Cada pessoa que comenta em suas redes sociais e fica sem resposta, é uma chance perdida. Uma oportunidade única de converter uma experiência negativa em algo positivo. E isso é perder pontos no seu atendimento ao cliente.
Todo o contato que um cliente tem com a sua marca deve ser trabalhado para gerar uma experiência positiva. E é sobre isso que falaremos hoje em nossa matéria.
Quer saber qual é a importância do atendimento ao cliente e como investir nesta área pode melhorar seus resultados? Então continue a leitura.
Mas antes…
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O que é atendimento ao cliente?

Para começar precisamos saber: o que de fato é atendimento ao cliente? Uma pergunta que parece fácil de responder, mas difícil de executar.
Atender significa prestar auxílio, ajudar, tirar toda e qualquer dúvida que ele venha a ter sobre seu serviço ou produto.
Um bom atendimento deve acontecer antes, durante e depois da compra. O que isso quer dizer? Que a atitude deve vir, primeiro, de você.
E é sobre isso que falaremos agora.
Atendimento antes do consumo

Experiência. Essa é a palavra que vem sendo usada com frequência por empresas para falar sobre seus serviços. Mas de fato, essa experiência do consumidor vem sendo realmente priorizada?
A experiência de compra é edificada em cima de três momentos: antes, durante e depois da compra. Ou seja, a comunicação com o consumidor final deve vir da marca, como iniciativa.
E quando falamos disso nos referimos não só à publicidade, mas também sobre os detalhes da operação, como respostas em redes sociais, atendimento ao telefone, etc.
A experiência engloba todo o processo. Por isso, o atendimento antes da compra deve ser muito bem estruturado.
A importância em números

Segundo uma pesquisa realizada pela NeoAssist, O Estado do Atendimento ao Cliente no Brasil, de 2017, 68% dos consumidores pagariam mais por um atendimento superior.
Melhorar nosso atendimento para satisfazer os clientes está listado como uma das prioridades de toda empresa, 91% das entrevistadas, para ser exato.
Porém, 51% dos clientes dizem ter problemas recorrentes com o atendimento. Como você pode ver, essa conta não fecha.
Como a maioria das empresas pode buscar um atendimento de qualidade e mais da metade não consegue entregar? Algumas até conseguem suprir esta demanda.
Mas e as que não conseguem, o que fazer?
Melhore seu atendimento

Trouxemos aqui algumas dicas para que você possa melhorar seu atendimento ao cliente. A aplicação de cada uma pode levar tempo, mas vale o investimento.
- Responda solicitações e chamadas;
- Atenda as reclamações;
- Alinhe sua linguagem;
- Seja claro e objetivo em sua comunicação;
- Aposte no atendimento multicanal;
- Ofereça soluções constantemente;
- Ajude seu cliente a obter sucesso;
- Jamais abandone seu cliente.
Esses pontos são só alguns que podem te ajudar. Mas seu próprio departamento pode identificar outras demandas e aprimorá-las. Escute seu consumidor, ele tem muito a dizer e, principalmente, a ensinar.
Relacionamento é construção

Empresas buscam, ao melhorar seu atendimento ao cliente, construir um bom relacionamento com o target. Pois se isso acontecer, eles continuam comprando, são fiéis e até indicam a marca para seu círculo social.
Por isso, a evolução neste campo deve ser uma busca constante. Aprimorar esta área significa manter seu público por perto, consumindo e recomendando seus serviços e produtos.
Quer uma ideia? Mantenha seus clientes próximos. Dessa forma, seus resultados poderão melhorar e muito.
Quer outra? Fale conosco. Podemos te ajudar com isso.