fbpx

Somos adaptáveis

Andrey Gonçalves

A maior habilidade da nossa espécie é a de adaptação.

Não importa o tamanho da adversidade, a humanidade, desde que se tem registros de sua existência, passou por ela. Somos adaptáveis. Vemos um problema, nos moldamos para combatê-lo e o superamos.

Foi assim que aconteceu até hoje. E desta vez não será diferente.

Sim, vivemos um momento incomum, talvez o mais intenso que você ou eu já presenciamos. Mas vamos superá-lo. A pergunta é: como?

Nos adaptando. Aprendendo, fazendo, errando, acertando, tentando, mudando

Sempre que abrimos o LinkedIn, nos deparamos com inúmeros líderes, referências de seus segmentos, falando sobre como o mundo muda a toda hora. Bem, chegou a hora de mudar mais uma vez.

“E o que a publicidade tem a ver com isso?” você me pergunta. Eu digo: tudo

Pense em como a sociedade, a maneira como as pessoas se comunicam e fazem negócios, mudou nos últimos cem anos. E a publicidade esteve lá. Em todos momentos! Ajudando seus clientes a passarem pela turbulência, fazendo eles aparecem, falarem com seu público, oferecendo soluções para os novos tempos. Ela é o combustível fundamental para que a roda da economia continue girando.

Seja criando um manual de restaurantes conceituados, levando as pessoas a viajarem, ou mesmo pedindo para que elas “apenas façam isso”, incentivando a prática de esportes, a publicidade está lá, criando soluções.

Em tempos de crise, como o de agora, a propaganda ajuda os negócios a se reinventarem. A se adaptarem. 

A primeiro momento, o home office. Depois, a criação de plataformas intuitivas de e-commerce, em seguida, ações que ajudam a sociedade de forma direta, e assim por diante. 

Nosso trabalho é transferir a maior habilidade humana, a de adaptação, para os CNPJs.

Por isso, é tão importante fortalecer uma parceria assim nesses momentos. Alguns negócios podem apagar suas lâmpadas e, aos poucos, ficarem invisíveis ao público. Se a sua empresa mantiver a luz acesa, o cliente vai te ver. Ainda mais em meio ao breu.

A lâmpada, normalmente é usada na publicidade para representar ideias. Aqui é no sentido literal mesmo, ser iluminado, ser visto. Só que para ser visto, precisamos de várias ideias.

A mudança não está batendo à sua porta, mas sim aqui dentro, sentada no sofá, olhando para você e te esperando reagir. Conforme o tempo passa, ela vai crescendo, crescendo e crescendo, até a casa ruir e não sobrar nada.

O que nos resta é agir.

Adaptar-se é conversar com a mudança, aprender com seus efeitos e, em seguida, saber o que fazer para que ela se levante, pegue suas malas e vá embora, dando espaço para que outra venha.

Por isso, a maior habilidade que podemos ter, treinar e preparar, é a de adaptação.

Está conversando com sua mudança ou deixando ela crescer?

Deixo essa pergunta para você.

E para a sua mudança.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Estamos operando normalmente mas em home office em razão do COVID-19 e decreto municipal 445/2020.