O marketing de guerrilha já tem espaço garantido em publicidades criativas, consideradas por vezes pouco convencionais, diante das conhecidas tradicionalmente. Ele foi criado pelo publicitário Jay Conrad Levinson, no final da década de 1970.
A sua inspiração veio através das táticas utilizadas durante a Guerra do Vietnã e, no momento de divulgar produtos e serviços, essas técnicas permitem que os profissionais inovem suas ideias e encontrem soluções criativas.
Isso faz com que as propagandas de tela de proteção transparente passem a chamar a atenção do público, pois elas acabam mostrando o produto de uma forma extremamente diferente, fazendo com que a visão do consumidor mude por completo.
O marketing de guerrilha trata-se de uma estratégia focada em propagandas diferenciadas, bem fora dos moldes convencionais e que, às vezes, é bastante agressiva, dependendo da ideia utilizada para promover produtos ou serviços.
Quando utilizado, a empresa de plotagem de planta baixa consegue passar à frente dos seus concorrentes e passa a impactar profundamente o público, sem a necessidade de utilizar um investimento alto.
Importância de investir no marketing de guerrilha
Tecnicamente falando, o marketing de guerrilha não é diferente do marketing, pois ambos são feitos para atrair a atenção das pessoas. O diferencial entre os dois está na maneira de abordar o indivíduo.
As informações que circulam são imensas, por isso os consumidores estão cada vez mais seletivos e não gastam seu tempo com panfletagem de algum produto ou serviço, que acaba não sendo tão chamativa e interessante.
Esse tipo de marketing não é duradouro, é totalmente descartável e não consegue reter na mente do cliente uma impressão duradoura, impossível de esquecer, provocando reações no consumidor, bem diferente do marketing de guerrilha.
Hoje em dia, o tempo não pode ser perdido, mesmo porque a concorrência é acirrada e o consumidor precisa ser abordado a todo momento, para que a empresa consiga vender seus produtos e serviços, ou até mesmo uma ideia.
Portanto, investir no marketing de guerrilha é fundamental por diversas razões, mas principalmente pelas expostas abaixo:
- É uma técnica de baixo custo;
- Tem um grande alcance e cobertura;
- É ideal para maximizar a comunicação;
- Traz notoriedade para uma marca;
- É de rápida implementação;
- Não exige grande estrutura ou produção;
- Pode ser implementado rapidamente;
- Favorece o índice de memorização;
- Quebra os estereótipos da publicidade convencional;
- Favorece a liberdade criativa;
- A comunicação com o público-alvo é mais certeira;
- A agência publicitária pode arriscar mais;
- As estratégias permitem maior interação entre as marcas e clientes;
- As marcas passam a viver mais na memória;
- O consumidor fica muito mais atraído nesse tipo de propaganda.
Nota-se, portanto, que o marketing de guerrilha tem muito mais alcance e a capacidade de influenciar o consumidor em suas decisões de compras de produtos ou serviços, porque eles ficam muito mais expostos e tornam-se muito mais conhecidos.
Muitas propagandas de camiseta duas cores masculina, que se utilizam do marketing de guerrilha, conseguem impactar tão profundamente as pessoas, ficando retidas na memória do consumidor, às vezes, por anos e nunca são esquecidas.
Portanto, como essa comunicação com o consumidor é mais certeira, obviamente o interesse pela compra aumenta, principalmente se o produto ou serviço estiver atrelado à uma ideia na qual vale a pena colocar o dinheiro, pois traz muitos benefícios.
No entanto, é bom salientar que esses impactos provocados no consumidor podem ser negativos ou positivos. Depende muito da forma como o marketing de guerrilha é realizado.
Para que a estratégia não provoque um efeito contrário, trazendo uma imagem ruim e negativa ao público, é necessário prestar atenção em alguns pontos. A lista abaixo mostra dicas que podem ajudar a empresa de letreiro de loja a não cometer erros. São elas:
- Conhecer bem os clientes;
- Não fugir do segmento;
- Fazer parcerias;
- Ser original;
- Caprichar na propaganda;
- Ter cuidado com as emoções provocadas pela propaganda;
- Avaliar a repercussão da propaganda.
É fundamental que a empresa conheça muito bem os clientes com os quais está lidando. É o primeiro passo para que as estratégias de guerrilha deem certo, e os detalhes de cada consumidor são muito importantes.
Ou seja, seus gostos, suas preferências, os motivos que os levam a escolher o sistema de freio hidráulico, por exemplo. Isso porque cada detalhe será influenciado pelo marketing de guerrilha, tanto para os clientes atuais como para os que têm potencial.
Por isso, é importante levar em consideração as personas do negócio. Essa é uma maneira de evitar que uma propaganda fracasse, por não estar encaixada nos valores e interesses do público.
O marketing de guerrilha não segue uma única fórmula. Algumas campanhas são divertidas, outras são mais provocativas e desafiadoras. É assim que esse tipo de marketing trabalha. Inovando e criando de forma diversificada.
Esse é o seu papel: escolher a melhor maneira de aproximar clientes de caixa de papelão pequena com a mensagem que a propaganda está produzindo. Essa diversidade de estratégia é crucial para alavancar o negócio, aumentando as vendas.
Portanto, em cada segmento é necessário usar a linguagem adequada, seja mais leve e descontraída ou mais ousada ou persuasiva. Seguindo esse caminho, fatalmente o cliente vai se tornar interessado. A adaptação vai conforme a necessidade.
No marketing de guerrilha também existe a possibilidade de utilizar o co-marketing, que é uma prática onde duas empresas trabalham em parceria para intensificarem os resultados de propagandas para bateria estacionária 24v, para vender mais.
Isso prova que essas parcerias não precisam ser complicadas, tampouco exigir valores altos de investimento. Se ambas as empresas estiverem alinhadas aos seus propósitos, elas terão efeitos incríveis e serão bem vistas pelos consumidores.
Ser original nas campanhas de marketing de guerrilha é uma tática essencial. É sempre bom apostar em uma ideia original, que nunca foi utilizada, dando ao negócio uma visão bastante diferenciada.
É necessário cuidado ao se basear nas ideias dos concorrentes, para que a empresa não seja considerada uma imitadora. Isso mancha a imagem da organização e a desclassifica junto aos consumidores. Portanto, ideias novas, sempre.
Uma boa parte das campanhas de marketing não se baseiam em um planejamento prévio. São feitas sem embasamento e com certeza não atraem e não impactam o público.
É necessário, então, pensar em cada detalhe da propaganda, para que a ideia tenha sucesso e se for necessário unir-se a um parceiro, isso será de grande valia, pois ela será executada com capricho e organizadamente.
Finalidade da estratégia
O objetivo das estratégias do marketing de guerrilha é despertar emoções no consumidor. Porém, é necessário atentar-se às emoções provocadas. O ideal é apostar em ideias leves e descontraídas na promoção de produtos e serviços.
Dessa forma, sentimentos positivos são provocados e os consumidores não se irão distanciar da marca, tampouco da empresa ou dos produtos e serviços. Despertar sentimentos ruins nos consumidores é extremamente prejudicial.
Uma condição importante no marketing de guerrilha é avaliar constantemente se a campanha está dando resultados ou não, por meio de ferramentas de monitoramento, acompanhando sua repercussão nas redes sociais, por exemplo.
As mídias sociais são os ambientes mais importantes para a veiculação de uma campanha “boca a boca”, por parte dos consumidores. Eles são veículos importantes nessa divulgação, desempenhando um papel importante na projeção da empresa.
O marketing de guerrilha, unido aos meios digitais, é uma forma perfeita de atrair o público-alvo para um determinado produto ou serviço. As grandes e pequenas empresas estão apostando nesse tipo de técnica nos negócios online.
Apesar de ser pouco convencional, o marketing de guerrilha realmente surpreende o consumidor, porque é cheio de energia e ideias inovadoras, trazendo resultados incríveis, podendo reter a imagem da empresa na memória dos consumidores.
Dentre as estratégias nesse tipo de marketing, estão os estímulos emocionais causados nos clientes, pois eles despertam a atenção e tornam a experiência do consumidor muito mais válida.
Considerações finais
As ações do marketing de guerrilha atraem maior atenção dos consumidores e suas impressões positivas conseguem facilmente ser veiculadas, tornando a imagem de produtos, serviços ou marcas muito mais fortes.
O marketing de guerrilha é um caminho saudável para auxiliar uma marca, para que ela alcance o público de maneira impactante, ficando registrada em sua mente por um longo tempo.
Dessa forma, ele leva a empresa a ter sucesso no mercado em que atua, diferenciando-a dos concorrentes, criando relacionamentos duradouros com seus clientes, aumentando as chances de muito mais vendas.
Portanto, é fundamental combinar estratégias de marketing de guerrilha com o marketing digital. Afinal, as pessoas estão na internet muito mais tempo do que se imagina e é exatamente nesse ambiente que toda empresa precisa estar também.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.