qualificação de lead

Diante do ponto anterior, para que a redução de CAC seja obtida, é necessário um enfoque na qualificação de leads.

Esses, por sua vez, são os possíveis clientes de uma marca que já está rondando a empresa, mas ainda não efetuaram a compra.

Se o cliente visitou o site da empresa através de links que direcionassem para caldeiraria em aço inox, é possível já esclarecer a sua etapa de jornada do cliente.

Aqui, portanto, o cliente já tomou conhecimento de suas demandas e buscou conhecer uma marca que poderia suprir essas necessidades.

Diante disso, uma comunicação já pode ser direcionada para melhor suprir aquela demanda que ele sugeriu no site.

É possível, também, identificar os produtos que estão nos carrinhos abandonados dos sites da empresa para que, então, seja direcionada uma comunicação específica.

Ferramentas que podem ajudar

No mercado, é possível encontrar diversas ferramentas que vão ajudar na obtenção de uma boa automatização de marketing. Portanto, é importante citar algumas:

Chatbots

Essas ferramentas correspondem ao uso de automatização de chats para que os clientes tenham uma experiência mais assertiva.

Se uma empresa que fornece gerador para evento tem um alto contingente de usuários que buscam tirar suas dúvidas via chat, é possível que a adoção desses mecanismos traga a eles uma perspectiva mais imediata.

CRM

Essas ferramentas se relacionam com o gerenciamento dos leads de uma empresa a fim de categorizá-los.

A perspectiva das categorizações traz à análise um maior detalhamento sobre a jornada do cliente. Com isso, já é possível elaborar um plano de marketing específico para cada etapa que o lead se encontra.

Disparos de e-mail marketing

Esse ponto não diz respeito necessariamente a uma automatização, mas, a partir do uso de uma categorização de leads, já se pode estabelecer algumas diretrizes para a comunicação.

Se o cliente deixou no carrinho de compra algum tipo de produto, um e-mail pode ser deparado com alguma proposta mais tentadora.

Considerações finais

Com as novas dinâmicas do ambiente digital, fica cada vez mais latente a necessidade de se obter mecanismo de automação. Isso se dá por conta do grande contingente que os mecanismos de busca podem trazer para o site da empresa.

Seus benefícios podem ser percebidos logo de cara e são importantíssimos para a manutenção de uma boa estratégia. O uso dessas ferramentas pode corresponder a um direcionamento cada vez mais assertivo para a comunicação.

A redução de falha humana e de custos por aquisição de cliente pode ser um fator preponderante também. Entretanto, isso só pode ser feito a partir de uma qualificação assertiva dos leads obtidos através das estratégias.

Outros pontos essenciais para se assumir essa estratégia de forma mais precisa parte da compreensão das ferramentas disponíveis no mercado.

Seja com o uso de chatbots, CRM ou disparos de e-mails marketing, é possível estabelecer um panorama exato da jornada do cliente.

Diante das informações obtidas, já se pode começar a pensar em cada estratégia adequada para as etapas detectadas.

Portanto, torna-se fundamental a consideração de determinadas ferramentas de automação de marketing para a obtenção de bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.