fbpx

O que é merchandising?

bangboo

Todo mundo acha que sabe o que é. Talvez saiba um pouco, pense que é isso ou aquilo. Mas estamos aqui para dar certezas e deixar você sempre por dentro das ferramentas de comunicação.

Mas então, o que é merchandising? Responderemos não só essa pergunta, como nos aprofundaremos mais em seu significado, apresentando seus modos de utilização.

Mas antes…

LEIA TAMBÉM

A realidade virtual é uma realidade comercial

A experiência do cliente vai muito além da venda

Micro influenciador: macro conversão 

O que é merchandising?

Traduzida do inglês, a palavra quer dizer “mercadoria” ou também “o ato de fazer negócio”. Mas o significado vai muito além disso.

Merchandising é uma ferramenta que tem como principal objetivo dar conhecimento ao público sobre determinado produto ou serviço. É ele que apresenta e detalha aquilo que você oferece ao seu possível cliente.

Sua marca pode ser percebida e considerada pelo target por meio dele. Em poucas palavras: O merchandising faz as pessoas se sentirem atraídas pelo seu negócio.

Uma ferramenta que pode ajudar, e muito no seu dia a dia.

Tipos de merchandising

Existem diversas categorias de merchandising, cada uma delas com um aspecto e característica diferente.

Mas saiba, para trabalhar com ele, você precisa de alguns pré-requisitos fundamentais, que são:

  • Público-alvo bem definido;
  • Metas e objetivos claros;
  • Trabalhar com calendários promocionais;

Tendo isso, já é um bom começo. Basicamente, existem cinco tipos de merchandising:

  • Visual: investimento na imagem do ponto de venda baseado na personalidade e gosto da persona;
  • Editorial: um dos mais populares. É quando a marca é mencionada ou aparece em entretenimento, como em filmes, novelas e seriados. Também conhecida como ta-in;
  • PDV: forma como os produtos são organizados no PDV para chamar atenção do consumidor;
  • Varejo: campanhas que, por meio da informação sobre as vantagens e benefícios do produto, buscam dar mais visibilidade aos produtos;
  • Digital: quando seu negócio se encaixa em conteúdo publicado na internet. Um exemplo disso é quando um ilustrador ensina novas técnicas, utilizando a marca “X” de lápis e canetas.

E isso foi um resumo bem básico sobre o tema. Ao adaptá-los em sua estratégia, você perceberá como dá para tirar muito proveito dessa técnica.

Alguns benefícios do merchandising

Você pode estar se perguntando: existe algum benefício além da venda?

Claro que sim! Trouxemos aqui algumas das vantagens de integrar o merchandising em sua estratégia de comunicação. 

  • Giro de estoque: todos sabemos que produto parado gera custo. E como a ferramenta tem como objetivo final a venda, ela ajuda, além de gerar lucro, diminuir os custos da empresa;
  • Destaque: seu negócio estará aparecendo, seja no campo editorial ou visual. Sabe o que isso quer dizer: lembrança de marca. Seu produto vai marcar presença na lembrança do consumidor, se diferenciando do seu concorrente;
  • Chamar atenção: é fácil passar por uma gôndola onde temos diversas opções do mesmo produto. Difícil é esquecer quando, por exemplo, a Eisenbahn coloca um trem, feito de packs de chopp, no meio do supermercado.

Se a sua estratégia não faz uso dessa ferramenta, ela precisa ser repensada.

Seja presente na vida do consumidor

Neste breve resumo, já deu para notar que o famoso “merchan” vai muito além dos que você, como consumidor, está acostumado.

Estamos do outro lado da estratégia, por isso, precisamos entendê-la bem para assim tirarmos o melhor proveito de suas vantagens.

Saber o que você tem disponível para trabalhar em sua comunicação é fundamental para elaborar um plano eficiente. Só assim você poderá gerar os resultados esperados.

Quer uma ideia? Conhecimento é o primeiro passo. Colocar em prática, é o segundo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email