Já destacamos algumas vezes aqui em nosso blog a importância de uma boa comunicação. Ela pode, de fato, mudar o rumo dos seus negócios. Desta vez aprofundaremos um pouco e falaremos sobre o posicionamento de marca.
Afinal, você sabe o que é? Como funciona ou mesmo quais são os efeitos causados por ele, tanto em sua empresa quanto na vida dos clientes?
Então este artigo é especialmente para você!
Continue lendo e vamos juntos conversar um pouco sobre posicionamento de marca. Você vai ver como ele pode, e muito, te ajudar em seus objetivos.
Vamos lá?
O posicionamento de marca é a personalidade de uma empresa
De forma resumida, assim, sem papas na língua, é isso mesmo. Mas claro que vamos te explicar de uma forma mais profunda e técnica.
O posicionamento de marca é uma estratégia que tem como objetivo alcançar um lugar de destaque, único, exclusivo, na mente do seu público-alvo.
Ele é a maneira como a marca é percebida pelo seu consumidor. Suas crenças, ideais e sonhos. São as atitudes praticadas para mostrar às pessoas o que ela defende, em que acredita e qual é a sua visão de mundo.
Uma mescla de valores, sentimentos e memórias afetivas. Ou, como dissemos anteriormente, a personalidade de uma empresa.
Aqui, neste caso, o foco não é o produto ou serviço, mas sim a percepção do cliente.
Como ele funciona na prática?
Existem algumas empresas que refletem a personalidade de seus fundadores. E não há nada de errado com isso, desde que seu público também a aceite.
Calma, eu explico. Nem sempre os valores do seu cliente, ou do seu produto, serão os mesmos que os seus.
Nem todo dono de padaria é apaixonado por pães, ou os de pubs por cerveja, mas seus públicos sim. E saber a diferença disso é fundamental.
Segundo um artigo da Harvard Business Review, 64% dos consumidores citam os valores em comum como principal motivo para se relacionarem com a marca.
Ou seja, é muito importante que a comunicação da sua marca tenha uma identidade parecida com a do seu público-alvo. A identificação será muito maior e os resultados melhores.
Embora pareça fácil na teoria, colocar em prática acaba se tornando uma tarefa muito mais trabalhosa.
Só para começar a conversa, você vai precisar ter algumas respostas na ponta do lápis. Que são:
- Quem é o seu público;
- O que seu produto/serviço faz por ele;
- Identificar seus diferenciais;
- Qual é a sua proposta de valor;
- Como você quer que sua marca seja percebida.
Depois disso, é “só” colocar as mãos na massa.
Marcas que são exemplo de bom posicionamento
Trouxe aqui algumas marcas que são excelentes exemplos de um posicionamento estratégico bem executado.
Havaianas: As sandálias mais famosas do Brasil. Se hoje elas são sinônimo de moda, alegria e “brasilidade” é graças ao bom posicionamento. Nem dá mais para lembrar daqueles tempos sombrios, pré-anos 90, onde elas eram vistas apenas como calçados de borracha e nada mais.
Red Bull: A marca de energéticos está nos maiores eventos de esportes radicais do mundo, pode procurar. Motocross, corridas, skate, existem até mesmo times de futebol com o seu nome. Isso porque o seu produto está ligado a estilo de vida, unindo energia ao esporte. Ah, e tudo isso sem falar nada sobre a sua bebida.
Dove: A marca de cosméticos foi pioneira ao abraçar o empoderamento feminino e a defesa da beleza sem padrões. Se pudermos falar de um marco onde tudo mudou, com certeza seria a campanha Real Beleza, que ganhou uma vastidão de prêmios pelo mundo.
Apple: A marca mais valiosa do mundo, segundo a Forbes 2018, não chegou tão longe à toa. A empresa, além do design e da alta qualidade de seus produtos, sempre abraçou o discursos como “pense diferente”, “vá contra os status quo”, “deixe sua marca no mundo”. É até difícil de lembrar que ela quase fechou as portas nos anos 90, não é mesmo?
Tudo isso graças ao posicionamento de marca.
Sua marca precisa se posicionar
“As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz”.
Acho que a frase acima, do Simon Sinek, resume muito bem a importância de se posicionar. Garantir um lugar na mente do consumidor não é fácil. Um produto, ou serviço, excelente não é o bastante. Eles querem mais!
Querem propósitos, ideais, valores, realizações. Querem se identificar com a empresa.
E quando isso acontece, os clientes fazem mais do que compras. Eles se apaixonam.
Depois isso, é só alegria.