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Perfil do consumidor: o que é e como descobrir o do seu cliente?

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Entender o perfil do seu consumidor é fundamental para direcionar suas ações e prosperar o seu negócio. Mas é preciso lembrar que ao longo dos anos houveram muitas mudanças no comportamento de consumo. 

Então, como traçar um perfil de forma certeira? E como entender o consumidor brasileiro? 

Pensando nessas perguntas, fizemos esse post para te mostrar tudo que você precisa saber sobre o tema. Vamos lá!

Tópicos

O que é o perfil do consumidor?

Todos os dados que dizem respeito a comportamento, hábitos e características são parte do perfil do consumidor. Isso porque todos esses traços influenciam a decisão de compra. 

Elementos externos também são base para o comportamento de compra, sobre eles falamos em em nosso artigo “Comportamento do Consumidor: como influenciar seu cliente? ” que você pode ler clicando aqui. 

Além disso, conforme o passar dos anos as tendência de comportamento também mudam. Você já ouviu falar em consumidor 4.0 ou 5.0? Esse número se refere às atualizações de tendências de consumo que acontecem com o avanço do mundo. Por exemplo, alguns anos atrás o consumidor estava  quase 100% em lojas físicas, com o surgimento da internet isso mudou e o e-commerce ganhou muitos adeptos. Essas transformações também influenciam em como  o seu cliente compra da sua empresa.

Por que fazer um perfil de consumo?

Como você faz o planejamento da sua estratégia?

Se o perfil do consumidor não está na sua programação, você pode estar perdendo tempo. Afinal, se você  não conhece o perfil do consumidor pode acabar direcionando o marketing para um caminho que não agradará o seu cliente. 

Além disso, como já dissemos anteriormente, os hábitos de consumo estão em constante  mudança e o perfil do consumidor também. Isso porque o perfil do cliente acaba se adaptando às mudanças do mundo, esse é um dos principais motivos para realizar um perfil de consumo para sua empresa. 

Outras vantagens de mapear um perfil do seu consumidor são: 

– Direcionar de forma assertiva a comunicação; 

– Planejar os próximos passos do seu marketing;

– Direcionar o seu planejamento para os canais corretos; 

– Alcançar maior satisfação dos clientes. 

Como traçar um perfil do consumidor?

Agora que você já entendeu a importância de traçar um perfil do consumidor, vamos te mostrar algumas dicas de como montar o perfil do cliente da sua empresa. Confira:

  • Defina a sua persona 

Não dá pra fugir, a persona é necessária para qualquer estratégia dentro do marketing. É ela que vai te mostrar qual o cliente ideal da sua empresa com detalhes. 

Através da definição de uma persona você consegue entender quais são os hobbies, principais atividades do dia a dia e outros traços de personalidade do seu cliente. Isso porque ao traçar uma persona você monta desde característica básicas até informações pessoais, como: 

– O que ela deseja em produto? 

– Como ela se sente com relação a sua rotina? 

– Quais canais de comunicação ela usa mais? 

– O que ela gosta de fazer? 

A partir da persona é possível prever com mais exatidão o perfil do seu consumidor, veja o nosso post no blog onde mostramos como definir uma persona para o seu negócio, clique aqui para ler o artigo. 

  •  Pesquise o mercado 

Para traçar o perfil do seu consumidor existem diversos tipos de pesquisas que podem ser feitas, com elas você deve coletar dados que ajudem a entender os comportamentos do seu consumidor.

Preste atenção no que o seu público-alvo está fazendo, quais tendências estão sendo absorvidas por ele e quais estão sendo rejeitadas. Assim, você consegue entender melhor o que o seu cliente busca. 

Para fazer isso, você pode usar questionários e enviá-los por email, deixar formulários no seu site ou até mandar algumas mensagens através das redes sociais. 

  •  Acompanhe influenciadores

Uma ótima maneira de conseguir dados para traçar um perfil do consumidor é acompanhar algumas influenciadores digitais, isso porque essas pessoas estão sempre atentas aos gostos do público atual e elas podem ser base de pesquisa de dados para criar o perfil do seu cliente. 

Através delas, você pode entender como alguns assuntos e polêmicas estão sendo vistos pelo público. Como assuntos ambientais, por exemplo, hoje em dia os clientes prezam por uma marca que se preocupa com o seu impacto no ambiente. 

Ao acompanhar pessoas de influência você verá como muitos outros temas estão sendo tratados atualmente. 

5 perfis do consumidor brasileiro

Com as mudanças no mundo as tendências de consumo também sofreram algumas alterações, o consumidor brasileiro adquiriu novos hábitos e entendê-los preparou o seu marketing para agir com mais eficiência. 

Veja os 5 perfis de consumidor brasileiro de acordo com os estudos “Estilos de Vida” da Nielsen: 

  1. Consciente 

Esse é o perfil do consumidor estável, que conhece suas preferências e prioriza hábitos de consumo práticos e funcionais. Geralmente esse tipo está muito ligado a adultos na faixa dos 40 anos que são chefes do lar e precisam equilibrar as contas da casa. 

  1. Negociante 

O negociante é um perfil predominantemente feminino, está associado a pessoas que gostam de aproveitar promoções e consumir o que quer, mas não deixam de se preocupar com o aumento de custo de vida. 

  1. Sonhador 

Esse perfil é uma variação do primeiro. Nele o cliente geralmente também é responsável pelas compras da casa, porém ele está mais ligado a um modo de vida sustentável, onde prioriza produtos orgânicos e hábitos que impactam de forma positiva o meio ambiente. 

  1. Conectado 

O cliente conectado é aquele ligado às redes sociais e aos assuntos da internet, geralmente é um público mais jovem e preocupado com o coletivo. Esse perfil tende a fazer mais compras online e valoriza a conexão com as marcas e produtos que elas oferecem. 

  1. Aspiracional 

Esse perfil encontra-se frequentemente ligado com algum tema social da atualidade, como meio ambiente, educação, preconceito ou política. Eles desejam contribuir positivamente para a sociedade e  buscam marcas que tenham os mesmo ideais. 

O perfil aspiracional tende a ser mais crítico na hora de comprar, pois busca ser bem informado e ter um consumo consciente. 

Como usar o perfil do consumidor?

Todos os dados que você conseguir coletar acerca do seu consumidor são muito importantes para sua estratégia, através deles é possível corrigir rotas, traçar estratégias e planejar campanhas que vão realmente impactar o seu público. 

É importante fazer essa coleta de dados com uma certa frequência, já que os hábitos de consumo podem mudar e refletir suas transformações diretamente no seu cliente. 

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