fbpx

Pesquisa de marketing: o que é e por que fazer uma

bangboo

Você sabe o que é a pesquisa de marketing e como ela é feita? Neste artigo vamos te explicar os pontos mais importantes sobre esse tema e também te daremos dicas de como fazer a sua. Leia até o final e fique por dentro do assunto. 



O que é pesquisa de marketing?

A pesquisa de marketing é uma peça indispensável na estratégia de marketing, isso porque é através dela que você vai nortear suas ações.

Essa pesquisa é uma ferramenta usada para recolher todas as informações necessárias para sua estratégia, como: noções do mercado onde a empresa atua, conhecimentos básicos sobre o cliente ideal, identificação de oportunidade e compreensão do papel da atuação do marketing na marca.

Por que fazer uma?

Ao realizar essa captação de informações a sua empresa não só estará preparada para se destacar entre a concorrência que já atua no mercado, mas também conseguirá estabelecer qual a melhor forma de atrair o seu público alvo até a jornada de compra.

Os benefícios da pesquisa vão muito além da equipe de marketing, pois ao conhecer os hábitos do seu consumidor e quais suas tendências você ainda consegue aperfeiçoar processos de sales enablement , ou seja, as práticas da empresa que capacitam os profissionais de vendas. Isso porque, os dados coletados são uma ótima forma de fazer com que os próprios vendedores conheçam melhor para quem estão vendendo.

Pesquisa de marketing x Pesquisa de mercado

Apesar das semelhanças, uma pesquisa de marketing tem motivos e estratégias diferentes da pesquisa de mercado, entretanto ambas são importantes para sua estratégia de vendas. Por isso, é essencial entender a diferença das duas para trabalhar cada uma da melhor forma possível.

Como já dissemos anteriormente, a pesquisa de marketing é usada para coletar dados do seu público alvo e ajudar a equipe na tomada de decisões em relação às atividades de promoção e divulgação da marca, ou seja, as áreas relacionadas ao marketing.

Já a pesquisa de mercado é usada para compreender como o produto ou serviço de uma marca se encaixa na vida dos consumidores. Para chegar aos seus objetivos, essa ferramenta busca estudar os aspectos do mercado e o comportamento do consumidor dentro dele.

Para os objetivos da pesquisa de marketing os estudos de comportamento são necessários, mas sua atenção vai se concentrar em como atrair o cliente, qual a melhor forma de publicidade e como a elaboração de embalagens e campanhas podem ser feitas para chamar a atenção do público.

4 etapas da pesquisa de marketing

Agora que você já sabe para que serve a pesquisa de marketing e a diferença da pesquisa de mercado, é hora de conhecer as etapas básicas dessa ferramenta. Veja:

1) Defina os objetivos da pesquisa
Para fazer uma boa pesquisa de marketing é preciso delimitar quais objetivos você deseja alcançar. Se essa é sua primeira pesquisa é preciso, antes de mais nada, definir a sua persona. Caso precise de ajuda temos um post no blog que vai te ajudar a definir de forma assertiva uma persona para o seu negócio.

Além disso, você precisa coletar informações acerca dos problemas do seu público, assim fica mais simples saber como o seu produto pode ajudar o seu cliente.

2) Trace a estratégia para a resolução de problema do seu público
Ao realizar essa primeira etapa e encontrar o problema do seu cliente é hora de saber qual a melhor forma de chegar a uma solução. Nessa fase você deve considerar os canais de busca que a sua persona usará para se informar acerca do problema, assim é possível entender qual a melhor rede para alcançar o seu público.

Durante essa etapa você pode observar como seus concorrentes estão tratando os problemas do público para se aperfeiçoar e fazer diferente.

3) Reúna os dados necessários
A coleta de dados pode ser feita com base em perguntas essenciais para conhecer o seu clientes. Você pode fazer isso através de formulários de pesquisas voluntárias enviadas por email, telefone ou através de questionários online e presenciais.

Na construção dos questionários é preciso considerar, primeiramente, a qualificação dos candidatos. Você pode fazer isso através de uma simples pergunta, por exemplo, supondo que você tenha uma empresa de cosméticos a primeira pergunta da pesquisa que deverá ser respondida é: você usa ou já usou algum cosmético?

Após essa pergunta a pesquisa estará melhor nichada e vai coletar dados apenas de pessoas que estão dentro do seu público alvo.

A partir daí você pode usar tanto perguntas qualitativas, questões abertas para serem respondidas como o candidato achar melhor, e questões quantitativas, com um número definido de opções. Assim, você pode conhecer o seu cliente e reunir dados de extrema importância como a faixa etária do seu público, a profundidade do seu problema, com que frequência o cliente passa pelo problema, etc.

4) Reúna os resultados e exponha a pesquisa
Na última etapa é hora de reunir os resultados e analisar tudo que foi coletado, só assim você conseguirá pensar em estratégias para trabalhar o marketing da sua empresa.
Ao observar todos os dados coletados você terá com clareza qual o maior problema do público alvo e então poderá traçar uma resolução de problema que envolva o seu produto/serviço.

É importante expor a pesquisa, seja para o próprio público ou para a equipe administrativa, pense em qual a melhor forma de comunicar os resultados da pesquisa e como isso vai agregar a quem irá ver. Gráficos, resumos ou até mesmo relatórios são ótimos recursos para te ajudar a expor a sua pesquisa.

Checklist para fazer sua pesquisa de marketing

Para recapitular tudo que dissemos nesse artigo e te ajudar a fazer sua pesquisa de marketing, preparamos um pequeno checklist para você acompanhar todo o processo do projeto e ter resultados satisfatórios. Confira:

Etapa 1: Objetivos
– Criar persona da marca
– Objetivos da pesquisa

Etapa 2: Estratégias
– Analisar a concorrência
– Traçar estratégia para pesquisa

Etapa 3: Dados
– Criar questionário
– Divulgar pesquis

Etapa 4: Resultados
– Analisar resultados da pesquisa
– Expor os desfecho

Gostou de saber mais sobre pesquisa de marketing? Então, nos acompanhe nas nossas redes sociais para não perder nenhum dos nossos conteúdos: @agenciabangboo

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email