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Principais estratégias de marketing para aplicar na sua empresa

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Não importa o tamanho, toda empresa carrega consigo alguns objetivos, como: crescer, vender mais e ser reconhecida no mercado.

O Marketing possibilita que as marcas criem e aproveitem as melhores oportunidades de negócio através de estratégias muito bem elaboradas. 

Por isso, no artigo de hoje você vai conhecer as principais estratégias de marketing que podem ser usadas no seu negócio. Continue lendo o artigo e descubra quais são elas. 

Marketing Digital

Com a internet tomando grande parte das nossas vidas, o Marketing Digital é a estratégia que mais vem crescendo entre as empresas. Isso não é à toa, esse recurso traz inúmeros possibilidades de aplicações para chegar aos mais variados objetivos.

Em definição, o Marketing Digital pode ser visto como um conjunto de várias estratégias que buscam promover uma empresa de forma online usando diversos canais disponíveis no meio digital como, e-mail, sites, redes sociais, apps, entre outros.

Através desse recurso a empresa consegue ficar mais próxima do público e divulgar seus produtos/serviços ampliando seus clientes e melhorando sua comunicação.

Inbound Marketing

Você costuma visitar páginas de blog? 

Quando você faz uma busca sobre um determinado tema provavelmente o resultado vai gerar algumas páginas de blog posts como essa que você está lendo, assim você consegue conhecer mais sobre um assunto de forma acessível e relevante. 

O Inbound Marketing é exatamente isso, ele consiste em produzir conteúdos de qualidade para atrair o público e agregar valor para essa empresa, ou seja, fazer com que o cliente a veja como uma autoridade no assunto. Dessa forma,  quando ele precisar de um produto ou serviço que a marca ofereça terá preferência por aquela determinada empresa. 

Quer conhecer essa estratégia de forma mais detalhada? Clique aqui e veja o post que fizemos sobre o tema!

Outbound Marketing

Também conhecido como Marketing Tradicional, o Outbound é a estratégia mais conhecida para chegar aos clientes. Ela é feita de forma ativa, ou seja, ela vai atrás do consumidor através de canais que ele utiliza como jornal, revista, outdoors, cartazes, eventos patrocinados, entre outros. 

Mas esse recurso não está apenas em espaços físicos ou canais de comunicação, ele também está presente de forma online. Um exemplo disso são os famosos pop-ups, aqueles banners de divulgação de produtos ou serviços que aparecem quando você acessa alguma página da internet. 

Apesar do Outbound ser a forma mais simples de investimento em marketing ela também pode não ser a mais eficiente, isso porque a sua comunicação é massificada, ou seja, ela pode chegar a um cliente que não se encaixa no seu público alvo.

Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento tem uma forma simples de trabalhar e seu objetivo é bem claro: fidelizar clientes

Todas as ações dessa estratégia consistem em criar um laço com o cliente fazendo com que ele se sinta totalmente satisfeito com os serviços e produtos que estão sendo oferecidos e assim sempre volte a buscar a empresa, tornando-se um cliente fiel da marca. 

Esse recurso garante que sua empresa sempre tenha aqueles clientes de confiança que vão amar a empresa e, por consequência, divulgá-la aos amigos. 

Endomarketing

Nem toda estratégia de marketing é direcionada para os clientes, o endomarketing é o segmento voltado justamente a promover a marca para os trabalhadores da empresa. Essa técnica é utilizada para reforçar a marca e fazer com que os funcionários vistam a camisa da empresa e se tornem embaixadores da marca. 

Esse método tem como objetivo trazer motivação aos trabalhadores, melhorando sua produtividade e estimulando o comprometimento com a empresa.

Marketing Humanizado

Falando em conexão, o Marketing Humanizado  começou a se tornar mais comum no mundo digital, isso porque com tantas empresas no mercado, os clientes acabam buscando cada vez mais um serviço de confiança que garantam uma boa experiência e simplifique o processo de compra. 

 Nessa estratégia a comunicação sincera com os consumidores fica em destaque e o objetivo é estabelecer um laço com o cliente que torne a única opção para fazer negócio. 

Marketing de Produto

Se você está buscando um recurso que lance um produto e faça ele ser um show de vendas saiba que existe um marketing específico para isso. 

Essa vertente busca destacar a solução que a empresa traz para o seu consumidor e não a marca em si. Através dele é possível agregar valor a um serviço e destacá-lo dos semelhantes a ele no mercado. Com ele a empresa pode: 

  • Posicionar o produto;
  •  Levar a mensagem que o produto passa;
  •  Destacar o produto da concorrência;
  • Manter o produto no mercado. 

Marketing viral

Você se lembra de algum comercial que te marcou? 

Se a resposta para essa pergunta for “sim” então  o Marketing Viral usa propagandas digitais ou tradicionais para explorar a conexão entre pessoas, dessa forma quando uma propaganda é muito compartilhada a marca que a criou ganha atenção e é sempre lembrada. 

Um exemplo de marketing viral está na propaganda “Pôneis malditos”. Quem não lembra do viral que foi a propaganda da Nissan em 2011? Pode parecer apenas um comercial com musiquinha engraçada, mas após o lançamento da campanha a empresa conseguiu vender 81% mais que no mesmo período do ano anterior. 

 Veja o vídeo que marcou esse período:

Qual a melhor estratégia de marketing para sua empresa?

Depois de conhecer todos esses recursos é natural que você fique confuso ao tentar escolher qual a melhor estratégia para sua empresa. Na verdade, não há uma resposta mais assertiva para essa pergunta do que “todas”.

Como você pode ver o marketing não se resume apenas a um método, isso porque é no conjunto de estratégias que sua empresa consegue trabalhar da melhor forma para alcançar diferentes objetivos com o seu cliente. 

Um recurso de marketing vai muito além de vendas, ele cria relacionamento com o público, fidelização, experiência e muitas outras coisas. 

Por isso, a melhor melhor maneira de se destacar das outras empresas é ter um marketing completo que pense em todas as áreas que sua marca precisa gerenciar. 

Mas esse artigo é apenas uma síntese de tudo que o marketing pode fazer pela sua empresa. O marketing está em constante evolução para acompanhar as mudanças do mundo e atender as demandas dos consumidores. 

Quer saber mais sobre esse universo? Se liga na nossa indicação de livro pra você: 

Marketing 5.0

Philip Kotler é um professor de marketing mais conhecido como o "pai do marketing" seus livros trazem grandes lições de estratégias que podem transformar a sua empresa. Em Marketing 5.0 você vai conhecer os desafios do mundo do marketing na atualidade com as mudanças do comportamento humano e avanços da tecnologia.

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