Ao desenvolver uma estratégia de marketing digital, há uma grande quantidade de dados disponíveis para uma empresa mensurar.
Esses dados geralmente são detalhados e imediatamente acessíveis, mas nem todos serão úteis o tempo todo. É preciso saber o que medir e como usá-los para tomar decisões baseadas em fatos sobre o desempenho dos esforços de marketing.
Considere a quantidade de canais online para usar na estratégia, entendendo como encaixá-los na jornada geral do cliente, por exemplo, nas fases de reconhecimento, aquisição ou conversão.
Saber também o que a empresa de instalação de gerador a diesel, entre outras, pretende alcançar com as ações de marketing digital é um dos grandes nortes de qualquer dono de negócio que faz marketing online.
Deve-se considerar também a relação entre as atividades de marketing digital com outras áreas, colocando em sinergia as equipes de vendas e atendimento principalmente. Isso favorece aqueles objetivos mais amplos de uma companhia.
É importante medir diferentes tipos de atividade online. Por exemplo, é possível medir o número de páginas visualizadas por visita no site desta, quanto tempo os visitantes permanecem no site e que tipo de pesquisas de palavras-chave e referências são usadas.
A medição consistente em diferentes canais digitais ajudará a atribuir valor a diferentes táticas, o que leva a pensar nos grandes benefícios e na importância que os dados trazem para o negócio como um todo. Analisar os dados permitirá algumas benesses:
- Uso do orçamento com mais eficiência;
- Torna a atividade de vendas mais eficaz, melhorando conversão;
- Auxílio na escolha dos canais certos para atingir o público-alvo;
- Tomada de decisões de campanha mais eficaz;
- Melhora no retorno sobre o investimento (ROI).
As métricas de marketing medem a qualidade dos esforços de marketing e demonstram a eficácia das campanhas em relação aos principais fatores de desempenho, os chamados KPIs.
Eles são um dos aspectos mais críticos de cada campanha e, sem eles, as equipes de marketing não teriam ideia se seu plano de marketing foi bem-sucedido.
Marketing digital e as suas métricas
As métricas de marketing digital são uma abordagem quantitativa para rastrear o desempenho, determinando o sucesso ou não de uma campanha.
As melhores métricas de marketing variam muito de campanha para campanha, mas, em geral, avaliam o impacto das peças no sentimento de consumo do público.
As métricas de marketing mais importantes a serem rastreadas são aquelas que têm maior impacto nas metas de negócio de uma empresa de andaime tubo roll locação, por exemplo.
A análise dos dados ajuda os profissionais de marketing a otimizar os esforços existentes e planejar iniciativas futuras, permitindo que haja cortes no que não está indo bem e incentivos a aquilo que está indo bem.
Que tipos de métricas de marketing existem?
Existem diversas métricas que os profissionais de marketing podem usar para medir o sucesso de uma campanha, basta selecionar a mais adequada para cada abordagem.
Diferentes medições fornecem várias informações. Aberturas e cliques de e-mail, por exemplo, podem refletir o nível de engajamento, enquanto a taxa de cancelamento de assinatura pode indicar se o público considera suas informações atraentes e relevantes.
As impressões de anúncios e as exibições de vídeo ajudam a determinar o alcance de uma campanha. O custo por cada ação realizada pode ajudar a acompanhar o desempenho mais à risca e mais no dia a dia, diferentemente de grandes eventos a cada seis meses.
Abaixo, estão algumas métricas para diferentes canais de marketing que podem ajudar os profissionais a fazer julgamentos mais fundamentados sobre como otimizar seus gastos.
Para o marketing digital como um todo, as taxas de cliques, o custo por ação (CPA) e as impressões são as principais métricas.
Para um site, deve-se avaliar: tráfego total, taxa de rejeição, novos clientes, clientes recorrentes, tempo gasto no site, bem como conversões.
Para fins de SEO, os dados mais importantes são de classificações médias de palavras-chave, volume de pesquisa de palavras-chave e tráfego orgânico.
Para empresas que fazem conteúdo sobre impermeabilização de fachada de prédio, algumas métricas se destacam como: tráfego do blog, quantidade de conteúdo compartilhado, downloads de conteúdo e leads qualificados.
Em e-mail marketing, é preciso medir taxa de abertura, taxa de clique, média de conversão, testes A/B e cancelamento de inscrição (opt-out). Quem foca em redes sociais, pode-se deparar com contagem de seguidores, alcance e taxa de engajamento.
Para companhias que querem olhar a receita basicamente a métrica utilizada é o quanto de dinheiro que os canais estão gerando.

Qual é a importância das métricas de marketing?
As métricas de marketing são cruciais porque ajudam as marcas a decidir se as campanhas são bem-sucedidas e fornecem informações sobre como melhorar as iniciativas futuras.
Auxiliam os profissionais de marketing no entendimento de como os esforços estão contribuindo para os objetivos da empresa de manutenção de persianas, por exemplo. Informam também as melhores decisões para otimizar as campanhas para os canais.
Esses insights ajudam uma equipe de marketing a determinar se atingiu seus objetivos em termos de aquisição de novos clientes, reconhecimento, engajamento, vendas, criação de leads e vários outros fatores.
Essas análises também podem ajudar na tomada de decisão para alterar as campanhas em tempo real, caso as iniciativas não estejam funcionando conforme o esperado.
3 dicas de métricas essenciais
Os principais indicadores de desempenho demonstram o rumo tomado pelas campanhas em relação ao objetivo de cada ação específica que uma empresa de instalação gerador residencial faz, por exemplo.
Embora as equipes de marketing devam monitorar uma ampla gama de métricas, cada campanha deve ter apenas alguns indicadores-chave de desempenho (KPIs). Eles devem ser específicos, mensuráveis e dentro do cronograma da campanha
Abaixo estão três dicas de métricas que precisam estar em qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida.
1. Geração de Leads
O rastreamento de novos leads e a taxa de conversão ou, melhor, a porcentagem de leads que efetivamente se tornam clientes, são duas das métricas mais eficazes para determinar o aumento na base de pessoas interessadas e em clientes de fato
Esses dados de conversão podem ser encontrados nas ferramentas de relatórios de campanha, seja na própria plataforma de envio ou no Google Analytics.
2. ROI (retorno do investimento)
Os profissionais de marketing devem analisar o valor útil do cliente (CLV, em siglagem (inglês)) e o custo de aquisição do cliente (CAC) para determinar o retorno sobre o investimento (ROI, na sigla em inglês).
O valor da vida útil do cliente refere-se a quanto dinheiro se ganha por cada cliente em um determinado período de tempo, enquanto a aquisição de clientes se refere a quanto uma empresa deve gastar para adquirir um novo cliente.
Se o custo de aquisição do cliente for muito alto e o valor da vida útil do cliente for baixo, é uma forte indicação de que a estratégia de marketing precisa mudar para não afetar negativamente o ROI.
3. Impressões
A parcela de impressões é uma métrica que mede o desempenho de uma marca em um canal específico em relação ao seu público potencial total.
Um aumento na parcela de impressões pode indicar que uma marca aparece com mais frequência, o que pode levar a um aumento nas vendas.
Considerações finais
Muitas métricas podem ser incorporadas na mensuração de um negócio, mas quais acompanhar com mais afinco?
É isso o que as empresas, incluindo as de despachante cnh suspensa, precisam decidir ao olhar para dentro de suas respectivas operações e realidades.
Além disso, para saber responder bem a essa pergunta, olhar o que a concorrência está focando já pode dar uma ótima noção disso.
Se um indicador-chave de desempenho serve principalmente como um medidor de sucesso específico para um setor, vale a pena rastreá-lo.
Não é porque todo mundo está fazendo que uma empresa de andaime tubular com guarda corpo precisa se diferenciar a todo custo e olhar outras coisas. A comparação entre empresas de um mesmo setor é sempre muito bem-vinda.
É sempre possível olhar além do que se produz em um negócio, a fim de obter um horizonte maior de expectativas e de direções às quais ir.
Por exemplo, uma companhia de lavagem de persianas e os estabelecimentos desse mesmo setor são classificados com base no número de lavagens em um determinado período.
Portanto, medir os números da empresa e do setor é algo essencial para entender se há ganhos ou perdas. É uma espécie de referencial.
Embora não faltem métricas ao alcance dos donos de empresa, prestar atenção nas mais corretas para o negócio faz toda a diferença.
Os dados precisam estar realmente alinhados com os objetivos de toda a equipe de marketing. Nesse sentido, é uma boa prática comparar esses dados com o desempenho anterior para julgar o sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.