Power Skills é um conceito que não é tão conhecido quanto às hard skills e soft skills no universo da gestão de pessoas. Estes últimos apresentam traços comportamentais e habilidades técnicas que formam a personalidade do profissional.
São elas que compõem o colaborador almejado pela organização, por isso são constantemente avaliadas durante os processos seletivos. Mas os recrutadores também precisam conhecer um pouco mais sobre as power skills.
As soft skills são responsáveis pelas habilidades comportamentais desenvolvidas pelas pessoas ao longo do tempo, enquanto as hard skills são competências técnicas que nem sempre são fáceis de adquirir.
Mas as power skills, são relacionadas a outras características. Se uma empresa quiser ser mais assertiva em seus processos seletivos e reduzir os índices de rotatividade, também precisará conhecer esse conceito.
São pontos que devem ser avaliados, tanto em um processo seletivo quanto ao longo do tempo em que um profissional trabalha para a corporação. Só que antes de começar a avaliar, é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto.
É indispensável saber qual é a definição de power skills, entender um pouco mais sobre sua importância, e mais do que isso, saber como desenvolvê-las.
Entendendo o conceito de power skill
Recapitulando, hard skills são conhecimentos técnicos que precisam de uma verificação profunda para comprovar a competência de um profissional em relação às suas habilidades.
Por outro lado, as soft skills são aptidões abstratas e voltadas para o modo como as pessoas se relacionam umas com as outras, portanto, trata das relações humanas.
O mercado de trabalho está inserido na era da transformação digital, além do mais, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e isso faz com que as organizações procurem profissionais que tenham hard skills e soft skills.
No caso de um motorista entregador, além de CNH carro B, ele também precisa reunir outras características, como ser tecnicamente competente na profissão, saber se comunicar e ter uma boa relação com os colegas de trabalho.
É necessário que as pessoas saibam interpretar cenários críticos e usem sua criatividade para encontrar e criar soluções inovadoras. São indivíduos que precisam lidar com momentos de dificuldade de maneira assertiva e ter boa inteligência emocional.
Assim sendo, as power skills são uma soma de habilidades técnicas e comportamentais, em que o funcionário tem os conhecimentos técnicos necessários para as tarefas do dia a dia, além da capacidade de lidar com o cotidiano corporativo.
São habilidades muito importantes que uma organização atual precisa e por isso procura constantemente no mercado. Elas conseguem diferenciar um talento de um profissional comum, trazendo um repertório amplo para lidar com a rotina.
Mas além de saber qual é o conceito de power skill, é muito importante entender quais são as principais e as mais procuradas pelas organizações, como uma empresa de envidraçamento de sacada com ar condicionado. São elas:
- Saber resolver problemas;
- Tomar decisões inteligentes;
- Saber julgar;
- Saber se comunicar;
- Fazer autogestão;
- Saber colaborar;
- Ter visão abrangente.
Essas são algumas das principais habilidades procuradas pelas organizações, e isso já traz uma noção da importância das power skills para construir o diferencial na carreira de uma pessoa que deseja se destacar profissionalmente.
Importância das power skills
As power skills são a junção entre competência técnicas e comportamentais, e juntas com o fit cultural, ajudam a empresa a montar uma equipe com excelente desempenho, podendo assim formar uma concentração de talentos.
A corporação precisa de talentos para desenvolver soluções assertivas, uma vez que o mercado é cada vez mais competitivo e se a organização possui esse tipo de profissional, com certeza vai se destacar.
Além do mais, o clima organizacional facilita o desenvolvimento, tanto da organização quanto dos colaboradores.
As pessoas costumam reunir traços dos 5 indivíduos com que mais convivem, ou seja, se a empresa tem muitos funcionários engajados e comprometidos com os resultados, então terá profissionais que vão se desenvolver constantemente.
Isso acontece dentro de um fabricante de sacos tipo plástico porque as pessoas vão tentar acompanhar o crescimento da companhia e dos colegas de trabalho.
A boa notícia nisso tudo é que as pessoas podem desenvolver suas power skills ao longo do tempo e existem várias maneiras de fazer isso.

Como desenvolver as power skills
Para que seja possível entender como desenvolver as power skills, primeiro é necessário conhecer um pouco mais sobre as principais delas.
A habilidade de saber se comunicar nada mais é do que ter uma comunicação bem desenvolvida, algo comum em pessoas que se tornam líderes, uma vez que são procuradas por outros profissionais.
Isso acontece, não apenas por conta de seus conselhos, mas pela facilidade em lidar com as pessoas e os mais variados perfis comportamentais.
Todo profissional precisa ser proativo, ou seja, enxergar em um problema a possibilidade de aprender alguma coisa nova enquanto está resolvendo, evitando assim desculpas que levam à procrastinação.
Uma clínica de tratamento para dependentes químicos também precisa de profissionais que saibam tomar decisões inteligentes. São aqueles que projetam cenários, tendo como base algumas análises e com isso conseguem se antecipar.
Suas decisões são mais sábias e sabem reduzir impactos e evitar problemas. Além do mais, quando são solicitados pelos gestores, o colaborador consegue chegar a uma conclusão, uma vez que caminha pela direção certa.
Com isso, ele consegue julgar, tendo como base critérios corretos, por isso, suas decisões sempre vão estar certas.
Os profissionais com capacidade de comunicação bem desenvolvida tendem a se tornar líderes, mas também são ótimos em autogestão.
Esse processo é muito comum em pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida, visto que sabem como lidar com situações adversas de maneira inteligente, mesmo se for pego de surpresa.
Os funcionários de clínicas de recuperação que têm essa habilidade conseguem chegar a conclusões sobre pontos positivos do trabalho e quais são as questões que precisam ser melhoradas.
Saber trabalhar em equipe é algo que está além de ter uma boa relação com os colegas de trabalho, na verdade, é necessário se comportar como um verdadeiro membro do time e assim colaborar com o crescimento e desenvolvimento coletivo.
Dessa forma, a companhia consegue identificar pontos fortes de seus funcionários e elevar ainda mais os níveis de engajamento.
Por fim, é muito importante ter visão abrangente, ou seja, enxergar além do óbvio, algo que pode ser desenvolvido por meio de treinamentos e mentoria.
Ao ter uma perspectiva ampla, fica mais fácil entender tudo o que acontece na organização, algo que está além das dependências da corporação e que alcança o contexto ao qual a marca está inserida.
No caso das clínicas de reabilitação para dependentes químicos, são mudanças no cenário econômico, fatores externos e questões que podem impactar as demandas da organização.
É de responsabilidade de cada profissional buscar seu desenvolvimento, e isso está relacionado às competências técnicas e habilidades abstratas. Mas o departamento de recursos humanos também se interessa em ter uma equipe de alto desempenho.
Assim sendo, o setor de Recursos Humanos pode trabalhar com algumas medidas que ajudam a desenvolver as power skills dos funcionários, como no caso dos treinamentos focados no desenvolvimento pessoal.
Tendo isso em vista, é crucial que os gestores tomem iniciativas que fortaleçam a cultura organizacional, tendo como foco conhecimento, inovação e crescimento profissional.
Isso também garante que o clima no ambiente de trabalho seja positivo e que os profissionais estejam sempre abertos à troca de conhecimentos.
Um fabricante de carpete de rolo pode organizar eventos voltados para as habilidades de seus funcionários, pois além dos treinamentos corporativos, outra boa opção são as palestras e oficinas.
Além de aprenderem com profissionais mais experientes, as pessoas têm a oportunidade de trocar informações entre elas, algo que melhora as capacidades profissionais, ao mesmo tempo em que beneficia as relações pessoais.
A companhia precisa conhecer bem o perfil de seus colaboradores e somá-lo aos seus interesses para encontrar as melhores práticas que vão ajudar a desenvolver as power skills.
Ademais, é indispensável incentivar as pessoas para que elas mesmas procurem formas de fazer essa mudança para melhor.
Por exemplo, um fabricante de cavalete para oficina pode oferecer uma palestra explicando um pouco mais sobre as power skills e como elas podem ser desenvolvidas e trabalhadas ao longo da carreira.
Muitas pessoas não se preocupam com essas questões simplesmente porque nem mesmo estão cientes de que tais habilidades podem ser desenvolvidas, mas a partir do momento em que tomam conhecimento disso, buscam a melhoria contínua.
Considerações finais
As power skills são habilidades procuradas por empresas dos mais variados segmentos e portes, e os profissionais precisam se integrar a respeito delas e procurar desenvolvê-las no dia a dia.
Existem muitas outras, além das que foram mencionadas ao longo deste conteúdo, e trabalhando aos poucos, é possível amadurecê-las e aprimorá-las, para que sejam implementadas na carreira das pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.