fbpx

Atendimento ao cliente: como melhorar?

bangboo

Cada pessoa que comenta em suas redes sociais e fica sem resposta, é uma chance perdida. Uma oportunidade única de converter uma experiência negativa em algo positivo. E isso é perder pontos no seu atendimento ao cliente.

Todo o contato que um cliente tem com a sua marca deve ser trabalhado para gerar uma experiência positiva. E é sobre isso que falaremos hoje em nossa matéria.

Quer saber qual é a importância do atendimento ao cliente e como investir nesta área pode melhorar seus resultados? Então continue a leitura.

Mas antes…

LEIA TAMBÉM

Os pilares do planejamento de marketing

Você conhece seu público-alvo?

O que é merchandising

O que é atendimento ao cliente?

Para começar precisamos saber: o que de fato é atendimento ao cliente? Uma pergunta que parece fácil de responder, mas difícil de executar.

Atender significa prestar auxílio, ajudar, tirar toda e qualquer dúvida que ele venha a ter sobre seu serviço ou produto.

Um bom atendimento deve acontecer antes, durante e depois da compra. O que isso quer dizer? Que a atitude deve vir, primeiro, de você. 

E é sobre isso que falaremos agora.

Atendimento antes do consumo

Experiência. Essa é a palavra que vem sendo usada com frequência por empresas para falar sobre seus serviços. Mas de fato, essa experiência do consumidor vem sendo realmente priorizada?

A experiência de compra é edificada em cima de três momentos: antes, durante e depois da compra. Ou seja, a comunicação com o consumidor final deve vir da marca, como iniciativa. 

E quando falamos disso nos referimos não só à publicidade, mas também sobre os detalhes da operação, como respostas em redes sociais, atendimento ao telefone, etc.

A experiência engloba todo o processo. Por isso, o atendimento antes da compra deve ser muito bem estruturado.

A importância em números

Segundo uma pesquisa realizada pela NeoAssist, O Estado do Atendimento ao Cliente no Brasil, de 2017, 68% dos consumidores pagariam mais por um atendimento superior.

Melhorar nosso atendimento para satisfazer os clientes está listado como uma das prioridades de toda empresa, 91% das entrevistadas, para ser exato.

Porém, 51% dos clientes dizem ter problemas recorrentes com o atendimento. Como você pode ver, essa conta não fecha.

Como a maioria das empresas pode buscar um atendimento de qualidade e mais da metade não consegue entregar? Algumas até conseguem suprir esta demanda. 

Mas e as que não conseguem, o que fazer? 

Melhore seu atendimento

Trouxemos aqui algumas dicas para que você possa melhorar seu atendimento ao cliente. A aplicação de cada uma pode levar tempo, mas vale o investimento.

  • Responda solicitações e chamadas;
  • Atenda as reclamações;
  • Alinhe sua linguagem;
  • Seja claro e objetivo em sua comunicação;
  • Aposte no atendimento multicanal;
  • Ofereça soluções constantemente;
  • Ajude seu cliente a obter sucesso;
  • Jamais abandone seu cliente.

Esses pontos são só alguns que podem te ajudar. Mas seu próprio departamento pode identificar outras demandas e aprimorá-las. Escute seu consumidor, ele tem muito a dizer e, principalmente, a ensinar.

Relacionamento é construção

Empresas buscam, ao melhorar seu atendimento ao cliente, construir um bom relacionamento com o target. Pois se isso acontecer, eles continuam comprando, são fiéis e até indicam a marca para seu círculo social.

Por isso, a evolução neste campo deve ser uma busca constante. Aprimorar esta área significa manter seu público por perto, consumindo e recomendando seus serviços e produtos.

Quer uma ideia? Mantenha seus clientes próximos. Dessa forma, seus resultados poderão melhorar e muito.

Quer outra? Fale conosco. Podemos te ajudar com isso.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Estamos operando normalmente em home office em razão do combate ao COVID-19.