Acessibilidade digital: como adaptar os conteúdos?

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Ao criar um conteúdo é preciso pensar em formas de fazer com que ele chegue no maior número de pessoas possíveis e para que isso aconteça é necessário pensar em acessibilidade. 

Mas como fazer bons conteúdos e torná-los acessíveis? 

Leia esse artigo até o final e descubra!

O que é acessibilidade digital?

A acessibilidade digital é o método de tornar produtos digitais acessíveis para todos os públicos.Através dela, é possível atingir pessoas independentemente das deficiências ou limitações que possuem. 

Entre as principais tendências do marketing em 2023 o tema “diversidade e acessibilidade” foi incluído. Isso porque essas são pautas que que têm ganhado destaque há alguns anos, se tornando inclusive um fator decisivo para alguns consumidores na tomada de decisão de compra. 

Isso não foi atoa, veja esse infográfico com algumas informações sobre a população:

Mesmo com esse alto número de pessoas com deficiência, estima-se que somente 2% dos sites se preocupam com a acessibilidade digital. Isso prova que acessibilidade digital ainda é um assunto a ser debatido para que as empresas tenham cada vez mais consciência da importância de fazer um conteúdo acessível para todos. 

7 dicas para tornar seu conteúdo acessível

Criar um conteúdo inclusivo pode te ajudar a chegar a um público maior e conquistar novos clientes, mas a acessibilidade digital ainda pode ser um grande desafio para as empresas. Por isso, criamos algumas dicas para te ajudar a tornar seus conteúdos mais acessíveis. Confira: 

1- Use legendas nos seus vídeos

A legenda é um passo simples e muito importante para tornar seus vídeos mais acessíveis, através disso é possível fazer com que seu conteúdo chegue a pessoas com deficiência auditiva. 

Alguns aplicativos, como CapCut, AutoCap, Voicella, Clips e Kaptioned facilitam o processo de legendagem gerando legendas automáticas com nos seus vídeos. 

2- Escreva em linguagem simples

Outro ponto da acessibilidade digital é a linguagem utilizada nos conteúdos, é importante pensar durante o planejamento do seu marketing em conteúdos compreensíveis para pessoas com nível fundamental completo. 

Isso porque a deficiência não é exclusivamente física ou mental, mas pode se manifestar na intelectualidade, como é o caso de boa parte da população mundial que tem dificuldade em leitura e interpretação de texto.

Para te ajudar a avaliar se seu conteúdo está ou não acessível para todos se faça algumas perguntas: 

  •  “Eu consigo compreender o que estou lendo?”
  •  “Se eu não conhecesse o tema eu ainda conseguiria entender o que estou explicando?”
  •  “O conteúdo faz sentido para quem está lendo independente do dispositivo que está usando para leitura?” 
3- Priorize imagens que favoreçam a visibilidade

A utilização de cores, contrastes e fontes também podem ajudar a compreender melhor seu conteúdo. O uso de fontes maiores, por exemplo, favorece a visibilidade. 

Ao colocar uma imagem nos seus conteúdos considere as pessoas com baixa visão, avalie o contraste da cor, crie cores de texto acessíveis que se destaquem na cor de fundo e evite o uso de fontes pequenas.  

A recomendação é que a taxa de contraste seja no mínimo 4.5:1 para texto normal.  Para verificar se sua imagem atende ao nível de contraste indicado você pode usar um testador de contraste

4- Crie conteúdos adaptáveis a tela

Ainda falando de imagem, é sempre importante verificar a qualidade da imagem que você está criando. O ideal é que seja possível aumentar em até 400% sem estourar, além disso é preciso que as imagens sejam adaptáveis às telas de dispositivos móveis sem necessidade de fazer rolagem para continuar a leitura. 

5- Coloque textos alternativos nas imagens

Os textos alternativos são uma forma de usuários cegos ou com baixa visão conseguirem entender um conteúdo em formato de imagem. Diferentes das legendas, os textos alternativos são literais e descritivos, assim é possível descrever a imagem que está associada ao seu conteúdo digital. 

Em seu texto alternativo você pode escrever apenas as informações fundamentais sobre a imagem. Muitos perfis adotaram a hashtag #PraCegoVer como padronização de uma imagem com texto alternativo, como por exemplo: 

#PraCegoVer

Mulher sentada escrevendo em um notebook.

6- Evite símbolos e abreviações

Alguns símbolos e abreviações podem confundir pessoas com baixa visão, por isso é melhor evitá-los ao escrever. 

O ideal é sempre utilizar as palavras inteiras para facilitar leitores de tela e pessoas com baixa visão. 

7- Aplicar estratégias de SEO

As estratégias de SEO consistem em organizar o conteúdo por tópicos, isso não só ajuda os mecanismos de pesquisa como também pessoas com deficiência. 

Veja algumas estratégias de SEO que ajudam tanto o leitor quanto o rankeamento do seu site: 

  • Textos coerentes, coesos, concisos e descritivos;
  • Tags;
  • Palavras-chave nos títulos e subtítulos.

Considerações finais

Fazer conteúdos com maior acessibilidade digital beneficia tanto pessoas com alguma deficiência quanto seu negócio, isso porque quanto mais produtos e conteúdos acessíveis, maior o público atingido e, consequentemente, maior o retorno financeiro. 

Além disso, ao pensar em todos os públicos você consegue fidelizar o público de pessoas com deficiência, já que eles vão sempre dar preferência a uma empresa que se preocupa com eles. 

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