fbpx

Valuation: um outro olhar sobre brand e prosperidade dos negócios

bangboo

O artigo de hoje é um pouco diferente. Dessa vez, não somos nós os autores, mas sim a D&R Negócios, uma parceria da Bangboo. A matéria fala de negócios, sobre o valor da marca e de como sua empresa pode ganhar com essa construção. Boa leitura!

Valuation: um outro olhar sobre brand e prosperidade dos negócios

Imagine que você esteja bem posicionado no mercado e receba a proposta de um investidor. É pegar ou largar.

Mas se acha isso pouco provável, então pense nas riquezas que podem estar escondidas dentro da sua própria empresa. Bastaria explorá-las e o negócio ganharia muito mais valor.

Pois é, uma análise certeira em qualquer uma dessas situações só é possível se você conhecer o valor da sua empresa e de seus ativos intangíveis, entre os quais está a sua marca.

Mas nesse artigo, vamos te explicar como é possível saber quanto vale uma empresa ou qualquer um de seus ativos com segurança e expertise. Confira!

Como conhecer o valor real da empresa?

É possível conhecer o valor justo da empresa por meio do valuation ou avaliação de empresas, na tradução livre para o português.

Em geral, a empresa vale toda a riqueza que ela pode gerar no futuro. Nesse caso, o avaliador estima a taxa de crescimento da empresa a partir de seus resultados históricos. Paralelamente, analisa as condições e perspectivas do mercado em que está inserida. Com base nessas informações, são feitas projeções do fluxo de caixa que a empresa tem condições de produzir no futuro, em médio e longo prazo.

Mas é claro que os sócios precisariam fazer investimentos para chegar a atingir esse potencial.

Por isso, o valor desse aporte precisa ser deduzido da riqueza projetada para o futuro. Essa dedução é feita por meio da aplicação de uma taxa de desconto que representa o custo do capital. A definição dessa taxa depende muito da realidade de cada empresa em avaliação.

Aliás, é muito comum que os avaliadores definam diferentes taxas de desconto que reflitam o cenário pessimista, conservador e otimista.

Valuation pelo fluxo de caixa descontado

Outra maneira muito conhecida de apurar o valor de uma empresa é por meio da comparação com outras semelhantes.

Essa comparação é feita a partir do valor de venda de empresas similares no mercado; ou então por meio de indicadores ou drivers como lucro líquido, EBITDA, por exemplo. O mais usado é realmente o EBITDA por ser o que gera mais eficiência de comparação. Ebitda é a sigla para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, ou “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (Lajida), em português.

Há ainda outros métodos de avaliação de empresas para casos mais específicos. Mas os mais utilizados para empresas em crescimento são esses que mencionamos.

Mas você deve estar se perguntando:

“Qual, afinal, a utilidade de conhecer o valuation de uma empresa?”

Como veremos mais à frente, suas aplicações são muito diversas.

Mas antes de tratarmos sobre esse assunto, destacaremos mais detalhes da aplicabilidade do Valuation. Esse processo aplica-se à avaliação da empresa de forma global ou a qualquer um de seus ativos tangíveis ou intangíveis.

E nesse sentido, a melhor parte é ser aplicável à Avaliação da Marca. Afinal, esse é um dos ativos mais importantes de qualquer empresa. Quer ver ? Então continue a leitura.

O valor de um ativo imprescindível chamado marca

Sim, é possível saber quanto vale a sua marca. Você já sabe?

Pois é, a avaliação de marcas também é chamada de Brand Valuation. Ela mensura o quanto a marca representa no valor geral da empresa.

O caminho mais conhecido para realizar o Valuation da marca se baseia no lucro operacional. E segue a mesma lógica de alguns dos principais métodos de Valuation global da empresa.

A ideia básica é a seguinte:

A) Determinar uma taxa de licenciamento (royalty) da marca em avaliação com base em análises do setor de franquias e pesquisas de mercado;

B) Projetar as vendas líquidas futuras da empresa em avaliação;

C) Deduzir a taxa de royalty escolhida das vendas projetadas. E, assim, conhecer a representatividade da marca nessas vendas futuras, prevendo o lucro que esses royalties podem gerar no futuro;

d) Escolher uma taxa de desconto para trazer o valor dos lucros de royalties futuros a valor presente.

Falando assim parece simples demais. Mas claro que esse processo precisa ser conduzido por um profissional especializado. Porém, o que queremos te mostrar é que o Valuation tem lógica e caminhos especializados.

Isso faz com que os resultados de um Valuation ou de um Brand Valuation tenham credibilidade e sejam defensáveis perante o mercado.

E isso não é tudo. O melhor eu guardei agora para o final.

Por que calcular o valor da empresa ou da marca?

Pois é, agora vamos te mostrar como conhecer o valor da empresa e da marca é tão importante.

Em primeiro lugar, todo empresário sabe se sua empresa está indo bem ou não. Mas nem sempre conhece exatamente seu valor de mercado. Isso depende de uma análise mais detalhada, como vimos. Mas conhecer o valor justo de uma empresa pode ser essencial em alguns casos práticos como, por exemplo:

  • Analisar a oferta de um investidor;
  • Verificar até qual valor compensa fazer um aporte de capital na sua empresa;
  • Negociar baixa de juros em financiamentos bancários ao demonstrar a solidez da empresa pelo Valuation;
  • E até para ter mais equidade em situações mais específicas como separação de sócios ou de bens.

Mas além disso, o Valuation pode te ajudar a redescobrir o potencial de sua empresa.

Há casos, por exemplo, em que a empresa não está em seu melhor momento econômico-financeiro, mas o valor de seus ativos intangíveis é muito surpreendente. Muitas vezes é realmente uma riqueza escondida.

Conhecer esse valor tem dado novo fôlego a empresários. E faz com que descubram que vale a pena continuar investindo na empresa.

Em primeiro lugar isso acontece porque reconhecem o valor dos intangíveis da empresa, como já dissemos.

Em segundo lugar, e não menos importante, a percepção do potencial da empresa ocorre porque o percurso do valuation gera indicadores para aumentar o valor da empresa. É isso mesmo. Em suma, o investimento nesses pontos estratégicos fará a empresa valer mais no futuro. São alguns exemplos daqueles indicadores: maior investimento em branding, qualificação da estratégia comercial ou de marketing, etc.

E é muito comum que depois da implementação dessas melhorias estratégicas se faça um novo Valuation para se apurar o crescimento do valor da empresa. Os resultados podem ser incríveis!

Conclusão

E então, gostou de saber sobre tudo isso? O Valuation de Empresas e a Avaliação da Marca são realmente um suporte importante para fomentar a prosperidade dos seus negócios.

E, ao mesmo tempo, um olhar importante sobre brand, ou seja, sobre marca. Em suma, é fundamental investir na força da sua empresa. É muito importante ter uma noção exata do valor econômico-financeiro que todo esse esforço representa para sua empresa!

Esse artigo foi produzido pela equipe de marketing e comunicação da D&R Negócios.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email