fbpx

O que é o marketing B2B e quais as melhores estratégias para esse nicho?

bangboo

Algumas estratégias de segmentação são necessárias para que o marketing digital seja assertivo na hora de atrair o público alvo e o marketing B2B é uma parte disso. Ficou curioso para saber o que é esse desdobramento? Continue lendo esse artigo e descubra!

O que é marketing B2B?

É muito comum ver estratégias de marketing voltadas para clientes, mas e quando os seus clientes são outras empresas? 

B2B nada mais é do que um acrômico, ou seja, uma diminuição para o termo business to business (negócio para negócio, traduzido para o português)

O marketing B2B foi pensado exatamente para isso, atender empresas que trabalham prestando serviços ou vendendo produtos para outras empresas. Através dessa estratégia é possível otimizar o planejamento para gerar leads qualificados que se convertem em clientes. 

Qual a importância do B2B?

Ao lidar diretamente com empresas, o perfil de cliente que sua marca terá será mais exigente, isso porque ao planejar uma compra muitas empresas têm um processo mais racional e cuidadoso. Afinal, são gestores que estão adquirindo um produto ou serviço para uma organização e não para uso pessoal, além do investimento ser maior a decisão deve ser assertiva. 

Pensando nisso, o planejamento de marketing para esse nicho deve ter um estratégia mais planejada que eduque o consumidor, através de ferramentas e treinamentos, até que ele enxergue uma necessidade em obter aquele produto. 

O marketing B2B nem sempre é rápido, pois ele precisa criar um relacionamento com o cliente até que esse tenha confiança o suficiente para escolher o seu produto como a melhor opção para o seu problema. Por isso, a estratégia é tão importante e deve ser trabalhada nos mínimos detalhes. 

3 tipos de negócios do nicho B2B

O B2B pode ser bem específico e segmentado, sua atuação é focada em três grupos principais que fazem transações desse tipo de nicho. Para que você todos eles trouxemos uma lista. Confira: 

  1. Especialistas da indústrias 

São aquelas empresas conhecidas no mercado como referência no seu setor e que tem como foco a venda para outras empresas do mesmo setor. 

  1. Fornecedores 

Os fornecedores, como o próprio nome diz, fornecem produtos e serviços para diferentes tipos de empresas. Como a nossa agência, por exemplo, a Bangboo oferece serviço especializado de Marketing Digital para outras empresas, portanto também é uma fornecedora. 

  1. Empresas que vendem para distribuidores

Essas são as empresas que trabalham com empresas que comercializam produtos. Por exemplo, uma empresa de maquiagem vende seus produtos a um preço para que fornecedores comprem e vendam diretamente para o público. 

Dicas essenciais para Marketing B2B

Agora que você já conhece mais sobre esse tipo de marketing é hora de saber alguma dicas importantes de como aplicar ele na sua empresa, veja nossas recomendações: 

  • Equilibre qualidade e quantidade

Para essa segmentação quantidade é tão importante quanto qualidade, para isso é necessário produzir conteúdos que atraiam a atenção do público alvo e também ter uma frequência para que os clientes continuem visitando suas páginas. 

A melhor forma de fazer isso é estabelecer uma frequência semanal de produção de conteúdos que eduquem seu consumidor e sejam realmente úteis no cotidiano desse público.  

  • Use temas em alta 

O nicho B2B costuma ser muito exigente e por se tratar de pessoas especialistas em suas áreas conteúdos rasos e batidos podem causar um efeito negativo para sua empresa. Por isso é importante trabalhar temas elaborados e atuais para aguçar a curiosidade dos clientes. 

Estar sempre atento aos assuntos principais que estão sendo discutidos no nicho e aproveitá-los na sua estratégia de marketing mostra ao cliente que você realmente se importa em entender o que ele precisa, além de manter a atenção do público.  

  • Aposte em conteúdos compartilháveis 

A melhor forma de fazer com que seu trabalho seja conhecido é através do compartilhamento, no marketing B2B isso é essencial para que seus conteúdos cheguem cada vez mais a outros clientes. 

Para isso, você deve sempre colocar a persona em primeiro lugar para que seus conteúdos sejam personalizados e atinjam diretamente as dores do seu público. 

  • Pesquise seu concorrentes 

Estar atento ao que as outras empresas do mercado estão fazendo é sempre importante, assim você consegue se destacar no seu nicho. 

O primeiro passo para isso é identificar quais empresas já estão consolidadas no mercado e quais estratégias elas usam para atrair clientes e fidelizá-los. Assim, você consegue perceber também quais pontos elas estão deixando passar e aprimorar isso na sua estratégia de marketing. 

  • Tenha uma relação de confiança 

Como já dissemos antes, a relação de confiança é essencial no nicho B2B, mas você sabe como fazer isso? 

Pense nas coisas que te fazem ter confiança em uma empresa que você consome, com certeza a qualidade estará em um dos principais motivos. 

A experiência do cliente com a empresa é o que estabelece uma relação, seja ela boa ou ruim, e para empresas que trabalham com outras empresas é preciso gerar excelência em comunicação, apresentação e principalmente no seu produto ou serviço.  

Trabalhar com estratégias B2B não é um caminho fácil, as empresas são muito exigentes quanto ao que consomem. Por isso, o marketing é um grande aliado para melhorar atrair mais clientes e melhorar suas vendas. 

Assim, como sua empresa entende do negócio em que atua, a Bangboo é especialista em fazer com que sua empresa tenha um marketing assertivo para o seu nicho. 

Quer ajuda para sua estratégia digital? Fale conosco!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email