Sabe quando você pesquisa por um produto ou serviço na internet e depois aparecem alguns anúncios te oferecendo aquele item? Parece até mágica, mas isso é Remarketing!
Quer saber como ele funciona e como aplicá-lo no seu e-commerce? Leia esse artigo até o final!
Como funciona o remarketing?
Uma pesquisa feita pelo Google Ads, plataforma de anúncios, revelou que 97% dos consumidores não fecham a compra de primeira. O princípio do remarketing é mostrar ao cliente que os produtos que ele estava interessado estão disponíveis para compra e podem ajudar a solucionar o problema dele.
Na prática, a estratégia funciona da seguinte forma: ao pesquisar um produto ou serviço o Google emite um alerta sobre o seu usuário, chamado “cookie”, esse alerta serve para que o sistema mande durante sua navegação anúncios do site que você pesquisou e de nichos similares.
Para aumentar as chances de conversão, essa estratégia permanece por 30 dias.
Como fazer remarketing para e-commerce?
Para uma boa estratégia de remarketing é preciso analisar os leads e identificar os estágios do funil que eles se encontram. Para entender melhor sobre como o funil funciona leia nosso artigo: Funil de vendas: qual caminho o seu cliente faz até a compra?
Além de identificar e analisar os leads, é preciso ter um objetivo claro para o seu remarketing. Por que você está fazendo remarketing? Motivar o público a realizar uma segunda compra? Transformar os leads em clientes? Defina sua meta para conseguir traçar uma estratégia assertiva.
Para ter melhores resultados é preciso também estudar qual o melhor canal para remarketing. Existem alguns canais que podem se encaixar na sua estratégia, como:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- Linkedin Ads
- Twitter Ads;
- Youtube;
- E-mail.
É preciso ter seu objetivo claro para escolher qual o melhor canal para investimento do seu remarketing, é possível também combinar alguns canais para fortalecer a campanha. Para isso, é importante analisar qual opção faz mais sentido para o seu negócio.
Com a análise do funil pronta, você pode criar uma campanha de pesquisa, vídeo, produtos entre outros, com o objetivo principal de continuar aparecendo para o usuário que pesquisou algum assunto do seu nicho.
3 dicas para o sucesso do seu remarketing
- Invista em campanhas de Ads exclusivas
Os cookies podem servir para identificar os usuários que já passaram pelo seu site, a partir dessa informação você pode criar anúncios atrativos para esse público. Dessa forma, é possível criar campanhas personalizadas para eles e resgatar aquele cliente que ainda não tomou a decisão da compra.
2. Ofereça condições especiais
Não há nada melhor para fazer um cliente fechar a compra do que oferecer um incentivo a ele. Oferecendo desconto e condições especiais para a finalização daquela compra deixada no carrinho pode ser o passo que falta para a tomada de decisão do seu cliente.
Para isso não esqueça de caprichar na persuasão usando o gatilho mental certo. Conheça algumas dicas nossas sobre o assunto no nosso artigo “Gatilhos mentais: o que são e como usá-los na sua estratégia de Marketing Digital”.
3. Invista muito em E-mail Marketing e automação
O email marketing é a ferramenta perfeita para aquele usuário que escolheu seu produto, fez o cadastro para compra, mas acabou desistindo na hora de finalizar.
Você pode usar os dados que foram fornecidos para disparar conteúdos que despertem ainda mais o interesse do usuário no produto que foi deixado, trazendo a sensação de que ele está perdendo uma grande oportunidade ao não tomar a decisão de compra.
Quando começar?
O remarketing garante que sua marca seja lembrada por leads já interessados no que sua empresa tem a oferecer. Ao lembrar o usuário da sua oferta, a sua taxa de conversão tende a aumentar significativamente de forma eficiente, já que o investimento estará apenas em consumidores que já estão interessados no seu produto.
Com a onda das marcas migrando para o digital, é necessário mais do que nunca utilizar todas as estratégias disponíveis para que seu produto/serviço se destaque no mercado. Por isso, a melhor hora para começar a investigar é agora
Agora que você já conhece mais sobre o assunto é hora de colocar seu remarketing em prática e melhorar os resultados do seu e-commerce. Precisa de ajuda para isso? Entre em contato conosco e conheça nossa proposta para melhorar o marketing digital da sua empresa!