Quem já anunciou há algum tempo notou que especialmente a partir de 2021 o preço do tráfego pago tem aumentado. Isso é resultado de uma série de fatores, mas se intensificou ainda mais com a pandemia.
De acordo com o jornal “Valor Economia” do Grupo Globo, no ano passado o custo por clique subiu em média 18% nos Estados Unidos no quarto trimestre, comparado ao mesmo período do ano anterior. No Brasil esse aumento foi de até 80%, já na Black Friday e no Natal o aumento chegou a 100%.
Para entender como ocorre a inflação dos cliques é preciso conhecer bem as bases do Tráfego Pago, então vamos relembrar o que é cada coisa. Acompanhe o artigo até o final para saber tudo sobre o tema.
Índice
Resumão dos principais termos do Tráfego Pago
O Tráfego Pago envolve todos os anúncios feitos na internet, eles são usados em resultados de mecanismo de buscas, outros sites e principalmente nas redes sociais. Ele funciona através de investimento, você paga para uma plataforma de anúncios mostrar o seu conteúdo em um desses canais e ela irá aparecer para o seu cliente como sugestão de compra, simples né?
Talvez nem tanto. A plataformas de anúncios trabalham com métrica, ou seja, o conjunto de dados da sua campanha que mensuram os resultados que sua empresa está obtendo. A principal plataforma de Tráfego Pago é o Google Ads e o Facebook Ads.
Com o Google Ads você consegue exibir anúncios em toda Rede de Display da plataforma Google, como o Google Finance, o Gmail, o Blogger e o YouTube.
Já no Facebook Ads, é possível exibir anúncios nas redes sociais Facebook, Instagram e Messenger e no Audience Network.
De acordo com os dados do site Resultados Digitais, até maio de 2022 o Facebook contava com 2,91 bilhões de usuários e o Instagram 1,45 bilhões. Outra pesquisa, feita pela Vogue, mostrou que cada pessoa gasta, em média, 10 horas 8 minutos por dia na internet, sendo 3 horas e 42 minutos em redes sociais.
Isso chama a atenção para a plataforma do Facebook, pois sendo a principal distribuidora de anúncios para as redes sociais é indispensável para as estratégias de marketing.
Essa plataforma trabalha com métricas, e para anunciar com ela é importante entendê-las. Veja o nosso infográfico com as principais:
Além das métricas, é importante entender como funciona para que os anúncios apareçam para os clientes. Para determinar quais anúncios serão exibidos, o Facebook Ads e o Google Ads trabalham por meio de um leilão que acontece cada vez que o usuário visita um site ou usa o mecanismo de busca da plataforma.
Mas como funciona o leilão de anúncios?
O leilão acontecerá sempre que houver uma oportunidade para exibição de anúncios. Através do leilão a plataforma decide quais anúncios vão ser exibidos. O valor que um anunciante define para pagar por anúncio é a base para que o seu anúncio seja reproduzido, porém existem ainda três fatores que influenciam o resultado do leilão. São eles:
- CPC máximo:
Esse fator diz respeito ao valor do lance, ou seja, o valor máximo que um anunciante está disposto a pagar para que seu anúncio seja exibido. Isso não significa que você irá pagar aquele valor, é apenas o valor máximo que a plataforma poderá cobrar do anunciante. Além disso, é possível alterar o valor do lance a qualquer momento.
- Índice de qualidade (IQ):
Esse fator avalia o quanto o seu anúncio é relevante para os usuários que têm interesse no seu nicho, ou seja, o quanto ele se encaixa na necessidade do público.
Por exemplo, se você vende hambúrgueres e posiciona o seu anúncio para usuários que estão buscando por comida japonesa, a plataforma pode considerar o seu anúncio com baixo QI já que apesar de estar no nicho de comida, não é o que o lead procura.
- Impacto esperado:
Esse tópico diz respeito aos detalhes do seu anúncio, ou seja, todas as informações que você coloca nele, como: telefone, links para páginas específicas ou números de telefone.
Essas são as extensões do anúncio, são elas que permitem que o seu anúncio concorra de forma justa com concorrentes empresas maiores, ou concorrentes que dão lances mais altos que o seu. Isso porque, a plataforma faz uma estimativa de como as extensões afetam o desempenho do anúncio. Ao usar palavras chaves e extensões relevantes no seu anúncio você pode conseguir uma posição mais alta, mesmo que o seu lance tenha sido menor.
E por que os anúncios estão ficando mais caros?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o Tráfego Pago e como funciona as plataformas Google e Facebook Ads, vamos falar sobre o aumento do valor que os anúncios vêm sofrendo.
Desde a pandemia muitos negócios precisaram migrar para o digital, hoje as empresas têm cada vez mais consciência da importância de uma estratégia no mercado online.
De acordo com o jornal “Valor Economia” do Grupo Globo, as 12% das vendas de todo o comércio brasileiro são online, a margem lucrativa é tão positiva que muitas vezes as empresas optam por começar primeiro no digital e somente depois criar um espaço físico.
Além disso, a empresa de tecnologia financeira FIS verificou em um estudo que o e-commerce no Brasil deve crescer 95% até 2025.
Com pesquisas tão otimistas, o negócio online vem ganhando adeptos desordenados, o que aumenta a competitividade e o número de empresas fazendo anúncios no mesmo nicho. As empresas online estão buscando cada vez mais espaço no digital e para isso elas buscam se destacar através de anúncios que chamam a atenção do seu cliente, por consequência, as plataformas vem aumentando o Custo por Clique (CPC).
Além disso, existem alguns eventos que podem aumentar o custo por clique. Veja nossa lista e acompanhe quais são eles.
Eventos que aumentam o custo por clique
- Expansão de marketplaces chineses
Os marketplaces chineses vem crescendo cada vez mais, alguns anos atrás o Aliexpress se destacou no e-commerce ao trazer produtos importados da China por um preço acessível. Atualmente existem diversas outras plataformas que também entregam produtos chineses com a mesma premissa, como Shein, Shopee, entre outras.
Dessa forma, além dos anunciantes nacionais competirem pela atenção do público temos também que nos preocupar com as plataformas de importação.
- Eventos comerciais
Alguns eventos comerciais também podem fazer o preço do anúncio aumentar. A Black Friday é o maior exemplo disso, como ela é um mês exclusivo de promoções, o fluxo de anúncios aumenta muito, o que os preços para anunciar também subam.
Isso porque além de muitas empresas estarem anunciando, os clientes estão mais propícios a comprar. Durante as datas comerciais a decisão de compra é certa, já que muitos clientes guardam dinheiro justamente para certas épocas do ano.
- Épocas do ano
Além dos eventos, algumas épocas do ano também podem interferir no valor dos anúncios. Por exemplo, no início do ano algumas empresas costumam se planejar para abrir o ciclo de vendas de forma positiva, usando os anúncios para isso. Dessa forma, o fluxo de anúncios também aumenta encarece o preço dos cliques.
Como fugir da inflação dos clique
Fugir da inflação é uma tarefa difícil, mas existem alguns hábitos que você pode adotar para ao menos tentar reduzir o preço dos seus anúncios sem prejudicar o desempenho da sua campanha.
- Use palavras-chaves específicas
A palavra-chave deve ser escolhida conforme o mercado em que seu produto está inserido e o conteúdo destacado no seu anúncio.
Lembrando que os anúncios vão passar pelo leilão, então é preciso fugir de palavras-chave muito genéricas que tornem o anúncio desqualificado.
- Crie vários anúncios com diferentes segmentos
Criar um anúncio só um pode restringir sua busca por dados, com diferentes anúncios você consegue analisar a performance de cada um e encontrar a palavra-chave que melhor está performando para o seu nicho.
- Use remarketing
Mesmo que um usuário tenha clicado em seu anúncio e não tenha comprado ele ainda pode virar um case de sucesso, o remarketing vai garantir que esse clique não se perca e que o cliente reconsidere a compra.
- Foque no IQ
O Índice de Qualidade é o que garante a relevância do seu anúncio. Focar na palavra chave e nas páginas de destino, pode ser uma boa estratégia para garantir uma boa posição das suas campanhas sem que o investimento para isso tenha que ser muito alto.
- Use a programação de anúncios
O recurso de programação de anúncios tem um grande potencial para diminuir os custos, isso porque através dele você consegue definir os dias e horários que suas campanhas vão rodar. Afinal, rodar anúncios horas durantes 7 dias da semana tem um custo mais alto e pode não ter um retorno tão bom.
Não existe estratégia absoluta, no Tráfego Pago tudo é teste…
No Tráfego Pago não existe receita ou fórmula secreta, da empresa e o anúncio pode ter um resultado diferente. Por isso, é tão importante testar e ver o que melhor funciona para sua marca.
A melhor forma de fugir da inflação é ter um planejamento e estar atento às mudanças do mercado, dessa forma você conseguirá estar sempre à frente da concorrência.
Quer uma empresa para te ajudar com o Tráfego Pago e atrair a atenção dos seus clientes? Fale conosco.