O marketing convencional não morreu com a chegada do marketing digital, embora este seja um assunto muito comentado atualmente. Mais do que isso, o marketing pela internet é o método mais usado pelas empresas.
Justamente por isso, as marcas que querem se consolidar estão presentes no mundo virtual, em suas mais diversas plataformas para aumentar sua notoriedade.
Redes sociais, site institucional, e-mail marketing, blog, entre outros recursos são exemplos de canais usados pelas organizações para estabelecer uma comunicação com seu público-alvo.
Ao longo do tempo, essas plataformas vão transformando os negócios em referência naquilo que fazem. Mas o marketing, de uma forma geral, consegue estabelecer uma marca e torná-la única naquilo que faz.
São ações capazes de transformar a companhia em uma referência, desde que exista uma estratégia bem elaborada por trás, além de análise do mercado que trabalha marketing e qualidade.
No entanto, para alcançar esse nível de predominância em um segmento, a organização precisa entender um pouco mais sobre o assunto.
Sendo assim, este artigo vai explicar a definição de marketing convencional, de que maneira esse método está inserido nos dias de hoje e como ele pode ajudar a organização.
Entendendo o conceito de marketing convencional
De acordo com Philip Kotler no livro “Administração de Marketing”, o marketing nada mais é do que a capacidade de suprir necessidades dos consumidores e gerar lucro.
No que diz respeito ao marketing convencional, é uma publicidade que cria a empresa, escolhe os locais de vendas, determina produtos e serviços, entre outros fatores relevantes.
No caso de uma empresa que aluga jukebox bar, ele se baseia na impressão por meio de papel, difusão usando televisão e rádio e marketing de mala direta com materiais físicos em forma de brochura e envios de correspondência.
Para explicar um pouco mais sobre seu funcionamento, na década de 1960 foi desenvolvido o mix de marketing que trabalhava os quatro pilares fundamentais, que são:
- Preço;
- Produto;
- Praça;
- Promoção.
O preço diz respeito à precificação da solução, o produto é a solução em si, a praça são os canais de comunicação e distribuição e a promoção envolve os tipos de publicidade, assessoria e merchandising.
Quanto ao marketing digital, utiliza apenas a internet e seus canais para definir estratégias e condutas que vão propiciar um alcance maior e por mais tempo, atendendo às necessidades dos clientes de maneira geral.
Como o método é inserido até hoje?
Até os dias de hoje, o marketing convencional é aplicado por meio de impressão, de fusão e mala direta. A impressão nada mais é do que a publicidade em papel, como no caso do uso de jornal.
Mesmo sendo uma forma mais antiga de publicidade, um fabricante de ribbon para impressora zebra gc420t pode utilizá-lo na versão digital desse veículo de comunicação.
Quanto ao marketing de difusão, trabalha anúncios na televisão e no rádio, mas com os avanços tecnológicos trazidos pela internet, o rádio está um pouco desatualizado, mas ainda continua sendo eficaz para as propagandas.
Para veicular campanhas nesse meio de comunicação, a organização precisa considerar a idade do público que deseja impactar.
Entretanto, é essencial lembrar que o brasileiro tem um contato maior com as rádios e costuma ouvi-las por meio de aplicativos, portanto, ainda existe um grande público em contato com essas estações.
No que diz respeito à mala direta, os materiais impressos na forma de brochuras são enviados para as residências dos consumidores. Antigamente, cartões postais e cartas começaram a ser usados para vendas promocionais.
Tirando os modos convencionais de publicidade, o marketing de transmissão continua em uso, uma vez que organizações de médio grande porte utilizam anúncios de televisão para chamar a atenção dos telespectadores.
Em todo o mundo, as pessoas ainda assistem televisão, por isso, as emissoras continuam sendo um meio eficaz de fazer marketing.
Um painel de ACM com LED , por exemplo, pode ajudar a divulgar um produto ou serviço e essa mesma marca que anunciou dessa forma pode vincular uma campanha no meio de um reality show, telejornais e novelas.
É essencial lembrar que o público mais velho ainda é muito apegado à televisão, por isso, qualquer companhia que pretenda alcançar essa audiência encontra nas emissoras de TV uma grande oportunidade.
Como o marketing convencional ajuda os negócios
De modo geral, o marketing tradicional se restringe à comunicação da marca feita por canais offline, como materiais impressos, jornais, rádio e televisão. É aquele tipo de estratégia que a maioria das pessoas conhece.
Ele vai desde grandes anúncios que passam no horário nobre da TV, até pequenos panfletos distribuídos em semáforos. A diferença entre um e outro são os custos.
Uma empresa especializada bombeiro civil pode continuar usando essas técnicas porque elas continuam trazendo resultados eficientes e grandes vantagens para os negócios.
De modo geral, o marketing convencional ajuda os negócios porque traz mais visibilidade, uma vez que o alcance dos meios tradicionais é grande e a companhia passa a ser vista por muitas pessoas.
Como resultado, a organização consegue aumentar o seu brand awareness. Isso é muito importante porque transmite confiança, algo fundamental para que o consumidor moderno se interesse pelos produtos e serviços.
A estratégia também ajuda os negócios porque aumenta o alcance do negócio, visto que é possível alcançar locais sem acesso à internet.
Embora os canais digitais façam parte da rotina dos brasileiros, ainda tem muita gente no país que não possui internet em casa ou acesso à internet móvel, mas conseguem ter acesso à informação por meio de canais tradicionais.
Além do mais, é inegável o fato de que algumas organizações presentes em certos segmentos, como uma agência de enfermeira para idoso, conseguem alcançar um público mais velho.
Pessoas de mais idade não costumam acessar a internet e quando fazem isso, muitas desconfiam das informações trazidas pelos canais digitais.
Isso significa que um negócio voltado para a terceira idade pode encontrar muitas vantagens ao investir no marketing convencional. Por meio dele, vai conseguir estabelecer uma comunicação promissora com essas pessoas.
Também não se deve negar o fato de que a comunicação impressa é tangível, por isso, costuma ser considerada mais real do que as campanhas online.
O consumidor moderno tende a confiar mais em empresas que também utilizam os meios tradicionais para divulgar seus produtos e serviços.
Até mesmo a duração desse tipo de estratégia costuma ser muito vantajosa e ajuda muito os negócios porque o material impresso dura mais tempo.
Por exemplo, o panfleto de um restaurante pode ficar muito tempo no escritório ou na casa de uma pessoa e será consultado quando ela quiser fazer um pedido.
Aquele anúncio de emergência canina em uma revista de pets pode ficar bastante tempo na sala de espera de uma clínica veterinária, por isso, é um tipo de ação que consegue atingir mais pessoas e por um período maior.
Também é primordial destacar o fato de que quando a campanha é bem feita, consegue até mesmo aumentar a visibilidade do negócio na internet e de maneira orgânica.
Por exemplo, ao distribuir panfletos, uma empresa pode colocar um QR Code impresso no papel que leva o receptor até o site da marca, assim, consegue gerar tráfego orgânico para o portal institucional.
A grande questão é que o marketing convencional costuma ser associado a campanhas maiores e feitas por empresas de grande parte, mas na verdade, com um orçamento bem organizado, até os pequenos negócios podem aproveitar seus benefícios.
Por exemplo, uma empresa especializada em projeto de som ambiente residencial deve procurar meios de nicho, como jornais e revistas específicos que são meios de comunicação menores levam informações para um público específico também.
Quanto aos materiais impressos, vale a pena investir em mala direta e panfletos que são entregues em semáforos. O negócio também pode criar cartazes que são colocados em locais estratégicos e conseguir um ótimo retorno.
Quando o marketing convencional é feito por meio de materiais impressos, não exige tanto investimento e ainda assim consegue atingir o público.
Por fim, um fabricante de batedor de calda de sorvete pode distribuir brindes para clientes e colaboradores, visto que incentivam a compra, reforçam a marca e fidelizam clientes.
Contudo, a companhia precisa escolher opções que sejam realmente úteis para as pessoas no dia a dia, como no caso de uma caneca, caneta, mochila, entre outras possibilidades.
Considerações finais
Embora o marketing digital esteja em alta e ainda promete continuar entregando resultados pelos próximos anos, o marketing convencional também pode continuar sendo trabalhado por negócios dos mais variados tipos.
Os meios offline ainda estão presentes e entregam bons retornos para as organizações que sabem trabalhar com eles na medida certa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.