Se sua empresa está nas redes sociais é natural que você queira que cada vez mais pessoas conheçam a sua marca. O engajamento tem um papel importante nesse objetivo, é ele que ajuda o seu conteúdo chegar em cada vez mais pessoas.
Quer saber o que é engajamento e como melhorar o da sua empresa? É só continuar lendo esse artigo!
O que é engajamento?
O termo engajamento se refere às interações que acontecem entre o seu público e a sua empresa, sejam através de conversas, comentários em posts, curtidas, compartilhamentos, etc.
Ao ter suas redes sociais engajadas, sua empresa tende a alcançar ainda mais pessoas, afinal ela estará em destaque para os usuários. Além disso, esse recurso traz mais proximidade do cliente com a sua empresa, o que faz com que ele considere ainda mais adquirir os seus produtos/serviços.
O engajamento pode servir como medidor do funcionamento da sua estratégia de marketing, já que ele mostra diretamente como está a interação do seu público com o conteúdo. Caso ele esteja baixo, possivelmente está na hora de pensar em uma nova forma de se comunicar com seus clientes.
Quais as métricas de engajamento?
Quais as métricas de engajamento?
As métricas são indicadores usados para medir os resultados de campanhas, conteúdos, anúncios e etc. Para analisar seu engajamento é preciso estar atento a algumas métricas que ajudam a fazer um levantamento de como estão as suas ações dentro da sua empresa.
Existem alguns métodos diferentes de calcular o engajamento de acordo com a rede social onde está o seu conteúdo. O Youtube considera o tempo médio que o usuário assiste um vídeo, no Instagram e Facebook consideram qualquer interação feita em posts e as páginas de blog analisam a relação de visitas na páginas.
Para te ajudar, listamos as principais métricas para ficar de olho e não deixar seu engajamento cair:
– Alcance: número de contas que a publicação alcançou;
– Comentários deixado no post;
– Número de curtidas;
– Cliques no perfil;
-Impressões: se refere a quantidade de vezes que uma publicação foi vista;
– Clique no link da bio;
– Compartilhamento de stories e publicações.
– Quantidade de visualizações dos posts;
– Número de novos seguidores.
Qual a importância do engajamento?
Ter engajamento é importante não só para acompanhar a interação do público com a sua marca, mas ela traz benefícios notáveis para sua empresa, como:
- Alcance orgânico para a marca
Quanto maior o engajamento mais seu conteúdo aparecerá para os usuários, pois o algoritmo reconhecerá que aquele post é relevante para o público alvo.
- Criar autoridade
O engajamento torna sua marca relevante para o seu nicho, isso porque ao produzir conteúdos sobre determinado assunto você mostra que domina o tema.
- Medição de qualidade do conteúdo
O nível de engajamento de um post pode servir como medidor da sua estratégia digital, se um conteúdo tiver poucas curtidas, comentários ou qualquer interação é possível analisar o que deu errado e melhorar a estratégia dos próximos.
- Melhora a taxa de conversão
Ao ter uma marca relevante as taxas de conversão tendem a melhorar gradativamente, isso porque os conteúdos geram aproximação e confiança para o processo de compra.
Como ter engajamento?
Não existe fórmula mágica para ter engajamento, não é possível prever qual post terá mais interações. Porém, algumas dicas podem ser seguidas para aumentar suas chances de interação com seu público. Confira:
- Aproveite as trends
Trends são tendências que estão em alta em um aplicativo em determinado momento, ao criar conteúdos é importante estar atento a esses temas para se encaixar em formatos que vão dar mais destaque para o seu perfil.
- Aproveite as CTA’s
As CTA’s são uma ótima ferramenta para fazer com que seu público interaja com o seu conteúdo. Nesse post do blog te ensinamos como usar melhor o recurso.
- Entregue conteúdos relevantes para o seu público
Usuários da internet estão a todo momento sendo bombardeados com informações, principalmente nas redes sociais, ter um conteúdo relevante e diferenciado é um fator necessário para se destacar. Mesmo ao falar de um tema já conhecido você pode buscar formas de personalizar o conteúdo e trazer o seu público pra mais perto do assunto.
- Repita a fórmula
Ao analisar o engajamento de um post é necessário observar o que deu certo e o que deu errado na publicação, assim você pode descartar os erros e repetir os acertos na sua próxima estratégia. Repetir a fórmula não significa que você tem que ficar engessado a um formato, mas alguns detalhes que seu público já demonstrou gostar vão conectar melhor o seu conteúdo com os usuários.
- Use hashtags que te ajudam a se conectar com o seu público
A hashtag é um recurso que ajuda um público interessado no seu nicho a encontrar seu conteúdo com mais facilidade. Quando usada corretamente atrai muitos visitantes e consequentemente gera engajamento. Fizemos um post do Instagram com dicas que vão te ajudar a usar essa ferramenta de maneira assertiva, acesse e leia.
Quer conhecer mais conteúdos como esse? Nos siga nos nossos outros canais @agenciabangboo.