Para que a empresa aumente suas possibilidades de atingir os objetivos planejados no plano de marketing, para que o seu negócio caminhe de forma positiva, é importante monitorar as suas estratégias através do CPL no marketing.
O CPL consegue mensurar os custos por cada lead realmente interessado na compra de produtos e serviços oferecidos por uma empresa.
Qual é o conceito de CPL no marketing?
O CPL, ou Custo por Lead, é um cálculo realizado pela empresa que permite identificar o quanto cada lead conquistado lhe custou para ser conquistado e esse indicador serve para direcionar os investimentos que a organização pretende utilizar.
Esse cálculo acaba alavancando o tráfego no site de uma campanha para fachada de sobrado comercial, por exemplo, atraindo a visita de pessoas para convertê-las em leads, que é um dos objetivos estruturais do marketing digital.
Quando o CPL é aplicado nas ações de marketing de qualquer negócio digital, ele vai corresponder à média do investimento realizada por um empreendedor, para que os leads sejam atraídos.
Qual é a importância do CPL no marketing?
O CPL no marketing digital, que também pode significar Conteúdo de Pré-lançamento, é a maneira como os conteúdos são preparados, para que, por exemplo, uma campanha de elevador para escada apresente soluções para as buscas das pessoas na internet.
O CPL é importante pelos seguintes fatores:
- Ajuda na conversão de leads em clientes;
- Auxilia o fluxo de nutrição na jornada de compra;
- Impulsionam as campanhas de tráfego pago;
- Ajudam no bom posicionamento do site nos motores de busca.
Manter essa estratégia gera custos para a empresa de aluguel de espaço comercial, principalmente porque é necessário manter as redes sociais sempre atualizadas no momento da veiculação dos conteúdos, por meio de publicações constantes.
Portanto, ter conhecimento do valor médio de investimento na conquista de cada lead é uma forma eficaz de acompanhamento das estratégias de marketing, para saber se elas estão ou não obtendo sucesso, ou se algo precisa ser melhorado.
Assim, a empresa consegue reajustar o valor orçamentário da campanha de medalha esportiva personalizada, direcionando seus recursos para a estratégia que tem conseguido atrair um número maior de leads.
Benefícios do CPL no marketing digital
Se for feita uma comparação com as mídias tradicionais, onde muito dinheiro precisa ser investido, quando o cálculo médio do CPL é efetuado na empresa, ele gera diversos benefícios dos quais são destacados alguns deles, como por exemplo:
- Consegue atrair leads de qualidade;
- Melhora os processos de vendas de produtos e serviços;
- Fideliza os clientes;
- Garante a satisfação do público-alvo;
- Gera visibilidade e audiência para a empresa;
- As campanhas passam a ter melhor custo-benefício;
- O monitoramento das ações são realizados em tempo real.
Portanto, para que o cliente que necessita do serviço de locação de multifuncional se sinta satisfeito e possa ser fidelizado, pode-se pontuar os seguintes fatores, também muito importantes:
- As ferramentas utilizadas servem para oferecer atendimento de qualidade;
- O uso dos dados coletados melhoram o relacionamento entre cliente e marca;
- O público pode ser segmentado por meio de mensagens personalizadas;
- As mensagens enviadas para os clientes retornam com feedbacks em tempo real.
É importante que uma empresa sempre realize análises e encontre qual a melhor estratégia ou solução para aplicar em seu negócio, visando sempre melhorar sua relação com o cliente.

Como deve ser realizado o cálculo do custo por Lead?
A fórmula para esse cálculo é bem simples. Porém, para identificá-lo a empresa precisa saber o valor do investimento gasto no marketing e o total de leads que foram atraídos.
Por exemplo: obtendo esses números, basta dividir o valor despendido com a campanha de automação de ar condicionado split pelo número de leads.
Para fazer essa fórmula ela deve representada da seguinte forma:
CPL = Valor investido em marketing / Número de leads.
Um exemplo que pode ajudar a esclarecer a forma de como fazer esse cálculo com mais propriedade é:
Se o investimento da empresa em marketing digital foi de R$ 5.000,00 e o total de leads atraídos por meio dessa campanha de marketing de concertina no muro foi de 25.000, o CPL é de R$ 0,20.
Ou seja: esse valor obtido é o custo médio que a empresa vai desembolsar para conquistar um cliente em potencial, que são os que demonstraram interesse pelo produto ou pela empresa que o comercializa, dando abertura para novos negócios.
É importante informar que outras métricas, além do CPL, podem ser calculadas, para a otimização de uma campanha, alavancando o crescimento dos negócios. Outras métricas que são passíveis de cálculo são:
Lead por Venda (LPV)
Trata-se da métrica que auxilia na identificação de leads necessários para que a conversão se realize.
Ela é obtida a partir da seguinte fórmula: LPV = Número de Leads / Número de Vendas.
Custo por venda (CPV)
No valor investido para a concretização de cada venda, essa métrica avalia o ROI – Retorno dos Investimentos.
Para calculá-lo é preciso multiplicar o custo por Lead pelo número de Lead por Venda, com a fórmula CPV = Custo por Lead x Lead por Venda.
Custo por Clique (CPC)
bastando dividir o valor investido na campanha pelo número de cliques efetuados e a fórmula é: CPC = Valor investido / Número de cliques.
Ao acompanhar essas métricas a empresa irá saber se o negócio de banner lanchonete está ou não crescendo, podendo ser realizados ajustes para escalar as vendas.
Como reduzir o CPL?
Existem algumas maneiras e dicas que podem auxiliar a diminuir os custos do CPL, confira abaixo algumas delas:
- Conhecer o público-alvo e criar uma persona;
- Investir em marketing de conteúdo para gerar tráfego orgânico;
- Apostar em otimização de SEO nos mecanismos de busca;
- Utilizar mídias sociais para gerar engajamento;
- Impulsionar os conteúdos-chave de cada publicação através de mídias pagas.
Ao se posicionar nas redes sociais e personalizar os conteúdos, as empresas ganham autoridade no mercado e acabam atraindo mais pessoas que estejam alinhadas com seus produtos e serviços.
Quando o CPL é calculado, se ele é considerado caro ou barato, isso vai depender da realidade vivida por cada negócio. No entanto, é importante que a empresa mensure o valor investido em cada lead em questões fundamentais como:
- Qual é o modelo de negócio;
- Análise do Custo por venda (CPV);
- O quanto os leads estão nutridos para efetuar uma compra;
- O custo final do produto e qual é a margem de lucro.
Mesmo que cada negócio seja único, é interessante que seja realizado um mapeamento das estratégias e resultados de concorrentes diretos, podendo ajudar a posição que a empresa vem tomando em relação ao mercado em que atua.
Normalmente as técnicas de Inbound Marketing, segundo pesquisas, informam que as empresas possuem um CPL 61% menor do que aquelas que se utilizam das técnicas tradicionais.
Portanto, calcular e comparar esse valor pode ser uma excelente forma para o Marketing Digital dar mais credibilidade e investimentos para uma empresa.
Além do que, também é possível medir dentre os Leads adquiridos quantos são qualificados e que realmente podem ser atendidos pelos vendedores.
Nem todo visitante é importante para a empresa, se não for um lead qualificado. Aquele que realmente se interessa pela empresa ou por seus produtos e serviços. E, para que o visitante se torne qualificado ele precisa ser bem alimentado pelos conteúdos veiculados.
Se eles não forem bem nutridos, com certeza não irão se interessar pelos produtos e serviços e as vendas obviamente não vão acontecer.
Considerações finais
Não é possível determinar se o valor final de aquisição por cada lead é alto ou baixo. Esse parâmetro comparativo vai de empresa para empresa e ele tem a sua base na taxa de fechamento e no ticket médio do produto ou serviço que a empresa oferece.
Nem sempre a resposta tende a ser positiva, porque a escalabilidade de uma empresa demora a ocorrer. Porém, ao longo do tempo o cálculo desse valor vai ser importante para determinar a evolução no número de vendas.
O investimento que cada empresa vai direcionar para atrair seus leads qualificados é calculado por meio de fórmulas exatas que podem definir se esse valor está ou não compensado a realização de campanhas.
Se o retorno na aquisição de leads não estiver acontecendo, é necessário que a empresa reavalie esses números e somente assim poderá saber se vale a pena ou não continuar esse processo.
Continuar investindo em visitantes que acabam não se interessando por uma empresa e pelos produtos e serviços que ela oferece, certamente não vai transformá-los em leads qualificados, tampouco em clientes fiéis e isso não aumenta as possibilidades de vendas.
O CPL no marketing, portanto, é uma estratégia de marketing digital que toda empresa precisa definir, se tiver como objetivo alavancar a entrada financeira por meio dos seus negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.