CTA: o que é e como usar?

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CTA: o que é e como usar?

Algumas ferramentas são indispensáveis para que o texto contido em uma propaganda prenda a atenção do público alvo e faça com que ele crie interesse no produto ou serviço ofertado. 

Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre como você pode usar a CTA de forma certeira para atingir o seu público. Boa leitura!

O que é call to action?

Call to Action(CTA) é o termo em inglês com tradução literal de “chamada para ação”. Ela se caracteriza por um um link, frase e outros recursos que tem como objetivo incentivar que o público realize um ato. 

No Marketing Digital a CTA é ferramenta indispensável em qualquer trabalho, seja post, anúncio, landing page, entre outros. Através dela, você consegue fazer com que seu público saiba qual o próximo passo a ser tomado, assim você incentiva o cliente a caminhar pelo funil de vendas. 

Como funciona a CTA?

A CTA é guiada pelo conceito AIDA, um método já solidificado no meio publicitário para guiar o consumidor na Jornada de Compra. A sigla AIDA  tem como significado:

  • Atenção: descoberta da marca e sua solução
  • Interesse: aprender sobre os benefícios do produto/serviço 
  • Desejo: certificação que a marca atende as necessidades do consumidor
  • Ação: tomada de decisão para compra

Com o conceito da AIDA bem estabelecido  é hora de pensar em como colocar na prática uma Call to Action que chame a atenção do seu público e faça com que ele obedeça ao comando. Para isso, é importante lembrar que a CTA nunca pode vir sem contexto, afinal se você quer que alguém siga o que você disse é preciso dar motivos que o façam querer realizar a ação. 

Para que uma CTA seja bem aproveitada na sua estratégia de marketing é preciso também ter em mente o seu objetivo através daquela ação. Os objetivos gerais mais comuns são: 

  1. Gerar interação:

 A chamada para a ação pode ser uma boa forma de incentivar o seu público a interagir e engajar o seu conteúdo, já que em algumas redes sociais o algoritmo não entrega as postagens de forma homogênea. 

  1. Coletar informações do público: 

 As CTA’s podem servir como chamada para ação para que o público obtenha algum material ou conteúdo gratuito que você disponibiliza, para isso colocar um formulário para preenchimento com algumas informações básicas pode te ajudar a conhecer a sua audiência e analisar o que é mais interessante para a próxima campanha. 

  1. Mobilizar tráfego para artigos do blog:

 A CTA também pode ser usada como uma forma de dar destaque a outros conteúdos seus relacionados ao tema que o público está lendo, assim você pode melhorar o seu ranqueamento de buscas sem precisar promover o artigo. 

  1. Sugerir um dowload:

 Ao final de uma leitura você pode usar a CTA para sugerir ao leitor que se aprofunde no tema baixando material em formato de ebook,planilhas, templates, entre outros. Assim, você aumenta a autoridade e visibilidade do seu negócio. 

Em quais locais é possível usar a CTA?

 A CTA pode ser usada em vários canais de comunicação, os principais são: 

– Página de um site

– Redes sociais 

– Email Marketing

– Posts em blog

– Anúncios 

– Vídeos 

– Ofertas 

– Materiais específicos 

Exemplos de CTA

 Para criar uma CTA deve-se sempre usar o verbo no imperativo, para indicar uma ação após a leitura do seu texto. Listamos alguns exemplos para te ajudar:

  • Para engajamento:

– Curta esse post e compartilhe com os amigos. 

– Deixe nos comentários sua opinião!

– Compartilhe esse post com alguém que também se interessa pelo tema.

– Gostou do post? Salve para ver sempre que precisar!

– Marque um amigo que precisa ver esse conteúdo!

 

  • Para tráfego:

– Acesse o link da bio e saiba mais

– Arraste para cima e confira 

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  • Para carrossel: 

– Arraste para o lado e confira

– Veja todas as dicas arrastando para o lado 

– Passe para o lado para conhecer todas as dicas

 

  • Para vídeos:

– Veja até o final e comente o que achou

– Assista agora 

– Aperte o play e confira

 

  • Para botões de CTA: 

– Inscreva-se

– Assine

– Comece hoje

– Experimente

– Participe

– Fale conosco 

 Gostou de conhecer mais sobre CTA’s? Veja também o nosso post Como o digital pode atrair clientes para o seu negócio.

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