O que é o marketing B2B e quais as melhores estratégias para esse nicho?

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Algumas estratégias de segmentação são necessárias para que o marketing digital seja assertivo na hora de atrair o público alvo e o marketing B2B é uma parte disso. Ficou curioso para saber o que é esse desdobramento? Continue lendo esse artigo e descubra!

O que é marketing B2B?

É muito comum ver estratégias de marketing voltadas para clientes, mas e quando os seus clientes são outras empresas? 

B2B nada mais é do que um acrômico, ou seja, uma diminuição para o termo business to business (negócio para negócio, traduzido para o português)

O marketing B2B foi pensado exatamente para isso, atender empresas que trabalham prestando serviços ou vendendo produtos para outras empresas. Através dessa estratégia é possível otimizar o planejamento para gerar leads qualificados que se convertem em clientes. 

Qual a importância do B2B?

Ao lidar diretamente com empresas, o perfil de cliente que sua marca terá será mais exigente, isso porque ao planejar uma compra muitas empresas têm um processo mais racional e cuidadoso. Afinal, são gestores que estão adquirindo um produto ou serviço para uma organização e não para uso pessoal, além do investimento ser maior a decisão deve ser assertiva. 

Pensando nisso, o planejamento de marketing para esse nicho deve ter um estratégia mais planejada que eduque o consumidor, através de ferramentas e treinamentos, até que ele enxergue uma necessidade em obter aquele produto. 

O marketing B2B nem sempre é rápido, pois ele precisa criar um relacionamento com o cliente até que esse tenha confiança o suficiente para escolher o seu produto como a melhor opção para o seu problema. Por isso, a estratégia é tão importante e deve ser trabalhada nos mínimos detalhes. 

3 tipos de negócios do nicho B2B

O B2B pode ser bem específico e segmentado, sua atuação é focada em três grupos principais que fazem transações desse tipo de nicho. Para que você todos eles trouxemos uma lista. Confira: 

  1. Especialistas da indústrias 

São aquelas empresas conhecidas no mercado como referência no seu setor e que tem como foco a venda para outras empresas do mesmo setor. 

  1. Fornecedores 

Os fornecedores, como o próprio nome diz, fornecem produtos e serviços para diferentes tipos de empresas. Como a nossa agência, por exemplo, a Bangboo oferece serviço especializado de Marketing Digital para outras empresas, portanto também é uma fornecedora. 

  1. Empresas que vendem para distribuidores

Essas são as empresas que trabalham com empresas que comercializam produtos. Por exemplo, uma empresa de maquiagem vende seus produtos a um preço para que fornecedores comprem e vendam diretamente para o público. 

Dicas essenciais para Marketing B2B

Agora que você já conhece mais sobre esse tipo de marketing é hora de saber alguma dicas importantes de como aplicar ele na sua empresa, veja nossas recomendações: 

  • Equilibre qualidade e quantidade

Para essa segmentação quantidade é tão importante quanto qualidade, para isso é necessário produzir conteúdos que atraiam a atenção do público alvo e também ter uma frequência para que os clientes continuem visitando suas páginas. 

A melhor forma de fazer isso é estabelecer uma frequência semanal de produção de conteúdos que eduquem seu consumidor e sejam realmente úteis no cotidiano desse público.  

  • Use temas em alta 

O nicho B2B costuma ser muito exigente e por se tratar de pessoas especialistas em suas áreas conteúdos rasos e batidos podem causar um efeito negativo para sua empresa. Por isso é importante trabalhar temas elaborados e atuais para aguçar a curiosidade dos clientes. 

Estar sempre atento aos assuntos principais que estão sendo discutidos no nicho e aproveitá-los na sua estratégia de marketing mostra ao cliente que você realmente se importa em entender o que ele precisa, além de manter a atenção do público.  

  • Aposte em conteúdos compartilháveis 

A melhor forma de fazer com que seu trabalho seja conhecido é através do compartilhamento, no marketing B2B isso é essencial para que seus conteúdos cheguem cada vez mais a outros clientes. 

Para isso, você deve sempre colocar a persona em primeiro lugar para que seus conteúdos sejam personalizados e atinjam diretamente as dores do seu público. 

  • Pesquise seu concorrentes 

Estar atento ao que as outras empresas do mercado estão fazendo é sempre importante, assim você consegue se destacar no seu nicho. 

O primeiro passo para isso é identificar quais empresas já estão consolidadas no mercado e quais estratégias elas usam para atrair clientes e fidelizá-los. Assim, você consegue perceber também quais pontos elas estão deixando passar e aprimorar isso na sua estratégia de marketing. 

  • Tenha uma relação de confiança 

Como já dissemos antes, a relação de confiança é essencial no nicho B2B, mas você sabe como fazer isso? 

Pense nas coisas que te fazem ter confiança em uma empresa que você consome, com certeza a qualidade estará em um dos principais motivos. 

A experiência do cliente com a empresa é o que estabelece uma relação, seja ela boa ou ruim, e para empresas que trabalham com outras empresas é preciso gerar excelência em comunicação, apresentação e principalmente no seu produto ou serviço.  

Trabalhar com estratégias B2B não é um caminho fácil, as empresas são muito exigentes quanto ao que consomem. Por isso, o marketing é um grande aliado para melhorar atrair mais clientes e melhorar suas vendas. 

Assim, como sua empresa entende do negócio em que atua, a Bangboo é especialista em fazer com que sua empresa tenha um marketing assertivo para o seu nicho. 

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