fbpx

Comportamento do Consumidor: como influenciar seu cliente?

bangboo

Você estuda os seus consumidores?

Quando o objetivo é vender o cliente deve ser o foco principal. Compreender como os consumidores da sua marca agem, tomam suas decisões e se conectam 

com o seu produto é indispensável para nortear seu planejamento e apresentar seus serviços da melhor forma. Leia esse artigo até o final e saiba quais os caminhos para entender o seu consumidor. 

Índice

Estudando o comportamento do seu público...

Se engana quem pensa que vender é apenas apresentar produto, todos os anos as tendências de compras se modificam e isso é resultado de diversos fatores externos. Por isso, é necessário estar sempre atento às mudanças que acontecem no mercado e moldar a sua estratégia de acordo com elas. 

As etapas que envolvem a compra vão desde a percepção de uma necessidade até o estágio final de decisão de compra, esse é um campo de estudo valioso para que você entenda como fazer a seleção de estratégias, como se apresentar para o seu cliente e como gerar desejo para aquilo que sua marca oferece. 

Para conseguir entender o consumidor é necessário olhar para toda sua jornada, se atentando para todos os fatores que podem trazer alguma influência na tomada de decisão.

Fatores que influenciam o comportamento

Mas afinal, o que influencia o comportamento dos consumidores? 
Trouxemos uma lista com alguns fatores que contribuem para a decisão: 

  •  Pessoal

Algumas atitudes dos clientes podem ter ligação direta com seus aspectos pessoais, como: idade, hobbies, trabalho e principalmente situações que ele está vivendo no momento. 

Os problemas do dia a dia refletem diretamente na necessidade do cliente. Por exemplo, pessoas com hábito de ler têm hábitos relacionados a esse hobbie, elas vão procurar mais por livros e produtos relacionados às suas histórias favoritas. 

  •  Social 

A forma como o indivíduo interage com a sociedade e com os grupos nos quais ele está inserido refletem diretamente no seu comportamento, isso porque cada relacionamento que o seu cliente constrói vai moldar de alguma forma como ele age e compra. Por exemplo, se uma pessoa tem um convívio familiar mais conservador, logo vai se interessar mais por empresas e produtos com abordagens que remetem aos mesmos valores e ideias que os dele. 

  • Cultura 

Questões culturais têm um forte poder de influência nas decisões de um cliente, por isso é importante compreender completamente a cultura do seu público. Por exemplo, na índia a vaca é um animal sagrado, por isso a rede de fast food Mcdonald ‘s não vende hambúrgueres de carne bovina no país. 

A religião e tudo que envolve os costumes culturais da região não podem ser ignorados na hora da venda para que o consumidor não se sinta de alguma forma ofendido.

  • Demografia

Independente de onde você pretenda comercializar seus produtos/serviços é necessário entender as particularidades de cada região que ele vai estar e de que forma o que você oferece pode se adequar a região em que você está divulgando. Os hábitos, personalidade, rotina e necessidade do consumidor podem se alterar dependendo da localização.

Se você vende protetor solar, por exemplo, provavelmente seu produto terá mais facilidade de ser aceito em regiões como o nordeste, onde as cidades são conhecidas por terem temperaturas bem elevadas. Já em regiões mais frias o comportamento dos consumidores é diferente e sua abordagem também deve ser. 

  • Economia 

O momento econômico do país afeta diretamente a vida e o comportamento dos consumidores. Por exemplo, uma pesquisa feita em outubro de 2021 pela Google News Lab verificou que as buscas pela palavra “terapia” aumentaram em 43% durante a pandemia do COVID-19. 

Em momentos onde a inflação está alta ou o país passa por uma crise econômica, os consumidores tendem a se tornar mais cautelosos e priorizar alguns produtos que são indispensáveis no seu dia a dia.

  • Opinião 

Você já comprou algum produto ou adquiriu um serviço por indicação de um colega? 

Os consumidores têm influência direta de opiniões de outros clientes, ainda mais na internet onde as avaliações e feedbacks são tão frequentes. 

Ter uma boa reputação garante que potenciais clientes tenham mais confiança na hora de decidir sobre a compra do seu produto, garanta uma boa experiência para que os seus consumidores fiquem satisfeitos a ponto de indicar sua marca para outras pessoas. Veja no nosso perfil do Instagram o impacto da reputação para o cliente no nosso post “A primeira impressão é a que fica?” clicando aqui

  • Tendência

A moda também tem uma forte influência no comportamento dos clientes, por isso acompanhá-las vão te ajudar a entender melhor quais os padrões de consumo estão em alta no mercado. 

Por exemplo, alguns anos atrás uma banda adolescente viralizou e não só suas músicas estavam em alta, mas o jeito como os integrantes da banda se vestiam também tomou gosto pelo público. Logo, as vendas por calças coloridas dispararam e todos os acessórios que lembravam o estilo da banda também.

Como entender o comportamento do consumidor?

Agora que você já sabe os fatores que podem influenciar o comportamento do seu  cliente é hora de começar a desvendá-lo, mas como entender a maneira como eles agem? Veja 3 técnicas que podem te ajudar com essa tarefa: 

  1. Realizar pesquisas de mercado:

A pesquisa de mercado ajuda a entender quem é o seu consumidor, em qual faixa etária ele está, quais são seus temas de interesses, entre outros. 

Para isso, você pode montar alguns formulários e disponibilizar em seu site ou email para que possíveis clientes respondam. 

 

           2. Observar a posição socioeconômica:

Quando você quer vender um produto/serviço é importante entender em qual classe social ele melhor se encaixa, dessa forma é possível prever qual o valor dele para seus clientes e quanto eles estão dispostos a pagar por ele. 

 

             3. Usar as redes sociais:

Engana-se quem pensa que as redes sociais servem só para entretenimento ou divulgação de um produto, elas também podem ser grandes aliadas na compreensão do seu cliente. Através dela, é possível ter acesso a alguns dados que mostram qual o perfil predominante do seu consumidor. Além disso, é possível fazer algumas enquetes e interações que te levam a entender melhor o seu cliente. 

O que motiva um comportamento de compra?

Entender o qual a motivação do seu cliente para compra é a chave mestra para a jornada do seu consumidor, mas não existe apenas um motivo para que uma venda aconteça e cada cliente pode ter uma motivação diferente. Confira os estímulos mais comuns:

           – Necessidade: 

Um dos principais motivos da compra é a necessidade! Pode parecer óbvio, mas fazer o cliente entender que ele precisa do seu produto é a dica de ouro para que ele tome a decisão de compra. Por isso, as etapas anteriores que falamos aqui são tão importantes, através delas você consegue fazer o seu cliente não enxergar uma vida melhor sem o seu produto e isso é o ponto chave para finalizar a compra. 

              – Preço:

As pessoas estão sempre procurando sair em vantagem, e o preço parece ser a mais importante delas. Dar ao seu cliente a sensação de que ele está saindo em vantagem ao comprar o seu produto faz com que ele se sinta satisfeito com a compra. E para isso você não precisa vender seu produto a um valor baixíssimo, mas sim fazer algumas promoções periódicas, oferecer cupons de descontos na primeira compra e até mesmo fazer algo mais simples como facilitar as formas de pagamento. Dessa forma, você se destaca da concorrência e o seu cliente se sentirá atraído para finalizar uma com a sua empresa. 

              – Atendimento: 

O fator atendimento vive nos extremos, ele pode tanto motivar uma compra como fazer com que o seu cliente desista completamente dela. Por isso, é tão importante dar uma boa experiência para o seu consumidor e tratá-lo da melhor forma possível, caso contrário ele se sentirá desmotivado para finalizar um negócio com você. 

Como fazer marketing para o consumidor digital?

Não há uma fórmula exata para fazer marketing para o consumidor digital, cada nicho requer estratégias diferentes. Porém, o Inbound Marketing é o que melhor se encaixa nas diferentes áreas do mercado, isso porque ele não apenas vende o seu produto, mas também educa o seu consumidor durante toda a jornada de compra até a decisão de compra. 

Ao analisar o perfil do consumidor online de forma geral fica claro que a oferta no mundo digital precisa ser atrativa, inteligente e eficaz, isso porque o acesso à concorrência nessa plataforma é muito abrangente. 

O Inbound estimula o consumo de forma indireta, criando a necessidade de modo crescente até que o cliente entenda que ele precisa do seu produto/serviço. Além disso, ele faz com que a empresa se conecte ao público gerando um relacionamento de confiança para a tomada de decisões. 

Quer saber mais sobre o tema? Confira o nosso artigo “Inbound Marketing: tudo que você precisa saber sobre essa estratégia” clicando aqui.

Para mais conteúdos como esse nos siga nas nossas redes sociais: @agenciabangboo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email