Ruídos na comunicação: como sua empresa fala com os clientes?

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Para que suas estratégias deem resultados positivos é preciso ter uma comunicação assertiva com seu público-alvo, mas quando há ruídos na comunicação a sua mensagem pode não chegar até seus clientes. 

Quer entender sobre como acabar com ruídos na comunicação e falar com seu público de forma assertiva? Continue lendo esse artigo até o fim!

O que é comunicação assertiva?

Comunicar-se é a primeira coisa que geralmente um bêbê aprende, embora não saiba falar a comunicação acontece através de gestos, expressões faciais e toda forma com que a criança consegue se fazer entender. 

A comunicação assertiva é a habilidade de transmitir uma mensagem com clareza para que uma pessoa, ou grupo de pessoas, entenda o contexto do que você está falando. 

Quando você realiza algumas ações de marketing certamente o resultado esperado é chegar até seu público-alvo, ou seja, aquele público que tem interesse no seu nicho e pode vir a comprar seu produto.

No marketing ter uma comunicação que conecte a empresa com seu público é um passo crucial para que suas ações de marketing tragam o resultado desejado. 

O objetivo da comunicação assertiva dentro do marketing é eliminar qualquer dúvida ou receio que um consumidor tenha para investir em um produto de uma determinada marca

Benefícios da comunicação assertiva

  1. Aumento da persuasão   

 Ao se comunicar da forma certa o seu público passa a compreender sua mensagem, por consequência você aumenta seu poder de persuasão e suas palavras ganham mais validade para seus clientes. Com a comunicação certa é possível atrair o seu público-alvo sem fazer com que eles se sintam pressionados a tomarem a decisão de compra. 

  1. Conexão com o cliente 

Quando sua marca entende quem é sua persona consumidora e fala de uma forma familiarizada é possível criar conexão com o cliente. Por exemplo, se sua persona vem de um público jovem e você se comunica usando referências antigas é possível que ela não entenda a sua mensagem, mas ao se comunicar através de padrões próprios da sua faixa etária e do seu meio de convívio sua persona se sente confortável com a marca. Isso cria um relacionamento de confiança com o cliente, pois ele entende que a marca compreende sua ideias e compartilha dos meus gostos e costumes. 

  1. Aumento do engajamento 

Você já fez uma campanha digital que não teve o resultado esperado? A comunicação é um fator decisivo para isso. Quando você não tem uma comunicação que se conecta com o seu público-alvo o engajamento tende a cair, isso porque o cliente se sente desmotivado a interagir com a marca. 

Pense nos seus hábitos digitais, você interage ou compartilha postagens que não fazem sentido na sua forma de entender o mundo? A mesma linha de pensamento vale para os seus consumidores. 

Ao fazer uma campanha ou produzir um conteúdo é preciso pensar em quem irá receber isso e qual a melhor forma de falar com esse cliente, através de uma comunicação assertiva seu consumidor se identifica com o que sua marca fala a ponto de se sentir motivado a interagir com aquilo que sua empresa promove.

Ruídos na comunicação

Se sua forma de se comunicar não está gerando resultados é bem possível que haja alguns ruídos na sua comunicação, ou seja, a sua mensagem não está sendo transmitida da forma correta. 

Ao trabalhar com marketing digital e elaborar campanhas os ruídos mais comuns de acontecer são ruídos semânticos, aqueles que acontecem por diferenças de vocabulários e expressões. 

Apesar de não serem um problema exclusivo deles, os nichos que frequentemente têm ruídos são de áreas mais técnicas onde o vocabulário usado não é corriqueiro para a maior parte da população como no meio médico ou jurídico. Por exemplo em um anúncio dermatológico voltado para pessoas com ́problemas de queda de cabelo, qual frase chama mais atenção: 

        a) Queda de cabeça? Temos a solução!

       b) Alopecia androgenética tem tratamento

Ao usar o termo clínico para um público geral a campanha afasta pessoas que não tem conhecimento do vocabulário médico do anúncio e torna a comunicação ineficaz, ou seja, mesma que sua campanha tenha as informações certas e seu produto/serviço dê resultado ela não irá impactar o público-alvo pela forma como o anúncio foi escrito. 

Como acabar com os ruídos e ter uma comunicação assertiva?

Agora que você já entendeu o que é uma comunicação assertiva e como acontecem os ruídos na comunicação, é hora de entender como ter uma comunicação assertiva para chegar até o seu público alvo. Para isso, separamos algumas dicas que vão ajudar a nortear sua fala: 

  1. Conheça sua persona

Não há como fugir, nós sempre reforçamos por aqui a importância de entender a sua persona para todas as estratégias de marketing, e com a comunicação não é diferente. Afinal, se você não souber com quem está falando, como vai saber a forma certa de falar? 

A persona traça o perfil do seu cliente ideal e te ajuda a entender as dores e hábitos do seu cliente, assim você pode compreender qual modo de comunicação impacta seu público e como se conectar com ele. 

Se você ainda não estabeleceu uma persona para a sua empresa, confira nosso artigo Como definir uma persona para o meu negócio?

  1. Ouça o feedback dos clientes 

Não só ser ouvido, ouvir também faz parte de uma comunicação assertiva. Peça feedbacks aos seus clientes para entender como suas campanhas estão sendo recebidas pelo seu público. 

Para fazer uma campanha que se conecte com o público é preciso entender o que o seu consumidor procura e para isso, os feedbacks são a melhor opção. 

  1. Preste atenção no vocabulário

Já disse algumas vezes durante esse artigo, mas o vocabulário é muito importante para uma boa comunicação. É importante sempre manter o tom profissional para falar com o cliente, mas dependendo do público alguns termos cotidianos podem fazer sua audiência se conectar melhor com sua marca. 

Veja dois exemplos de comunicação assertiva que leva em conta sua persona para definir seu vocabulário:

Na primeira imagem temos uma publicação feita no Instagram do banco Nubank, que é uma empresa com uma proposta de descomplicar a vida financeira dos seus clientes, com um banco totalmente digital e um cartão sem anuidade.

A persona da empresa é mais jovem e seus hábitos de consumo estão ligados a séries e culturas pop, por conta disso o banco adotou uma linguagem jovial, com posts interativos e divertidos. 

Já a segunda imagem é do Instagram do G1, um portal de notícias. Veja que apesar de ser a mesma rede de comunicação o vocabulário delas se altera conforme o seu público.

A persona da página G1 tem uma faixa etária mais avançada e hábitos de consumo diferentes, são pessoas que gostam de saber o que está acontecendo no mundo e possuem o hábito de ler sobre temas mais sérios, como política e notícias da atualidade. Por isso, o vocabulário adotado pelo portal em suas redes têm um tom formal e direto. 

Sem dúvida a comunicação assertiva faz uma grande diferença para sua estratégia de marketing. É preciso estar atento a quem você fala para fazer com que suas campanhas consigam impactar o seu público-alvo e ter os resultados esperados. 

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