CTA: o que é e como usar?
Algumas ferramentas são indispensáveis para que o texto contido em uma propaganda prenda a atenção do público alvo e faça com que ele crie interesse no produto ou serviço ofertado.
Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre como você pode usar a CTA de forma certeira para atingir o seu público. Boa leitura!
O que é call to action?
Call to Action(CTA) é o termo em inglês com tradução literal de “chamada para ação”. Ela se caracteriza por um um link, frase e outros recursos que tem como objetivo incentivar que o público realize um ato.
No Marketing Digital a CTA é ferramenta indispensável em qualquer trabalho, seja post, anúncio, landing page, entre outros. Através dela, você consegue fazer com que seu público saiba qual o próximo passo a ser tomado, assim você incentiva o cliente a caminhar pelo funil de vendas.
Como funciona a CTA?
A CTA é guiada pelo conceito AIDA, um método já solidificado no meio publicitário para guiar o consumidor na Jornada de Compra. A sigla AIDA tem como significado:
- Atenção: descoberta da marca e sua solução
- Interesse: aprender sobre os benefícios do produto/serviço
- Desejo: certificação que a marca atende as necessidades do consumidor
- Ação: tomada de decisão para compra
Com o conceito da AIDA bem estabelecido é hora de pensar em como colocar na prática uma Call to Action que chame a atenção do seu público e faça com que ele obedeça ao comando. Para isso, é importante lembrar que a CTA nunca pode vir sem contexto, afinal se você quer que alguém siga o que você disse é preciso dar motivos que o façam querer realizar a ação.
Para que uma CTA seja bem aproveitada na sua estratégia de marketing é preciso também ter em mente o seu objetivo através daquela ação. Os objetivos gerais mais comuns são:
- Gerar interação:
A chamada para a ação pode ser uma boa forma de incentivar o seu público a interagir e engajar o seu conteúdo, já que em algumas redes sociais o algoritmo não entrega as postagens de forma homogênea.
- Coletar informações do público:
As CTA’s podem servir como chamada para ação para que o público obtenha algum material ou conteúdo gratuito que você disponibiliza, para isso colocar um formulário para preenchimento com algumas informações básicas pode te ajudar a conhecer a sua audiência e analisar o que é mais interessante para a próxima campanha.
- Mobilizar tráfego para artigos do blog:
A CTA também pode ser usada como uma forma de dar destaque a outros conteúdos seus relacionados ao tema que o público está lendo, assim você pode melhorar o seu ranqueamento de buscas sem precisar promover o artigo.
- Sugerir um dowload:
Ao final de uma leitura você pode usar a CTA para sugerir ao leitor que se aprofunde no tema baixando material em formato de ebook,planilhas, templates, entre outros. Assim, você aumenta a autoridade e visibilidade do seu negócio.
Em quais locais é possível usar a CTA?
A CTA pode ser usada em vários canais de comunicação, os principais são:
– Página de um site
– Redes sociais
– Email Marketing
– Posts em blog
– Anúncios
– Vídeos
– Ofertas
– Materiais específicos
Exemplos de CTA
Para criar uma CTA deve-se sempre usar o verbo no imperativo, para indicar uma ação após a leitura do seu texto. Listamos alguns exemplos para te ajudar:
- Para engajamento:
– Curta esse post e compartilhe com os amigos.
– Deixe nos comentários sua opinião!
– Compartilhe esse post com alguém que também se interessa pelo tema.
– Gostou do post? Salve para ver sempre que precisar!
– Marque um amigo que precisa ver esse conteúdo!
- Para tráfego:
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- Para carrossel:
– Arraste para o lado e confira
– Veja todas as dicas arrastando para o lado
– Passe para o lado para conhecer todas as dicas
- Para vídeos:
– Veja até o final e comente o que achou
– Assista agora
– Aperte o play e confira
- Para botões de CTA:
– Inscreva-se
– Assine
– Comece hoje
– Experimente
– Participe
– Fale conosco
Gostou de conhecer mais sobre CTA’s? Veja também o nosso post Como o digital pode atrair clientes para o seu negócio.
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