Não é surpresa pra ninguém que 2020 mudou tudo. A surpresa é como algumas empresas reagiram para continuarem sendo lembradas e queridas pelos seus públicos. Sabe os 4 P’s do marketing? Produto, preço, praça e promoção?
Usaremos o conceito criado nos anos 60 por Jerome McCarthy, e muito popularizado por Philip Kotler, para mostrar como o Shopping Avenida Center conseguiu ser relevante ao seu público e atingir o principal objetivo durante o isolamento: continuar sendo visto e reconhecido pelas pessoas de Maringá e região. Vamos ao case.
Páscoa
Em 2020, a páscoa foi celebrada no dia 12 de abril, em meio às incertezas do isolamento social e a crise pandêmica do coronavírus. É de se imaginar que o comércio como um todo seria abalado por esse cenário. A páscoa é uma das principais datas do varejo e todos tiveram o mesmo desafio: aparecer sem estar perto.
Pandemia
As medidas contra o aumento de casos da COVID-19 ficavam cada vez mais rigorosas enquanto o Shopping Avenida Center não podia receber clientes e nem lojistas. Muitas empresas puderam continuar seus trabalhos de casa, em home office, mas quem dependia das vendas em lojas físicas sofreu um grande golpe neste período.
Proximidade
Para continuar perto dos maringaenses, decidimos fazer um amigo chocolate com as principais influenciadoras digitais da cidade. Tudo online. Páscoa é proximidade, é presente, e o Shopping Avenida Center estava junto a quem vive falando com o seu público.
Promoção
Assim, incentivamos o acontecimento da Páscoa em casa, movimentamos nossas redes sociais e das influencers e, ao mesmo tempo, anunciamos os produtos dos lojistas do segmento que estavam atendendo delivery, entregando os pedidos dos clientes nas suas casas ou combinando como retirar no shopping.
Veja como foi :
Cenário:
Pandemia, isolamento, shopping fechado.
Objetivo:
Gerar engajamento, conhecimento de marca, presença das marcas dos lojistas no imaginário do público.
Dinâmica:
Influenciadora B recebe um presente de Páscoa da influenciadora A, agradece, fala sobre a importância de ficar em casa neste momento e, a mensagem principal, sobre como somos nós que fazemos a Páscoa acontecer e que, neste ano, ela nasce dentro de casa. Tudo isso gravado para cada um divulgar em suas respectivas redes sociais, inclusive o Shopping. Por fim, a influenciadora B diz que mandou um presente para a influenciador C. E o ciclo continua.
Resultados
64.499
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repostados
Estimamos o envolvimento em mais de 57 mil seguidores.
Para o Shopping Avenida Center, a eficiência da comunicação resultou no aumento significativo do alcance não pago:
324.409
Alcance Orgânico
104.200
Alcance Pago
Bangboo +
Avenida Center
Praticamente conseguimos falar com a cidade toda, com alcance total de 428.609.
Destacamos o depoimento da influenciadora, hoje embaixadora do shopping, Juliana Rocha:
“Uma oportunidade para dar as mãos nesse momento e unir as influenciadoras em uma corrente do bem […] O Avenida Center é um shopping de família, um shopping de responsabilidade […] Afinal, é tradição que a distância não separa.”
O objetivo de aparecer e ser lembrado pelo público aconteceu. E, de quebra, conseguimos vendas para os lojistas em um período dificílimo.
Em resumo, mesmo em casa, a Páscoa foi doce.