Você conhece todas as etapas percorridas pelos consumidores na jornada de compra? São elas que orientam as ações necessárias para se alcançar cada objetivo com o marketing digital.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso texto até o final.

Uma das ações mais importantes de uma campanha é definir qual é o objetivo com o marketing digital. Afinal, essa definição orienta as estratégias que garantem o alcance dos resultados previstos e o crescimento de seu negócio.
Essas metas relacionam-se às etapas da jornada de compra do cliente, divididas da seguinte maneira:
- Aprendizado e descoberta: caracterizado pela abordagem de assuntos de interesse do consumidor;
- Reconhecimento do problema: é o momento de despertar sua atenção para um problema que ele tem a oportunidade de resolver;
- Consideração da solução: aqui o lead passa a considerar maneiras de lidar com suas demandas;
- Decisão de compra: nesse momento o cliente já está familiarizado com a empresa, o que favorece o pedido de orçamentos e contatos, as visitas a lojas físicas e as vendas on-line. Tudo isso para solucionar o problema identificado anteriormente.

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Aprendizado e descoberta: como chamar a atenção do consumidor
Imagine que você tem um problema e resolve procurar soluções na internet. Pode ser algo simples, como uma receita de bolo, ou uma informação mais complexa, como a oscilação da bolsa de valores.
Você não é o único a agir dessa forma: seus leads também buscam esclarecimentos na web sobre temas de seu interesse.
Por isso, foque em oferecer conteúdos amplos como dicas e explicações sobre assuntos estratégicos para atraí-los.

Objetivo com o marketing digital: reconhecimento do problema
Se tem algo que empreendedores de diferentes segmentos têm em comum é o desejo de mostrar que sua marca é capaz de solucionar problemas e torná-la uma referência na mente dos consumidores.
Mas esse pode ser um processo lento, que exige paciência, além de investimento.
Em todo caso, para alcançar esse objetivo com o marketing digital, é importante que você saiba que, nesse caso, o branding é a alma do negócio. É ele que dá “corpo” à ideia que você vende em formato de produtos e serviços.
Mas, afinal, o que é branding? É, basicamente, o alinhamento entre as estratégias da sua empresa e relaciona-se aos seus valores e identidade.
Para que sua marca seja reconhecida, você deve levar alguns aspectos em consideração:
- Posicione seu negócio no mercado como uma empresa que vende experiências e soluções;
- Selecione seu público-alvo para que seja possível manter uma comunicação efetiva e produtiva;
- Compartilhe a filosofia da empresa e seus valores para gerar identificação e impactar os clientes;
- Escolha uma identidade visual que comunique sua mensagem com eficiência;
- Marque presença nos meios de comunicação, principalmente naqueles mais utilizados pelo público que deseja alcançar.
No momento da consideração de compra, seu lead já percebeu que possui um problema e busca maneiras de solucioná-lo. Esse é seu objetivo com o marketing digital dessa vez.
Consideração de solução: momento de qualificar o potencial cliente
Na prática, significa que chegamos ao meio do caminho e já é possível mostrar, com muita sutileza, que existem alternativas para solucionar sua demanda, qualificando esse consumidor.
Para isso, você pode apresentar seus conteúdos de uma maneira mais aprofundada, lançando mão de recursos como:
- e-mails personalizados;
- manuais;
- e-books; e
- eventos online.
Decisão de compra: mostre ao seu cliente que sua marca é a melhor opção
Se seu cliente passou pelas fases de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema e consideração de compra, chegou o momento mais esperado: a decisão de compra.
É essa a sua oportunidade de mostrar a superioridade de sua empresa em relação à concorrência e finalmente vender seu peixe. Para ser mais convincente, você pode utilizar as seguintes ferramentas:
- Pesquisas de mercado;
- cases de sucesso;
- depoimentos de clientes satisfeitos com o resultado de seu trabalho.
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