Rebranding: Conheça os principais pontos desse conceito

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Toda marca tem uma imagem que a identifica, assim como uma empresa ou produto. Mudar a percepção pública da marca é o que o rebranding faz.

As estratégias utilizadas nesse processo envolveram mudanças de nome, logotipos e identidade visual.

Por isso que, nas buscas feitas no Google é possível perceber empresas cada vez mais interessadas em fazer rebranding diante de um novo público-alvo, a fim de reverter uma crise, atualizar uma identidade visual e até quando fazem uma entrada inédita no mercado.

São momentos em que algo precisa ser feito, o que não é uma tarefa fácil porque os consumidores estão acostumados a padrões de percepção como, por exemplo, a marca de uma bicicleta para asfalto e estrada, que torna complicado começar do zero.

Mudar essa percepção arraigada requer muito planejamento, inteligência de mercado e uma estratégia forte para que isso aconteça, mas isso pode ser mudado por meio do rebranding.

Qual a definição de rebranding?

Rebranding é uma estratégia planejada pela qual as percepções dos consumidores sobre uma empresa, marca ou imagem de produto são alteradas. Ou seja, os símbolos que giram em torno dessa imagem passam a ter significados diferentes para o cliente.

O rebranding não é sinônimo de produto, nem está associado aos logotipos, cores ou ícones usados ​​para identificar um adesivo anti trombada, mas sim a tudo que lembra a marca ao consumidor.

Quando os consumidores compram tênis de marcas conhecidas, eles não querem apenas usá-los nos pés, mas vivenciar a promessa de passar um tempo de qualidade com eles ao comprar os sapatos.

Aliás, a marca deste tênis está dizendo a todos que ele é representativo, e quem o compra pertence a uma tribo específica, assim como comprar uma escovinha de unha dupla.

Ou seja, por trás deste produto está a informação de que o investimento é feito, não só para construir qualidade, mas para mostrar ao usuário que ele pode contar com um atendimento personalizado e de qualidade.

Portanto, pode-se dizer que o rebranding está preocupado com os sentimentos e percepções do consumidor que o levam a tomar uma decisão de compra de determinada marca ou produto.

É importante lembrar que qualquer ação relacionada a essa redefinição (rebranding) visa aumentar as chances de negociação, pois tem a capacidade de inserir uma nova empresa de instalação piso laminado sobre cerâmica em um mercado extremamente competitivo.

É por isso que muitas vezes é necessário redesenhar as impressões dos consumidores sobre uma marca ou produto, quando uma empresa considera essa mudança importante para se adaptar ao mercado atual.

Qual a importância do rebranding para as empresas?

Uma vez bem compreendido o conceito de rebranding, esta estratégia pode ser utilizada em diversas situações, pois com ela a empresa começa a identificar algumas das situações que podem surgir, tais como:

  • Admitir falência de longo prazo;
  • Necessidade de atingir novos públicos-alvo;
  • Reposicionar a marca no mercado;
  • Expandir os negócios no mercado (incluindo internacional);
  • Mudanças executivas estratégicas;
  • Atualizar imagem;
  • Mudança de nicho;
  • Crise pré-imagem;
  • A empresa cresce.

Os esforços de rebranding são necessários quando se descobre que uma empresa pode estar à beira da falência, mesmo que isso seja previsto a longo prazo.

Portanto, reapresentar a imagem identitária de etiqueta colorida redonda ou de outras marcas é uma estratégia para mudar a percepção do consumidor. Isso pode ser muito positivo e sair da situação.

Certos tipos de produtos, como jogos, têm públicos muito específicos. Apenas os fanáticos deste modelo podem obtê-los, e para isso é necessário contatá-los, oferecendo um download gratuito para celulares deste entretenimento (exemplo).

Dessa forma, o público-alvo é ampliado e obviamente afeta o sucesso de vendas sem que a empresa corra o risco de fechar.

O rebranding também é necessário quando há necessidade de expandir um produto ou marca em um mercado, principalmente em mercados internacionais. Nesse caso, modificar vários elementos pode ser uma solução mais bem aceita pelo público estrangeiro.

As culturas, assim como os idiomas, são diferentes além das fronteiras e, muitas vezes, há certa resistência na aceitação dos produtos.

No entanto, dar um novo significado à imagem pode mudar a percepção dos consumidores estrangeiros e levar a uma melhor aceitação do produto.

Por exemplo, uma marca de cerca de segurança residencial é cercada por múltiplos significados, que muitas vezes precisam ser modificados para se adequar ao público que uma empresa deseja atingir.

Slogans como “a segurança que toda família merece” podem ser usados ​​para mudar a percepção do consumidor para a compra de cercas que atendam a esse público.

As pessoas que ocupam os cargos mais relevantes dentro da empresa formam, de certa forma, a imagem da organização. No entanto, quando o CEO de um negócio que mexe com laudo SST eSocial mudou, um movimento de rebranding se torna necessário.

Nesses casos, é possível inclusive alterar a cor do logotipo que representa a empresa. Afinal, é outro ciclo, os responsáveis ​​são diferentes, e nada melhor do que acertar a representação para o novo gestor.

Algumas marcas são muito antigas e sua imagem não atende mais às necessidades do público. Geralmente é o logotipo que muda, pois a identidade visual não tem mais a capacidade de representar os produtos e serviços que a empresa oferece.

Simplesmente não há mais como atrair a persona desejada e, novamente, é necessária uma estratégia de rebranding.

O maior temor da empresa é uma crise de imagem e, quando isso acontece, a solução é recorrer a rebranding, trabalho de reestruturação de imagem e até, se necessário, o endereço de uma loja que comercializa Bandeja deslizante para rack 19.

Outro aspecto do uso do rebranding refere-se a aquisições de empresas, cisões e fusões e mudanças de nicho.

Seja ganhando uma vantagem competitiva, expandindo seus negócios ou adaptando-se, o rebranding é uma estratégia com grandes promessas.

Seja qual for o objetivo do rebranding, os recursos que ele oferece são ilimitados, mas sempre precisam ser desenvolvidos pensando no consumidor e em uma percepção do produto, serviço ou marca.

Como fazer um rebranding?

Quando se percebe que uma marca não está mais alcançando o público, é sinal de que ela perdeu o contato com as pessoas, que não gera mais emoção, o que a leva ao esquecimento.

Portanto, para reestruturá-lo para que seja lembrado e reconhecido, foi necessário realizar um rebranding, criando uma nova identidade para clientes atuais, antigos e futuros.

Para isso, aqui estão alguns passos importantes para fazer o rebranding antes que a empresa vá à falência e acaba alienando os consumidores, como:

  • Analisar o público-alvo;
  • Rever o propósito da empresa;
  • Mudar a identidade da marca;
  • Modificar métodos de comunicação;
  • Reavalie os canais de comunicação.

Essas são etapas importantes para que uma empresa consiga posicionar uma marca ou produto no mercado de acordo com a percepção dos consumidores e, nesse sentido, o rebranding é importante, pois irá refletir as atuais condições de mercado.

Ou seja, por meio do rebranding, a imagem de uma empresa, marca ou produto pode permanecer no mercado por mais tempo, pois pode ser detectado antecipadamente que não atende mais às necessidades dos consumidores, podendo ser melhorado com o tempo.

Considerações finais

O principal objetivo dessa prática é melhorar significativamente o posicionamento da marca e a imagem de seus produtos e serviços no mercado.

Cria um sistema de valores que torna as empresas mais atrativas para o público, possibilitando leveza, acessibilidade e simplicidade.

Essa tática também é comum quando uma organização lança uma nova categoria de produto e deseja ampliar o público. Também pode ser aplicado quando uma imagem foi afetada negativamente e precisa ser reposicionada.

Por sua vez, os consumidores entenderão o que a empresa faz, por que ela é confiável e por que podem permanecer leais a ela.

Durante a implantação dessa prática, diversos temas foram abordados, como a diferenciação da marca, aumentando sua singularidade no segmento. Suas ações também ajudam a aumentar a fidelidade do cliente à medida que sua marca se fortalece.

O rebranding reúne uma série de estratégias que visam melhorar a imagem que uma empresa comunica ao público. Vários são os fatores que podem desencadear essa necessidade, desde condições de mercado até avaliações internas.

Como pode ser observado, até mesmo a demanda do consumidor pode desencadear essas mudanças. Quaisquer que sejam as necessidades do negócio, é fundamental manter-se informado e saber como se reposicionar no mercado.

Como mencionado anteriormente, o rebranding está intimamente relacionado com a emoção e o sentimento do consumidor, pelo que deve ser cuidadosamente planeado para que a nova marca não desapareça ou tenha qualquer impacto aos olhos dos clientes.

Isso vai ajudar a manter um bom relacionamento com os consumidores, atrair novos clientes e fidelizar os que já compraram da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.