Descubra o que é engajamento e como aumentar a interação nas suas redes sociais

Se sua empresa está nas redes sociais é natural que você queira que cada vez mais pessoas conheçam a sua marca. O engajamento tem um papel importante nesse objetivo, é ele que ajuda o seu conteúdo chegar em cada vez mais pessoas. 

Quer saber o que é engajamento e como melhorar o da sua empresa? É só continuar lendo esse artigo!

O que é engajamento?

O termo engajamento se refere às interações que acontecem entre o seu público e a sua empresa, sejam através de conversas, comentários em posts, curtidas, compartilhamentos, etc. 

Ao ter suas redes sociais engajadas, sua empresa tende a alcançar ainda mais pessoas, afinal ela estará em destaque para os usuários. Além disso, esse recurso traz mais proximidade do cliente com a sua empresa, o que faz com que ele considere ainda mais adquirir os seus produtos/serviços. 

O engajamento pode servir como medidor do funcionamento da sua estratégia de marketing, já que ele mostra diretamente como está a interação do seu público com o conteúdo. Caso ele esteja baixo, possivelmente está na hora de pensar em uma nova forma de se comunicar com seus clientes. 

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Quais as métricas de engajamento?

Quais as métricas de engajamento? 

As métricas são indicadores usados para medir os resultados de campanhas, conteúdos, anúncios e etc. Para analisar seu engajamento é preciso estar atento a algumas métricas que ajudam a fazer um  levantamento de como estão as suas ações dentro da sua empresa. 

Existem alguns métodos diferentes de calcular o engajamento de acordo com a rede social onde está o seu conteúdo. O Youtube considera o tempo médio que o usuário assiste um vídeo, no Instagram e Facebook consideram qualquer interação feita em posts e as páginas de blog analisam a relação de visitas na páginas. 

Para te ajudar, listamos as  principais métricas para ficar de olho e não deixar seu engajamento cair: 

– Alcance: número de contas que a publicação alcançou;

– Comentários deixado no post;

– Número de curtidas;

– Cliques no perfil;

-Impressões: se refere a quantidade de vezes que uma  publicação foi vista;

– Clique no link da bio;

– Compartilhamento de stories e publicações. 

– Quantidade de visualizações dos posts;

– Número de novos seguidores.

Qual a importância do engajamento?

Ter engajamento é importante não só para acompanhar a interação do público com a sua marca, mas ela traz benefícios notáveis para sua empresa, como: 

  1. Alcance orgânico para a marca

Quanto maior o engajamento mais seu conteúdo aparecerá para os usuários, pois o algoritmo reconhecerá que aquele post é relevante para o público alvo. 

  1. Criar autoridade 

O engajamento torna sua marca relevante para o seu nicho, isso porque ao produzir conteúdos sobre determinado assunto você mostra que domina o tema. 

  1. Medição de qualidade do conteúdo

O nível de engajamento de um post pode servir como medidor da sua estratégia digital, se um conteúdo tiver poucas curtidas, comentários ou qualquer interação é possível analisar o que deu errado e melhorar a estratégia dos próximos. 

  1. Melhora a taxa de conversão 

Ao ter uma marca relevante as taxas de conversão tendem a melhorar gradativamente, isso porque os conteúdos geram aproximação e confiança para o processo de compra. 



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Como ter engajamento?

Não existe fórmula mágica para ter engajamento, não é possível prever qual post terá mais interações. Porém, algumas dicas podem ser seguidas para aumentar suas chances de interação com seu público. Confira: 

  • Aproveite as trends 

Trends são tendências que estão em alta em um aplicativo em determinado momento, ao criar conteúdos é importante estar atento a esses temas para se encaixar em formatos que vão dar mais destaque para o seu perfil. 

  • Aproveite as CTA’s 

 As CTA’s são uma ótima ferramenta para fazer com que seu público interaja com o seu conteúdo. Nesse post do blog te ensinamos como usar melhor o recurso. 

  • Entregue conteúdos relevantes para o seu público 

Usuários da internet estão a todo momento sendo bombardeados com informações, principalmente nas redes sociais, ter um conteúdo relevante e diferenciado é um fator necessário para se destacar. Mesmo ao falar de um tema já conhecido você pode buscar formas de personalizar o conteúdo e trazer o seu público pra mais perto do assunto. 

  • Repita a fórmula 

Ao analisar o engajamento de um post é necessário observar o que deu certo e o que deu errado na publicação, assim você pode descartar os erros e repetir os acertos na sua próxima estratégia. Repetir a fórmula não significa que você tem que ficar engessado a um formato, mas alguns detalhes que seu público já demonstrou gostar vão conectar melhor o seu conteúdo com os usuários. 

  • Use hashtags que te ajudam a se conectar com o seu público

A hashtag é um recurso que ajuda um público interessado no seu nicho a encontrar seu conteúdo com mais facilidade. Quando usada corretamente atrai muitos visitantes e consequentemente gera engajamento. Fizemos um post do Instagram com dicas que vão te ajudar a usar essa ferramenta de maneira assertiva, acesse e leia. 

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